Fechar

5 vantagens ao adotar a internet fibra óptica na sua casa

Por Valenet
4 de junho de 2018

Dá para contar nos dedos quantas atividades realizamos em casa que não dependem da internet. Seja para o trabalho ou lazer, precisamos de um plano de qualidade, adaptado às nossas necessidades e que mantenha sua velocidade e estabilidade durante toda a conexão. Por isso, a tecnologia de fibra óptica pode ser exatamente o que você precisa.

O que é fibra óptica e como ela funciona

A fibra óptica é um filamento flexível e extremamente fino, comparável a um fio de cabelo. É feito com um material isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica) como o vidro ultrapuro, plástico e outros.

Sua estrutura é composta por uma capa protetora, interface e núcleo, onde a diferença realmente acontece. Nele, os dados, como a sua internet, percorrem de uma extremidade à outra da fibra, ao serem transformados em luz e sendo refletidos inúmeras vezes até chegar ao destino.

Esse processo se baseia na reflexão total da luz, para que o máximo possível de dados seja aproveitado, resultando em várias vantagens que você confere abaixo.

Fibra óptica em casa: por quê adotar?

  1. Velocidade

Pode batizar o Wi-fi da sua casa de Flash, pois sua internet será a mais rápida. Com a transmissão de dados na velocidade da luz, essa tecnologia amplia a banda larga, potencializando a velocidade e a capacidade de encaminhamento de dados.

  1. Estabilidade

Os cabos de fibra óptica são revestidos por um material imune a ondas eletromagnéticas. Por isso, não sofrem interferência de outras redes de comunicação ao seu redor, fazendo com que a sua conexão se mantenha estável.

  1. Capacidade de tráfego

Com uma velocidade que pode chegar até 1,6Tb/s, fazer videoconferências e upload de arquivos não vai ser mais um problema. A grande capacidade de transmissão de dados vai te possibilitar aproveitar o melhor da sua internet.

  1. Menor consumo de energia

Uma das grandes vantagens de uma rede de fibra óptica é a diminuição no consumo de energia. A rede precisa apenas do concentrador e do modem do cliente, por isso, além de menos energia gasta, há menos dissipação dela. Assim, a sensação de calor no ambiente reduz e, consequentemente, a necessidade de sistemas de climatização potentes também.

  1. Imunes contra descargas elétricas

Os cabos finos e flexíveis da fibra óptica são compostos por materiais de qualidade isolante, que impedem a passagem de correntes elétricas. Por isso, não precisa se preocupar, em caso de rompimento dos cabos, nenhum problema relacionado à condição elétrica acontecerá.

Bônus: potência de sinal

Dê adeus ao seu repetidor e aquele banquinho do lado do modem. Com a fibra óptica, a potência do sinal se mantém intensa, mesmo com maiores distâncias do roteador ou switch.

Quando alinhamos essas vantagens às outras citadas, a fibra óptica se mostra uma opção e tanto para quem depende da internet no dia-a-dia, não é? Então, compartilhe este texto com seus amigos que vivem reclamando de falhas na internet e conexão lenta e aproveite o melhor da sua rede.