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Saiba mais sobre uma das maiores figuras do Barroco nas artes visuais
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, é uma figura emblemática na história da arte brasileira. Afinal, suas obras carregadas de religiosidade, expressividade e riqueza de detalhes, tornaram-se icônicas não apenas no Barroco e no Rococó, mas também durante todo o período colonial brasileiro.
Tendo isso em vista, o artista é um exemplo único de talento e perseverança, cuja influência transcendeu gerações e permanece viva até hoje nas cidades históricas de Minas Gerais.
Neste postblog, vamos explorar a vida, a obra e o legado desta grande figura, mergulhando em cada aspecto que o torna uma referência atemporal nas artes visuais.
Sumário
- Biografia de Aleijadinho;
- Contexto histórico e cultural;
- Características das obras de Aleijadinho;
- Esculturas importantes de Aleijadinho;
- Legado de Aleijadinho;
- A Valenet conecta as cidades mineiras que possuem as obras de Aleijadinho.
Biografia de Aleijadinho
Antes de mais nada, ele nasceu no ano de 1738 em Vila Rica, atualmente conhecida como Ouro Preto, em Minas Gerais. Filho de uma escrava e do mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa, Aleijadinho teve contato com a arte desde muito cedo.
Seu pai, um conceituado arquiteto e entalhador, foi seu primeiro mestre e o introduziu desde jovem às técnicas de construção e escultura. Embora não existam muitos registros sobre sua formação, é de conhecimento geral que Aleijadinho aprendeu a esculpir de seu pai e que se destacou rapidamente como um talento promissor.
Eventualmente, a vida do artista foi marcada por um episódio trágico: uma doença degenerativa, possivelmente lepra, começou a manifestar-se quando ele tinha por volta dos seus 40 anos de idade. Infelizmente, a enfermidade desfigurou suas mãos e pés, limitando severamente sua mobilidade, e conferindo a ele o apelido de “Aleijadinho”.
Entretanto, apesar da doença, ele continuou a trabalhar com uma força de vontade impressionante, adaptando-se às limitações físicas e criando algumas de suas obras mais memoráveis. A partir da década de 1770, Aleijadinho começou a receber maior reconhecimento por seu trabalho e, devido à crescente demanda, formou uma equipe de artesãos para ajudá-lo na execução de suas obras.
Sendo assim, sob sua supervisão rigorosa, esses artesãos materializavam as visões do mestre, permitindo que ele continuasse a produzir em larga escala, mesmo com as dificuldades impostas pela doença. Como resultado, essa fase foi marcada por algumas de suas obras mais importantes e que consolidaram sua fama como o maior artista do período colonial brasileiro.
Contexto histórico e cultural
Primeiramente o século XVIII, período em que Aleijadinho desenvolveu a sua arte, foi uma época de grande ascensão econômica e cultural em Minas Gerais devido ao ciclo do ouro.
Isto é, as riquezas extraídas das minas atraíram não apenas aventureiros e colonos, mas também artistas e artesãos que viram nas cidades em crescimento, uma oportunidade para deixarem suas marcas.
Em paralelo a isso, durante os séculos XVII e XVIII, o movimento artístico do Barroco estava fazendo um grande sucesso tanto na Europa, quanto em todas as Américas. Caracterizado por uma forte influência da Igreja Católica, que buscava reafirmar sua autoridade através da arte, o Barroco é uma vanguarda conhecida por ter como principais características: a dramaticidade, o detalhamento e a emotividade.
Como estava imerso neste contexto, Aleijadinho desenvolveu obras que eram um reflexo perfeito do estilo barroco, mas também incorporou elementos do Rococó, movimento que surgiu posteriormente e que é marcado pela leveza, delicadeza e um pouco de leviandade.
Certamente, podemos afirmar que a religiosidade é o tema central das obras de Aleijadinho. Ou seja, suas esculturas, retábulos e construções refletem a profunda devoção que permeava a sociedade colonial brasileira.
Com suas habilidades únicas, ele transformou as encomendas da Igreja Católica, grande patrona das artes nesse período, em verdadeiras obras-primas e que foram utilizadas para ornamentar igrejas e capelas da época.
Características das obras de Aleijadinho
Sobretudo, uma das marcas registradas das esculturas de Aleijadinho é a expressividade de suas figuras. Dito isso, os rostos esculpidos por ele transmitem uma ampla gama de emoções, desde o sofrimento e a dor até a serenidade e a devoção.
Além disso, o dinamismo de suas obras, com poses cheias de movimento e detalhes ricamente trabalhados, confere a elas uma sensação de vida que cativa os espectadores. Contudo, o artista também atribui na confecção delas um trabalho minucioso na criação das vestes, cabelos e por fim, nas barbas.
Por outro lado, os lábios (muitas vezes entreabertos) e os bigodes (que seguem a linha do septo nasal) são algumas das características que demonstram seu domínio técnico. Ademais, os olhos das figuras, com sua forma amendoada e expressão penetrante, também são elementos que se destacam em suas obras.
Todavia, o uso de ornamentos é outra característica importante nas criações de Aleijadinho. Ele utilizava uma abundância de contornos, curvas e detalhes em materiais como pedra-sabão e madeira policromada, muitas vezes finalizados com acabamentos em ouro. Tal qual, esse estilo ornamental é uma clara influência do Rococó, que buscava a harmonia e a beleza através de elementos decorativos sofisticados.
As esculturas de Aleijadinho também são conhecidas por seu planejamento anguloso, com planos largos e articulações em V, especialmente visíveis nos pescoços alongados e nas golas das vestes.
Por outro lado, as figuras humanas esculpidas por ele possuem corpos robustos e musculosos, com veias aparentes e uma anatomia que reflete uma observação atenta do corpo humano.
Esculturas importantes de Aleijadinho
Segundo pesquisadores que estudam a vida do escultor, o artista já produziu mais de 300 imagens. Vamos apresentar agora para você algumas delas!
Chafariz para o Hospício da Terra Santa
A princípio, o primeiro projeto individual de Aleijadinho foi um chafariz para o pátio do Palácio dos Governadores em Ouro Preto (1752), quando tinha apenas 14 anos.
Embora tenha sido mais simples, esse trabalho inicial já revelou uma das principais características que acompanharia o artista durante toda a sua trajetória: a atenção fixa e profunda aos detalhes.
Certamente o chafariz, apesar de haver poucos registros históricos, foi uma peça importante para entender o desenvolvimento inicial do talento de Aleijadinho, bem como seu comprometimento com a perfeição técnica desde muito jovem.
Chafariz do Alto da Cruz de Vila Rica
Posteriormente, o pai de Aleijadinho foi contratado para construir o Chafariz do Alto da Cruz de Vila Rica em 1757.
A construção foi uma iniciativa do Senado da Câmara de Vila Rica e teve um diferencial significativo: no topo do chafariz, Aleijadinho esculpiu um busto feminino pagão, a primeira escultura desse tipo no período.
Esse busto, com 80 cm de altura, provou a habilidade de Aleijadinho em criar obras que não se limitavam apenas ao universo religioso, mas que também exploravam temas clássicos, mostrando a amplitude de seu talento.
Altar de Nossa Senhora do Rosário
Localizado no distrito de Santa Rita Durão, em Mariana, ele foi a primeira grande obra de Aleijadinho. Esculpido em estilo Rococó, o altar é uma obra rica em detalhes dourados que refletem o esplendor do período.
Apesar dos recursos limitados da irmandade que encomendou a obra, Aleijadinho conseguiu criar uma peça de grande valor estético, que desde então se tornou um marco na sua carreira. Sendo assim, a altar é um testemunho do talento precoce do artista e da sua habilidade em transformar materiais simples em algo extraordinário.
Igreja de São Francisco de Assis
Em seguida, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das obras mais icônicas de Aleijadinho e um verdadeiro símbolo do Barroco brasileiro. Iniciada em 1766, a construção se estendeu até o século XIX.
Além de ser responsável pelo projeto arquitetônico da igreja, Aleijadinho também criou o altar-mor, o retábulo e a ornamentação interna, incluindo os púlpitos esculpidos em pedra-sabão que representam os quatro evangelistas.
Curiosidade: Esta igreja é um dos poucos exemplos de um edifício religioso onde um único artista assinou tanto o projeto, quanto a execução das obras internas e externas, o que demonstra a versatilidade e o gênio criativo de Aleijadinho.
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões de Ouro Preto
Outro trabalho muito importante de Aleijadinho em Ouro Preto foi a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões. Contratado em 1775 para trabalhar na capela-mor e em esculturas internas, o artista recebeu como pagamento seis oitavas de ouro, um valor significativo na época.
E não só isso, suas esculturas de São Pedro Nolasco e São Raimundo Donato, feitas em pedra-sabão, também são exemplos notáveis do detalhamento rococó que caracterizou muitas de suas obras.
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Por fim, a obra mais famosa e monumental de Aleijadinho é, sem dúvidas, o conjunto de esculturas para a Capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas.
Realizada entre 1796 e 1799, essa obra-prima inclui 64 figuras esculpidas em cedro para os Passos da Paixão e 12 profetas esculpidos em pedra-sabão, colocados em pedestais na esplanada do santuário, sendo eles:
- Abdias
- Amós
- Baruque
- Daniel
- Ezequiel
- Habacuque
- Isaías
- Jeremias
- Joel
- Jonas
- Naum
- Oseias
Essas esculturas, com mais de dois metros de altura, são um dos maiores exemplos do Barroco brasileiro e da habilidade incomparável de Aleijadinho em expressar emoção, dor e fé através da arte.
Atualmente, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos + suas esculturas são um Patrimônio Mundial da UNESCO e atraem milhares de visitantes do mundo todo.
Legado de Aleijadinho
Embora Aleijadinho tenha recebido reconhecimento por suas obras ainda em vida, foi apenas após sua morte, em 1814, que seu legado começou a ser plenamente apreciado.
Eventualmente, ao longo dos séculos XIX e XX, Aleijadinho foi redescoberto e estudado por historiadores e críticos de arte, que o consagraram como o maior artista do período colonial brasileiro.
Inegavelmente, suas obras passaram a ser vistas como modelo referência do Barroco no Brasil e seu nome tornou-se sinônimo de excelência artística. Atualmente, ele é considerado não apenas um dos maiores artistas brasileiros, mas também um ícone da cultura nacional.
Sobretudo, suas obras são estudadas em escolas e universidades, e suas esculturas e construções atraem turistas e estudiosos do mundo inteiro. Frequentemente, Aleijadinho também é comparado a outros grandes mestres do Barroco, como Bernini e Michelangelo, já que a sua contribuição para a arte também é reconhecida em nível global.
Preservação e estudos contemporâneos
Definitivamente, a conservação das obras do artista é uma preocupação constante, por isso, várias iniciativas foram implementadas para restaurar e conservar suas esculturas e construções. Tendo isso em vista, universidades e instituições culturais promovem estudos e publicações sobre ele, contribuindo para o entendimento e valorização de suas obras.
Do mesmo modo, exposições e documentários têm sido realizados para divulgar o legado de Aleijadinho não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.
A Valenet conecta as cidades mineiras que possuem as obras de Aleijadinho
A Valenet, a internet dos mineiros, possui uma presença significativa ao conectar várias localidades do estado, especialmente algumas cidades históricas onde as obras de Aleijadinho são preservadas.
Com uma infraestrutura robusta e uma conexão rápida e confiável, a Valenet permite que residentes e turistas acessem informações, mapas e guias completos sobre as obras de Aleijadinho com facilidade.
Em Ouro Preto, Mariana, Sabará, Raposos, Caeté e Nova Lima, a Valenet oferece serviços de internet de alta velocidade que facilitam a vida dos moradores e que proporcionam uma experiência aprimorada para todos que desejam explorar o legado de Aleijadinho.
Seja para pesquisar sobre a história do artista, visualizar imagens das obras ou navegar por roteiros turísticos, a Valenet garante que todos tenham acesso à cultura e à história, conectando as riquezas do passado ao presente digital.
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