2
6 jornalistas mineiros para você se inspirar
Apurar fatos, buscar fontes, realizar entrevistas e levar informações de todos os cantos do mundo para as pessoas. É preciso dedicação, coragem e muita responsabilidade para cumprir o ofício de jornalista.
Esses trabalhadores, que muitas vezes colocam sua própria segurança em risco em prol da notícia, são homenageados em 08 de setembro, o Dia Internacional da Solidariedade ao Jornalista.
Em Minas Gerais, não faltam bons exemplos de profissionais que se destacam nesse mercado, trilhando caminhos de sucesso. O Blog da Valenet apresenta, a seguir, 6 jornalistas mineiros famosos, com trajetórias importantes, para você se inspirar.
Sumário
.
- José Pedro Xavier da Veiga
- Gilberto Amaral
- Miriam Leitão
- Fernando Mitre
- Zeca Camargo
- Fernando Rocha
- Acompanhe os jornalistas mineiros com a Valenet
José Pedro Xavier da Veiga
Nascido em 1846, José Pedro Xavier da Veiga foi precursor nos estudos sobre jornalismo em Minas Gerais. Além de ter se destacado na imprensa, o profissional foi um dos grandes intelectuais do estado, e um importante historiador e político.
A sua monografia, intitulada “A imprensa em Minas Gerais 1807 – 1897″ foi o primeiro trabalho sobre jornalismo produzido no estado. Porém a história de Xavier da Veiga com o jornalismo começou antes disso.
Com apenas 12 anos, Xavier participou da fundação da Sociedade de Ensaios Literários. Foi na revista da entidade que ele publicou os seus primeiros textos.
Mas vale ressaltar que aptidão para o jornalismo não era mera coincidência. A família do intelectual vinha de uma grande tradição na política, da imprensa e na cultura. Seu tio, Evaristo da Veiga, por exemplo, foi o redator da Aurora Fluminense, que contribuiu bastante para a abdicação do então imperador D. Pedro I.
Em sua carreira, Xavier da Veiga foi responsável pela publicação dos jornais A Província de Minas e A Ordem. Outra grande contribuição do jornalista para a imprensa foi criação da Revista do Arquivo Público Mineiro, em 1896.
Gilberto Amaral
O jornalista mineiro Gilberto Amaral nasceu em São Sebastião do Paraíso, no ano de 1934, mas foi no Distrito Federal entre as décadas de 60 e 90, que viveu o auge de sua carreira.
Bem relacionado com os políticos da capital federal, um de seus padrinhos de casamento foi o ex-presidente da República Juscelino Kubitcheck.
Dono de uma voz marcante, que fez bastante sucesso no rádio e na TV, GIlberto Amaral trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Correio Braziliense, Vougue, TV Bandeirantes e TV Globo, onde tinha uma coluna na década de 1990.
Um de seus grandes feitos durante o ofício foi ter conhecido a rainha Elizabeth, da Inglaterra, em 1968, quando a monarca visitou Brasília.
Miriam Leitão
Jornalista e apresentadora de televisão brasileira, Miriam Leitão nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Caratinga, em 1953. Sua carreira de mais de 40 anos no jornalismo teve início na UnB, onde a profissional se formou.
Ao passar por importantes veículos, tais como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo, a profissional especializou-se na editoria de economia, tema que norteia a sua atuação na imprensa até os dias de hoje.
Atualmente, é uma das principais apresentadoras do GloboNews, que você pode acompanhar pela Valenet TV. A jornalista também faz comentários no programa Bom Dia Brasil e na coluna Panorama Econômico, ambas pertencentes ao grupo Globo.
Fernando Mitre
O atual diretor nacional de jornalismo da Rede Bandeirantes nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 1943. Fernando Mitre iniciou a carreira de jornalista em 1963, no jornal Correio de Minas, como repórter do veículo.
Após 13 anos no comando do Jornal da Tarde, já em São Paulo, Mitre foi convidado para trabalhar na Bandeirantes, na época em que a emissora produziu o seu primeiro debate televisivo entre os candidatos à Presidência da República, em 1989. Desde então, o profissional segue na casa, onde assumiu a função de diretor de jornalismo, em 1999.
Em 2023, Mitre lançou o livro “Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê”, onde relembra, ao longo de 312 páginas, os momentos mais marcantes desses rituais pré-eleitorais desde a redemocratização do país, na década de 1980.
Zeca Camargo
Um dos mais marcantes jornalistas que chegou à apresentação do Fantástico, na Rede Globo, Zeca Camargo é natural de Uberaba, em Minas Gerais. Começou a carreira como repórter do mundo da música e entretenimento, quando trabalhava na Folha de S. Paulo, em 1987. Foi correspondente do jornal em Nova York no ano seguinte.
Quando atuou no Fantástico, fez a série de reportagens “A Fantástica Volta ao Mundo“, a primeira totalmente gerada pela internet e não por satélite. Ficou mais de 18 anos no comando do Show da Vida, até 2013, quando assumiu a função de apresentador do Vídeo Show. Em 2015, estreou no programa semanal É de Casa, ambos da Rede Globo.
Zeca ficou de 1996 a 2020 na Globo. Em julho de 2020, foi contratado pela Band, acumulando uma dupla função: a de apresentador do programa Melhor da Noite e também de diretor executivo de produção.
Atualmente, o jornalista toca projetos pessoais na internet, principalmente ligados aos mundos do show business e da música.
Fernando Rocha
O belo-horizontino Fernando Rocha nasceu no ano de 1966, e, antes de se tornar jornalista, atuou como cientista de dados por mais de 10 anos, época em que foi convidado para apresentar um talk-show na Rede Minas.
Foi nesse contexto em que o profissional decidiu cursar Jornalismo. Durante sua carreira na imprensa, trabalhou na Rede Bandeirantes e na Rede Globo, em São Paulo, atuando como repórter e como editor de esportes.
De 2011 a 2019, o profissional foi responsável por apresentar o programa Bem Estar, na Globo. Seu jeito descontraído e piadas “de tiozão” lhe renderam muitos momentos marcantes, que chegaram a virar meme na internet.
Após deixar o comando da atração, o jornalista lançou, em 2020, o podcast Na Medida do Possível (Ou Quase), em que discute temáticas relacionadas à saúde. O título do programa é o mesmo de seu primeiro livro, publicado em 2018.
Acompanhe os jornalistas mineiros com a Valenet
Quer curtir de perto o trabalho dos jornalistas mineiros que fazem sucesso na imprensa? Com a Valenet, é possível!
Acompanhe os profissionais que marcam presença nas telinhas com os melhores descontos para adquirir um pacote de TV por assinatura, e assistir aos melhores canais de notícias. A Valenet oferece planos que vão do Econômico ao Advanced, com diversas emissoras à sua disposição.
Além disso, com a internet da Valenet, você acompanha as redes sociais e projetos online de cada um dos seus jornalistas favoritos. Aproveite a melhor banda larga do estado de Minas Gerais, com fibra óptica 100% e os melhores serviços em telecomunicações!
fggf
Deixe um comentário