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4 coisas que você deve saber antes de contratar um Data Center terceirizado

Por Valenet
9 de novembro de 2018

Tecnologia e inovação andam de mãos dadas e, cada vez mais, representam as chaves para um negócio bem sucedido e competitivo. Com elas, é possível otimizar processos, ganhar tempo e espaço, entre outras vantagens. Porém, não podemos deixar a segurança de lado, principalmente ao armazenar e produzir informações importantes. Por isso, contratar um Data Center terceirizado pode ser a solução que você precisa.

O que é um Data Center?

O Data Center, também conhecido como Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado especialmente para concentrar o seu hardware de suporte de funcionamento, como servidores e equipamentos de processamento e armazenamento de dados.

Considerado por muitos o sistema nervoso das empresas, é nesse espaço que grande quantidade de informações são processadas e armazenadas; por isso, tem um grande impacto no seu negócio.

Por abrigarem hardwares e dados tão importantes, esses centros devem ter o auxílio dos melhores equipamentos, condições de funcionamento e segurança. Daí a necessidade e conveniência de contratar um Data Center; as vantagens não param aí, e você pode conferir mais logo abaixo.

Vantagens em contratar um Data Center para a sua empresa

Quer reduzir custos da sua organização e o tempo gasto na hora de armazenar dados e implementar mudanças? E que tal fazer tudo isso ganhando mais segurança e expertise?

Dependendo da quantidade de informações e equipamentos de uma organização, os Data Centers podem ocupar prédios inteiros. Um centro de processamento demanda investimento, espaço apropriado, profissionais especializados e segurança redobrada.

Ao optar pela terceirização dessa solução, você também terceiriza os gastos e consegue mais tempo e espaço para solucionar problemas da sua organização, implementando inovações em todos os processos e contando com a expertise de profissionais especializados em armazenagem de dados.

Agora que você já sabe as principais vantagens de se contratar um Data Center, é preciso escolher bem qual empresa você escolherá para essa solução.

4 dicas para contratar o Data Center certo para a sua organização

1. Infraestrutura

Um Data Center precisa ter equipamentos robustos e ambiente especializado para o melhor funcionamento possível.

Salas climatizadas com equipamentos para controle de incêndios, espaço para o aumento de demanda, equipamentos de ponta e todo o hardware necessário para controlar e prevenir qualquer problema são características fundamentais neste quesito.

Isso inclui também os equipamentos e estrutura necessários para backups constantes dos seus dados, além de tecnologia para o controle e gerenciamento remotos.

2. Segurança

Como citamos anteriormente, a segurança das informações não pode ser deixada de lado. Com os recentes casos de vazamento e venda de dados, proteger as informações da sua organização e, principalmente, dos seus principais públicos, é essencial.

Com Data Centers preparados para tais acontecimentos, a preocupação é reduzida a níveis mínimos. Câmeras de segurança no local, sistemas de identificação de acesso, travas automáticas e seguranças profissionais cuidam da proteção física, enquanto softwares e firewalls de segurança máxima cuidam da proteção virtual.

3. Conexão redundante

Os melhores Data Center contam com conexão plena e redundante, e isso pode ser o diferencial para a sua empresa. Mas o que é isso?

Ter conexão redundante significa que esses centros possuem mais de um canal para realizar a mesma atividade ao mesmo tempo.

Ou seja, mais de uma fonte de conexão com sua empresa disponível em todos os momentos, para que, na possibilidade de uma queda de energia, falha técnica ou dano aos equipamentos, sua empresa e seus dados não sejam afetados e nem fiquem sem comunicação com o suporte.

4. Suporte pleno

Mesmo com um bom departamento de TI em sua organização, o suporte aos seus dados deve estar sempre disponível.

Não é possível prever quando acontecerá um desastre no sistema, seja um vírus, um problema técnico ou uma invasão de segurança, virtual ou física. Por isso, é necessário contar com um suporte especializado e disponível a todo o tempo. Assim qualquer situação pode ser resolvida antes de se tornar um real problema.Com essas informações em mente, procure empresas com soluções personalizadas e que atendam a essas características e, principalmente, as necessidades da sua organização.