Fechar

4 exemplos de Cidades Digitais na prática

Por Valenet
6 de junho de 2019

Você sabe o que são Cidades Digitais e como elas se mostram cada vez mais presentes no nosso dia a dia? Esse conceito surgiu nos últimos anos para descrever ações, tecnologias e políticas que buscam conectar os espaços físicos e virtuais do meio urbano atual. Na prática, existem algumas iniciativas sendo tomadas no mundo inteiro, tanto por instituições governamentais, quanto privadas.

É importante conhecer essas várias ações e programas que são colocados em prática. Isso nos ajuda a repensar nossa realidade e traçar um novo futuro, levando em conta todos os fatores importantes para a construção de um novo espaço urbano. Veja alguns exemplos e se inspire para transformar o seu meio.

O que são Cidades Digitais?

As novas tecnologias influenciam em tudo na nossa vida, como compras, relacionamentos, transporte, e muito mais. E isso não poderia ser diferente em nossa relação com a cidade. O espaço urbano sempre foi muito complexo e as interações que as pessoas desenvolvem entre si e com o próprio município, são um verdadeiro emaranhado de diversidade. A maneira com que esses avanços influenciam na organização urbana cria o que chamamos de Cidade Digital.

Segundo o teórico André Lemos, o conceito de Cidade Digital é um conjunto de 4 tipos de experiências. A primeira delas envolve um aspecto mais governamental. Neste tipo, são criados portais de órgãos públicos na internet, como prefeituras. Por meio deles é possível obter informações e realizar serviços desses órgãos por meio dos seus espaços online.

O segundo tipo de experiências que possibilitam uma aproximação do ideal de Cidades Digitais são os programas e campanhas de inclusão digital. Toda a criação e manutenção da infraestrutura necessária para o acesso à internet é imprescindível para que se consiga repensar o espaço urbano de acordo com uma visão virtual.

A terceira experiência se refere à criação de modelagens 3D dos espaços da cidade em um ambiente virtual. Essas simulações são representações fiéis do espaço físico, o que difere do quarto tipo, na qual é criado uma outra realidade que só se concretiza no meio digital, ou seja, é criado uma outra cidade fictícia. Essa experiência é também chamada de metafórica.

Exemplos de Cidades Digitais na prática

Existem muitas frentes de ação para transformar as cidades em Cidades Digitais e vale a pena conhecer algumas delas que estão sendo desenvolvidas atualmente. Separamos 4 exemplos interessantes para você se inspirar.

1. De Digitale Stad

Criado em Amsterdã no ano de 1994, este projeto foi lançado como o pioneiro dentro desta área. O seu nome significa literalmente “Cidade Digital” em holandês, e foi um projeto que possibilitou que as pessoas interagissem entre si e com organizações como o conselho municipal por meio do portal. Ele possuía uma estrutura de cidade, com cafés, bares e etc, onde as pessoas podiam se organizar até para votar em propostas.

2. Uber e Waze

Um exemplo muito atual e que usamos com bastante frequência no nosso dia a dia são os aplicativos de trânsito. Neles, é criado uma realidade aumentada onde é possível ver rotas, pontos de interesse, dentre outras informações em cima de um mapa da cidade física. Essas facilidades só entram em ação por meio do Sistema de Informações Geográficas, o SIG. Este conjunto de sistemas e softwares criam mapas temáticos virtuais em cima de dados da geografia real do lugar.

3. Programa de Aceleração do Crescimento

O Brasil também não se encontra muito atrás nesta área. Existe um projeto do Ministério das Comunicações chamado Cidades Digitais, que tem como objetivo levar o acesso à internet e desenvolver os municípios por meio da tecnologia.

Este projeto foi impulsionado pelo Programa de Aceleração do Crescimento, e, em 2019, já havia desenvolvido 258 empreendimentos de Cidades Digitais por todo o país, entregando postos de acesso em escolas e hotspots de Wi-Fi em praças e espaços comunitários.

4. Redes Sociais

Por último, uma das mudanças que mais altera a nossa visão sobre a cidade e a maneira como a vivemos são as redes sociais. Por lá, desenvolvemos relações com pessoas que já convivemos no mundo físico mas também com pessoas nunca antes vistas, criando um novo conceito de cidade na web. Além disso, por lá avaliamos e recomendamos espaços reais, não sendo mais necessário ir até o local para conhecê-los.

Quer saber tudo sobre Cidades Digitais? Leio o Guia Definitivo do nosso blog e entenda tudo sobre esse conceito que está traçando os novos rumos da vida urbana.