Fechar

O que é Fibra Óptica? Conheça 4 fatos sobre a modalidade de Internet

Por Valenet
13 de junho de 2019

A internet já passou por várias etapas e, em cada uma delas, a qualidade do sinal e do acesso foi melhorando. Com o aumento da demanda por uma internet rápida e estável, as formas de se ofertar conexão precisaram se modernizar para atender todo o público, chegando à forma mais eficiente que conhecemos: a Fibra Óptica.

Muito se fala sobre essa tecnologia atualmente, e a maior parte das provedoras de internet estão concentrando seus esforços em difundir cada vez mais esse modelo. Mas afinal: o que é Fibra Óptica? Entenda neste blogpost como ela funciona e alguns fatos e vantagens sobre esse novo modelo.

A evolução da conexão

Para entender o que é Fibra Óptica, como ela funciona e quais suas vantagens, vamos explorar a evolução nas formas de entregar conexão ao longo do tempo. A internet tem seu início por volta da década de 60, no momento em que os Estados Unidos viviam a Guerra Fria. A necessidade de ter uma forma mais fácil de se comunicar no exército fez a ARPA (Advanced Research Projects Agency), criar a rede conhecida como ARPANET.

A partir de então, a rede compartilhada de computadores foi, com o tempo, se tornando cada vez mais disponível para o público em geral. A popularidade dessa tecnologia, desde sua oferta comercial, só cresce a cada ano, e é impossível, atualmente, pensar em um mundo offline. Conheça abaixo os diversos tipos de conexão que já existiram e como ela evoluiu com o tempo.

Conexão discada

Essa foi a primeira modalidade apresentada para o mundo, e era ligada à linha telefônica da casa.  O computador usava a mesma fiação que o telefone para estabelecer seu sinal, e isso trazia grandes transtornos para o usuário. Muita gente se lembra dificuldade de se acessar a internet em horários de pico e a instabilidade quando uma chamada era realizada, sem contar o seu alto custo.

Banda larga

Com a chegada da banda larga, vimos o surgimento da primeira grande revolução no mundo virtual. Essa tecnologia não dividia o sinal com a linha telefônica e conseguia estabelecer sua conexão de forma independente, trazendo mais estabilidade ao sistema. Nesta fase, houve a maior popularização da internet, associando o custo mais baixo de instalação e mensalidade à capacidade de atingir velocidades impensáveis na conexão discada.

Internet a Cabo

Com o mundo das telecomunicações mudado de uma vez por todas devido a chegada da internet, empresas que já eram consolidadas nesse setor acabaram se interessando também por esse serviço. As provedoras de TV a cabo começaram a oferecer acesso à internet pelos mesmos cabos em que seus canais fechados eram distribuídos.

Internet via Rádio

A internet via Rádio também se popularizou muito nos últimos anos, principalmente em regiões do interior do país. Isso se deve, principalmente, por ser um meio mais barato de se alcançar longas distâncias, já que o sinal é transmitido por meio de ondas de rádio, e não por fiações como as outras formas. Porém, por se propagar no ar, as ondas de rádio podem sofrer severas interferências devido a variações climáticas.

E o que é Fibra Óptica?

Chegamos então à forma mais atual que existe no mercado: a Fibra Óptica. Essa tecnologia utiliza filamentos que conseguem transferir os dados por meio da refração da luz. Isso permite uma conexão estável e ultraveloz. Essa tecnologia surgiu na medicina, favorecendo principalmente exames como a endoscopia. Nas telecomunicações, isso se traduz em uma vantagem imperdível: a internet corre na velocidade da luz!

O fio de Fibra Óptica é composto por 5 partes principais. O núcleo é de vidro, por onde os dados são transmitidos através da luz. Ele é envolto por uma casca fina como um fio de cabelo, que pode ser de vidro ou plástico. Tudo isso é coberto por uma estrutura, uma proteção e a capa, que evita interferências e dão flexibilidade ao filamento.

Fatos sobre a Fibra Óptica

Agora que você já aprendeu o que é Fibra Óptica, entenda porque essa tecnologia é a ideal para você e as principais vantagens dessa forma de conexão.

1. Mais veloz

O principal fato sobre a Fibra Óptica é que ela consegue entregar velocidades de conexão que as outras modalidades não alcançam. Isso é possível graças a sua tecnologia de transmissão de dados por meio de fibras que transportam a luz. Nada é mais rápido do que a velocidade da luz, e, por isso, essa é a forma mais eficiente que encontramos atualmente.

2. Melhor qualidade de transmissão

Quando se vive em uma casa grande, o Wi-Fi não funciona bem em algumas partes da casa. Isso pode ser resolvido com um bom roteador, mas não adianta se a  conexão não for estável e confiável. A Fibra Óptica consegue entregar muito bem o sinal necessário para atender grandes espaços, sem perder qualidade.

Além disso, existe uma melhora na latência do sinal. Isso significa que os atrasos que ocorrem na comunicação entre seu computador e a rede diminuem, fazendo com que videoconferências, por exemplo, sejam otimizadas.

3. Maior estabilidade do sinal

Um fato que torna essa  modalidade de internet ser altamente vantajosa é a sua capacidade de se manter estável.  Por ser um sistema altamente protegido que utiliza cabos para transferir seus dados, ele fica imune a interferências eletromagnéticas, situação que não ocorre em nenhuma das outras tecnologias. Alterações climáticas também não interferem na qualidade do sinal, sendo uma forma garantida de se conectar à rede.

4. O custo é menor

Por fim, o melhor de tudo: o custo-benefício. Com a mesma estrutura, é possível adquirir pacotes com diferentes velocidades, utilizando os mesmos cabos para diferentes capacidades de transmissão. Isso não é possível com as outras tecnologias, que quando sofrem um aumento na escala da operação, precisam de uma reestruturação de toda a infraestrutura do cliente.

Quando se analisa as qualidades da internet via Fibra Óptica, percebemos que é muito mais vantajoso adquirir esta modalidade a outras mais ultrapassadas, já que o custo de instalação desse modelo, comparado ao da banda larga, por exemplo, é muito parecido.

E há mais uma vantagem: a conservação do cabeamento. Os fios metálicos sofrem ação do tempo e podem oxidar, sendo necessário realizar troca dessa estrutura para que a conexão não seja comprometida. Fato que não ocorre com a Fibra Óptica, já que seus filamentos são compostos de vidro. Assim, você evita gastos extras com a manutenção do sistema.

Agora que você já entendeu o que é Fibra Óptica, sabe como essa tecnologia funciona e quais suas vantagens para o dia a dia, só precisa encontrar o plano que mais atende às suas necessidades. A Valenet possui diferentes pacotes de internet com Fibra Óptica, além de diversos outros serviços, como telefonia e TV. Acesse nossa página e conheça!