Fechar

Como vender pelo Instagram: 7 dicas para lucrar na rede

Por Valenet
19 de junho de 2019

A era digital mudou a maneira com que nos relacionamos com o mundo, e os nossos hábitos estão se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia. É possível fazer praticamente tudo por meio da internet, e uma das áreas que ganha destaque dentro dessa lógica são os e-commerces. São vários os canais que possibilitam as vendas online, e uma das que vem ganhando mais destaque é o Instagram.

Essa plataforma começou com o intuito de ser apenas uma rede de compartilhamento de fotos, mas com o tempo foi ganhando outras conotações. O uso dessa rede social como um ponto de conexão bastante próximo com o público  e possibilita que ela funcione como uma ótima vitrine virtual e viabiliza o processo de vendas.

Porém, é importante saber muito bem como vender pelo Instagram, já que essa estrutura de lojas é bem diferente dos e-commerces mais tradicionais. Existem várias ferramentas específicas para a rede social e algumas limitações que acabam definindo como acontece todo o processo. Confira todas as dicas de como vender pelo Instagram e aumente seus lucros por meio dessa rede.

Porque vender pelo Instagram

Vender pela internet é uma maneira mais prática e simplificada de abrir um negócio. Como não há a necessidade de um espaço físico muito elaborado e a logística de todo o processo pode ser controlada por meio do computador ou mesmo do próprio celular, muitas pessoas vêm apostando nesse modelo como seu ganha pão.

Ter seu próprio negócio é a garantia de mais autonomia e liberdade na vida financeira, já que quem toma conta de todo o processo é você. A internet possibilita que o seu negócio, mesmo com recursos menos extensos, consiga alcançar muito mais pessoas, transpondo inclusive as barreiras territoriais. Ou seja: empreender por meio da internet é a forma mais fácil e barata de se iniciar e manter um negócio.

Outro fator importante é a alta taxa de pessoas que utiliza o Instagram. O relatório Social Media Update, elaborado pelo Pew Research Center em 2016 trouxe dados muito promissores sobre essa plataforma. Cerca de 32% da população que faz uso da Internet está no Instagram, e metade delas entra na rede social todos os dias. Isso apenas confirma a relevância dessa rede na vida cotidiana das pessoas.

Como vender pelo Instagram

A importância dessa rede na vida das pessoas já foi explicada, além das vantagens para as lojinhas online que se estabelecem nela, tanto para o público, quanto para quem está vendendo. Mas para que tudo isso corra da melhor forma possível, separamos algumas dicas de como vender pelo Instagram para que você consiga extrair o máximo desse modelo de negócio.

1. Tenha um perfil empresarial organizado

O primeiro passo para que sua conta no Instagram seja um sucesso é criar e configurar corretamente o seu perfil empresarial. É importante ter esta modalidade para que várias funcionalidades sejam liberadas. Por meio dos perfis que são pessoais, por exemplo não é possível promover postagens nem visualizar as métricas e informações da página. A passagem de um tipo de conta para o outro é bastante simples e pode ser feito por meio do menu Configurações.

Mas só isso não basta, todas as informações que são descritas do perfil da página são de extrema importância para a mesma. O próprio feed permite a definição de alguns dados, como email, telefone, página da web e localização do negócio. Tudo isso facilita o contato do público com você e torna a experiência com a marca mais agradável.

Além disso, o login, foto e descrição da página também devem ser bastante pensadas. Pense em um @ de fácil memorização e que represente bem o seu negócio. A foto de perfil deve ser de alta resolução e seguir a identidade visual da marca e do próprio feed de fotos. A descrição, por sua vez, tem de ser bem escrita e clara. Com tudo isso planejado, seu perfil está pronto para começar com tudo!

2. Produza conteúdo de qualidade

O Instagram é movido a fotos e vídeos, e todas as pessoas que ali estão buscam consumir este tipo de conteúdo. Por isso, invista o máximo de esforços para produzir conteúdos visuais atraentes e que conversem diretamente com seu público. A temática e o cronograma das postagens também interfere diretamente no sucesso da sua página.

Para fotografias e vídeos, sempre escolha as que têm alta resolução e mostram um ambiente organizado e bonito. Uma boa câmera aqui faz toda a diferença. A estética conta muito nessa rede social e vale a pena gastar um tempo a mais editando suas imagens para que elas componham um feed harmônico e agradável. Se o que você for postar não pode ser fotografado, faça artes com qualidade e que sigam a identidade visual do perfil.

Não se esqueça das legendas: elas são muito importantes. Explique bem cada post e deixe todas as informações que possam ser necessárias para o entendimento do mesmo. Mas não escreva demais: ninguém se interessa por legendas muito longas, e quanto mais sucintas elas forem, melhor!

3. Use bem as hashtags

O Instagram organiza seu conteúdo por meio de temas parecidos, e essa divisão é feita principalmente por meio das hashtags usadas em cada publicação. Por meio do uso correto delas é possível alcançar novas contas e fãs. O algoritmo da rede precisa entender sobre o que você está tratando na sua página, e em cada postagem, e ele faz isso principalmente através das tags usadas.

Busque com cuidado quais as tags mais pesquisadas e as mais usadas para seu tipo de negócio e comece a testá-las em suas publicações. Use sempre de 3 a 5, e as mesmas podem ficar tanto na legenda quanto no primeiro comentário. Analise quais as hashtags  trouxeram melhor resultado para seu perfil e utilize-as mais.

4. Defina uma frequência de postagens

As pessoas precisam ser nutridas constantemente com conteúdos novos e relevantes constantemente. Por isso, é muito importante definir qual a frequência de postagens sua página no Instagram vai seguir. O próprio algoritmo da rede social avalia os perfis de acordo com essa característica, e páginas que mantém uma constância nas publicações costumam atingir um número maior de seguidores.

Não existe um número ideal para postagens durante uma semana. O calendário de posts depende de duas coisas principais: o tipo do seu negócio e a atividade do seu público. Tudo tem de ser definido a partir de testes e análises de engajamento e alcance. Tente postar mais espaçadamente durante a semana por um tempo e depois atualize o feed todos os dias. Veja como a página performou em cada uma das situações e aposte nessa linha editorial.

5. Engaje seu público

Essa é uma das partes mais importantes para conseguir ter sucesso pelo Instagram. O dado que mais importa dentro dessa rede social não é o número de seguidores ou contas que visualizam suas publicações, e sim a taxa de engajamento das publicações. É importante que o público comente, salve, mande mensagens, e, claro, converta seu interesse pelo conteúdo ali presente em vendas.

Para isso, a estratégia  chave é conhecer muito bem o seu público e produzir o que eles querem. Crie uma persona que exemplifique a parcela da população que você deseja atingir e foque sua produção nas dores e expectativas dessa persona. Além disso, divulgue sempre seu Instagram em outras redes sociais e meios de comunicação que a empresa lança mão para divulgar seu trabalho.

Outro ponto importante é a interação com os seguidores. Siga-os de volta, responda comentários e sempre tire as dúvidas que as pessoas deixam por ali. As pessoas estão no Instagram para se relacionar, então não adianta criar conteúdo constantemente e não estar disponível para o diálogo.

6. Faça muitos stories

Uma das ferramentas mais interessantes do Instagram são os stories. Eles são uma forma de distribuição diferente dentro da rede social: eles ficam disponíveis para visualização por apenas 24 horas, fazendo dele uma forma mais instantânea de produção e divulgação de fotos e vídeos. Eles são bastante pessoais e garantem um contato mais próximo com o público, além de serem mais fáceis de produzir.

Além disso, contas com mais de 10 mil seguidores conseguem colocar links nos stories, sendo possível guiar o tráfego do seu Instagram para outras páginas. Atualmente, os stories são uma das ferramentas mais usadas dentro da plataforma, com mais de 300 milhões de usuários pelo mundo todo. Ele é ideal para verificar a opinião do público por meio de enquetes e perguntas, divulgando promoções temporárias de forma mais eficiente.

7. Faça uso de anúncios

Infelizmente, o Instagram não prioriza as publicações oriundas de páginas empresariais no seu algoritmo. Isso significa que em torno de 10% dos seguidores de uma conta comercial recebe organicamente os posts desse perfil. Uma saída interessante para isso é apostar nas publicações impulsionadas e os anúncios. Eles podem ser fotos, vídeos, carrossel de fotos, stories e muitos outros formatos.

É possível pagar a plataforma para que ela distribua seu conteúdo para pessoas de diferentes perfis. O mais interessante nessa estratégia é a garantia do número de pessoas que vão ver suas publicações, entregando um alcance impossível se feito de forma orgânica. Além disso, é possível direcionar qual o público desejado para ser alcançado com cada post, definindo a partir de localidade, gênero, idade e interesses.

Essas são as melhores dicas de como vender no Instagram. Gostou delas? Descubra então os melhores aplicativos de edição de fotos para dar um upgrade na qualidade das fotos que você compartilha por essa rede social.