Fechar

Saiba tudo sobre o pagamento via boleto bancário

Por Valenet
10 de maio de 2019

Uma das coisas que mais tiram o sono das pessoas, atualmente, são as temidas contas a pagar. Mas já parou para pensar como o pagamento via boleto bancário acaba facilitando, e muito, nossa vida? Esse método é largamente usado e é o preferido de muitos na hora de realizar pagamentos. Por isso, vale a pena entender melhor como funcionam os boletos e as melhores práticas para quem lida com eles. Leia a seguir.

Como funciona o pagamento via boleto bancário?

Os boletos são, em sua essência, um título de cobrança, e é um dos métodos de pagamento mais usados por diversos motivos. Ele tem suas especificidades e características que possibilitam o pagamento em várias instituições diferentes. Um boleto bancário não exige que o cliente tenha uma conta em algum banco ou algum convênio com uma instituição.

A pessoa ou empresa que emite esse documento é o cedente, e a que irá pagar, o sacado. Já o sacador é quem realiza a transação, e em sua maioria é o banco. Além disso, os boletos possuem o valor da cobrança, a data de vencimento e, em muitos casos, as instruções de pagamento.

Essas instruções incluem várias informações importantes, como o local de pagamento antes e depois do vencimento e como proceder com os valores de multa e mora caso o  pagamento atrase. Isso ajuda o sacado a saber onde e como realizar o seu pagamento, guiando o sacador no momento de realizar a cobrança.

Existiam dois modelos de boleto: os com registro e os sem. Nos boletos com registro, o banco mantinha informações sobre o título, como valor da negociação, data de vencimento, CPF ou CNPJ do sacado, dentre outros. Isso facilita a logística do banco e evita erros, porém, acaba tendo taxas mais altas, o que fez com que muitas empresas optassem pela versão sem registro. Porém, atualmente, somente a versão com registro dos boletos é aceita.

As vantagens desse método de pagamento

O pagamento via boleto possui várias vantagens, tanto para quem emite esse documento, quanto para quem vai pagá-lo. Primeiramente, ele é o modelo mais seguro, já que transações pela internet podem ser perigosas, e ceder seus dados para empresas de e-commerce que não se conhece pode ser complicado. Com o boleto, as chances de fraudes e clonagens são menores.

Outra questão interessante é que esse método é bem mais democrático que os outros. Não é necessário ter conta em algum banco, cartão de crédito ou outra associação do tipo. Dessa forma, todas as pessoas conseguem usar o serviço e as empresas conseguem atingir um público maior.

A facilidade nos processos também é uma vantagem, já que ele é uma maneira rápida de processamento de pagamentos. Isso reduz os custos envolvidos no método e otimiza o processo como um todo. Justamente por essas facilidades, a maioria das empresas fornecem descontos para os clientes que efetuam o pagamento via boleto bancário.

E se o meu boleto estiver vencido?

Existe o dificultante no momento em que esquecemos de pagar os títulos na data limite. Porém, existem várias estratégias para resolver isso. Primeiramente, opte pelos boletos eletrônicos, e pague com o código de barras pelo próprio celular, no aplicativo do seu banco. Isso evita o transporte para uma agência e agiliza o pagamento.

Mas quando o boleto já venceu, pode ser um pouco mais complicado. Alguns deles só conseguem ser pagos no banco de origem quando a data de vencimento já foi ultrapassada. Porém, para evitar maiores transtornos com essas transações, uma determinação em agosto de 2018 instaurou que os boletos com valor acima de R$400,00 podem ser pagos em qualquer banco após seu vencimento.

Assim, as pessoas não precisam sacar o dinheiro em sua agência e se locomover até outro banco somente para realizar o pagamento, tornando o processo mais seguro. Houve uma decisão judicial mais tarde que disponibilizou os boletos com qualquer valor para pagamento, mesmo depois do prazo.

Outra mudança crucial é que as segundas vias agora podem ser retiradas pelo site ou aplicativo dos bancos. Sendo assim, basta acessar, atualizar a fatura e ir ao banco para efetuar o pagamento. Essa facilidade evita o transtorno de ter de se deslocar até um ponto físico e te deixa livre para se preocupar com o que realmente importa no seu dia

Além disso, algumas empresas como a própria Valenet, oferecem o serviço de segunda via de uma forma ainda mais prática. Acessando a área do cliente do nosso site é possível resolver várias pendências, analisar sua fatura, e, é claro, emitir a segunda via do seu título. Estamos sempre pensando nas melhores formas de atender nosso público, e o pagamento via boleto bancário é apenas uma delas. Ligue 106 38 e conheça todas as vantagens de ser Valenet.