2
Rio Doce: conheça a cidade onde fica a nascente desse curso d’água
A cidade de Rio Doce abriga a nascente do importante curso d’água que banha Minas Gerais e Espírito Santo. O município onde o rio toma forma, fruto da confluência entre os rios Carmo e Piranga, é acolhedor, arborizado, e conserva construções dos séculos XIX e XX.
Nós reunimos algumas curiosidades sobre Rio Doce, para você conhecer melhor a cidade mineira e toda a sua riqueza hidrográfica. Veja a seguir, no Blog da Valenet!
Sumário
.
- Conheça o rio Doce
- Onde fica a nascente do rio Doce
- O que fazer em Rio Doce
- História da cidade
- A Valenet tem a melhor internet de Rio Doce
Conheça o rio Doce
Percorrendo 853 km, desde o interior de Minas Gerais até sua foz no Oceano Atlântico, o rio Doce banha 38 municípios brasileiros. Dentre as cidades mais populosas abastecidas por suas águas, estão Governador Valadares, Ipatinga, Colatina e Linhares. Além do solo mineiro, o curso d’água também atravessa o Espírito Santo, onde desagua, formando um belo estuário.
A bacia do rio Doce abrange 86 mil km² de área de drenagem e quase 230 municípios, correspondendo à bacia mais importante totalmente inserida na Região Sudeste do Brasil. Por isso, o potencial hidrelétrico do rio e seus afluentes é aproveitado pelas indústrias em seu entorno, que se dedicam, principalmente à siderurgia e mineração.
Nos meses de inverno, o rio Doce passa pelo seu período de seca, quando o seu nível e vazão são significativamente reduzidos devido à precipitação escassa, causando a formação de bancos de areia no manancial. No verão, a influência de instabilidades tropicais configura a estação das chuvas, enchendo o curso d’água, que também fica mais turvo.
A cidade de Rio Doce e seus moradores são privilegiados por presenciar a formação desse curso hidrográfico tão importante para a região.
Onde fica a nascente do rio Doce?
A nascente do curso d’água fica na cidade de Rio Doce, mais especificamente na divisa com outros dois municípios: Ponte Nova e Santa Cruz do Escalvado.
O percurso hidrográfico é formado pelo encontro dos rios Piranga e do Carmo. Inclusive, em Rio Doce, fica o conjunto paisagístico que marca essa confluência, tombado por conta de sua importância natural.
O que fazer em Rio Doce
Há muito o que ver e fazer em Rio Doce! Além de sua riqueza hidrográfica, a cidade apresenta construções históricas e paisagens naturais encantadoras. Conheça mais atrativos do município a seguir!
Conjunto Paisagístico Encontro dos Rios Piranga e do Carmo
Um espaço perfeito para a contemplar a da natureza, tomar banho de sol e realizar caminhadas, entre outras atividades para relaxar. Assim é o Conjunto Paisagístico Encontro dos Rios Piranga e do Carmo, onde se origina o rio Doce.
O atrativo fica na zona rural do município, e o acesso se dá a partir da Rua Antônio Baggio, no centro de Rio Doce. Parte da estrada até essa maravilha natural é de terra, então é preciso ter atenção no caminho!
Praça Helder Aquino (Jardim)
É um dos cartões postais da cidade, tendo em vista sua bela paisagem. Além de ser ponto de encontro para os moradores e visitantes de Rio Doce, o local também costuma receber alguns eventos de exposição ao ar livre, shows musicais e ensaios fotográficos.
No centro da praça há um coreto, cercado por mesas e bancos, além de um projeto paisagístico com um jardim colorido e bem cuidado. Definitivamente, é um local agradável para aproveitar momentos descanso e lazer!
Caminho São José
Uma trilha para quem tem disposição e preparo físico: o Caminho São José consiste em um percurso de 47 km que liga as cidades de Rio Doce e Barra Longa. Ele fica às margens do rio do Carmo, um trajeto usado por antigos moradores da região.
Atualmente, o local é usado para a prática de trekking, ciclismo, passeios de contemplação, banhos de sol, entre outras atividades. Algumas paradas interessantes podem ser encontradas pelo caminho, como a Fazenda Floresta e o Santuário de Sant’ana, que recebe muitas visitas de romeiros.
Santuário de Sant’ana
Localizado no distrito de Santana do Deserto, que pertence à cidade de Rio Doce, o Santuário de Sant’ana é palco de verdadeiras demonstrações de fé, todos os anos.
No mês de julho, quando ocorre a Festa de Santana, dezenas de fiéis percorrem um longo caminho, levando a imagem da santa até o templo, onde é realizada uma missa comemorativa. Em outubro, por ocasião das festividades para Nossa Senhora do Rosário, o Santuário também recebe celebrações religiosas e missas.
Paróquia do Rio Doce
Diferente da maioria das igrejas do interior de Minas, a Paróquia de Santo Antônio, em Rio Doce, foi construída em estilo gótico italiano, com uma torre central em sua fachada. Os tons vibrantes de amarelo chamam ainda mais atenção para a construção.
O templo foi erguido com o intuito de homenagear Santo Antônio, o padroeiro da cidade. O local recebe missas nos domingos e em datas comemorativas da igreja católica.
História da cidade
Menor município a integrar o Vale do Piranga, a cidade de Rio Doce começou a ser ocupada antes mesmo de sua vizinha mais populosa, Ponte Nova. A capela de Santana do Deserto foi erigida em 1745, um marco de importância histórica.
Um século mais tarde, o Imperador D. Pedro II inaugurou, em 1886, a Estação da Estrada de Ferro Leopoldina na região. Rio Doce cresceu com a chegada da ferrovia, que ligava a localidade ao Rio de Janeiro.
Nos anos 40, a cidade de Rio Doce atingiu o seu auge populacional, alcançando 4.258 moradores. Atualmente, de acordo com dados do IBGE (2022), cerca de 2.484 pessoas vivem no município.
A Valenet tem a melhor internet de Rio Doce
O rio Doce é percorre e conecta diversos territórios de Minas Gerais, assim como a melhor internet do estado: a Valenet.
Com fibra óptica de verdade, a provedora atende toda a região, oferecendo uma conexão rápida e de qualidade. Além da cobertura de internet em Rio Doce, Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais no município.
Acesse o site e contrate agora a melhor internet da cidade de Rio Doce: Valenet!
*Fonte da imagem de capa: Portal Minas Gerais
fggf
Deixe um comentário