fbpx

Alpercata MG: conheça a origem do nome e a história da cidade

6 minutos para ler

2

Alpercata MG: conheça a origem do nome e a história da cidade

Localizada no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a cidade de Alpercata fica próxima a Governador Valadares. Com mais de 6 mil habitantes (IBGE 2022) e um nome curioso, que remonta a memória de um de seus primeiros colonizadores, a localidade reúne atrações e eventos culturais únicos. 

Você já notou a semelhança do nome do município de Alpercata MG com o de um clássico modelo de calçado? Pois então, essa afinidade não é mera coincidência! Siga a leitura e descubra mais sobre a origem do nome da cidade e sua história!

Sumário

.

Origem do nome de Alpercata MG

As alpargatas, também chamadas de alpercatas, são um tipo de sapato que se assemelham ao tênis, feito com brim ou lona e solado de borracha. Com origem na França, o calçado era muito comum entre os trabalhadores das docas, e fez sucesso no Brasil a partir do início do século XX. 

Mas o que esse calçado tem a ver com a cidade de Alpercata, em Minas Gerais? É simples: o sapato era muito usado por um dos primeiros moradores do vilarejo que, mais tarde, daria origem ao município. 

Gabriel Lopes, um dos fundadores do povoado, chegou à região em meados de 1920. Logo, recebeu a alcunha de “Gabriel Precata”, por estar sempre usando calçados do tipo alpargata. 

Sendo assim, o povoado também ganhou o apelido de “Precata”. Com o progresso da localidade e sua transformação em distrito, o seu nome quase foi alterado para Bom Jesus do Novo Cruzeiro. Porém, devido à grande popularidade de Gabriel “Precata”, a homenagem ao fundador continuou, com a correção da grafia para Alpercata. 

O nome de Alpercata remete ao nome do calçado “alpercata” – Foto: Prefeitura de Alpercata

História de Alpercata

A região onde hoje fica Alpercata, no Vale do Rio Doce, era repleta de povoados indígenas, denominados, de forma geral, como “botocudos”. A exploração e colonização das terras do local teve início a partir do século XX

Além da chegada de Gabriel “Precata”, em 1926 fixou-se na região Manoel Florentino Lopes, também considerado um dos fundadores do vilarejo. Foi ele o responsável por doar o terreno para que fosse construída a cidade de Alpercata, em 1943. 

Grande parte das cidades que integram o Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais começaram a ser ocupadas no século XVII, na época do ciclo do ouro. Sendo assim, muitas delas ainda preservam arquitetura colonial, igrejas barrocas e casarões antigos. 

Nos anos 40, a construção da Rodovia Rio-Bahia, atual BR-116, atravessando a região, acelerou o progresso da localidade. Novas casas foram edificadas e surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais. 

Atrações da cidade 

À margem direita do Rio Doce e à margem esquerda da BR 116, numa das regiões mais férteis de Minas Gerais, Alpercata é uma grande produtora de hortaliças e legumes. O quiabo, por exemplo, tornou-se símbolo do município, que, anualmente, organiza uma grande festa para comemorar a produção do alimento. 

Plantações de quiabo movimentam a economia de Alpercata

O Festival do Quiabo de Alpercata MG é uma grande atração da localidade, que também reúne pontos de visitação muito aconchegantes, seja para turistas ou moradores. Nós listamos, a seguir, alguns dos principais atrativos do município: 

  • Festival do Quiabo: Realizado ano fim de maio, o Festival do Quiabo de Alpercata celebra a colheita do fruto, com deliciosos pratos e uma programação repleta de shows gratuitos, na Praça Central do município. Importantes nomes da música nacional como Felipe Araújo, Naiara Azevedo e Fernando e Sorocaba já se apresentaram no evento. 
  • Praça Paulo VI: A Praça Paulo VI, onde fica a paróquia da cidade, é o coração de Alpercata. Cartão-postal do município, foi revitalizada em 2023, e tem jardins bem cuidados, bancos de madeira ideais para relaxar e uma fonte com chafarizes no centro. 
  • Letreiro de Alpercata: Quem visita Alpercata MG não pode sair da cidade sem uma foto nos letreiros que ostentam o nome do local. O sinal fica em dois pontos: um deles, em metal, na entrada do município. O segundo, inaugurado em abril de 2022, na Praça Paulo VI, e, junto de um quiabo, homenageia o símbolo da cidade. 
  • Paróquia Senhor Bom Jesus: Fundada em 1960 em homenagem ao Senhor Bom Jesus, é uma das principais igrejas da cidade. Com fachada de cores vivas e arquitetura moderna, a construção ocupa lugar de destaque na Praça Paulo VI.  
A Paróquia Senhor Bom Jesus ostenta arquitetura moderna – Foto: Prefeitura de Alpercata

A Valenet tem a melhor internet de Alpercata

Viu só como Alpercata é uma cidade única, e que, para além da fertilidade de suas terras, também ostenta uma rica cultura? É por isso que a Valenet, a internet dos mineiros, está na cidade: para garantir que ela sempre esteja conectada com Minas e com o mundo. 

Fibra óptica de verdade com a melhor cobertura de internet em Alpercata MG é com a Valenet. A provedora atende o município disponibilizando uma conexão rápida e de qualidade.

Além da cobertura de internet, a Valenet também oferece combos e planos com descontos para ter acesso exclusivo aos streamings Max, Disney + e Globoplay, e aplicativos como Deezer, Docway (telemedicina), Qualifica (plataforma de educação à distância), entre outros.

E tem mais: você pode aproveitar outros diversos serviços em telecomunicações como telefonia fixa, Wi-fi Mesh e TV por assinatura em combos promocionais. 

Acesse o site e conheça agora a melhor internet de Alpercata, a Valenet! 

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)