2
Bacia do Rio São Francisco: características e curiosidades do Velho Chico em Minas Gerais
O Rio São Francisco é um dos cursos d’água mais importantes do Brasil. Ele é conhecido como “rio da integração nacional” por banhar 507 municípios e passar pelo Distrito Federal e seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Também é carinhosamente chamado de “Velho Chico”.
O curso d’água é tão importante que nomeia uma bacia hidrográfica, a Bacia do Rio São Francisco, que leva esse nome porque o rio mais importante que a compõe é o Velho Chico.
Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e banha muitos municípios mineiros. Nesse post, você vai conhecer a parte do rio que fica em Minas Gerais, algumas curiosidades sobre ele e a Bacia do Rio São Francisco.
Sumário
- Características da Bacia do Rio São Francisco
- Curiosidades do Velho Chico
- O Velho Chico em Minas Gerais
- A Valenet conecta cidades mineiras da Bacia do Rio São Francisco
Características da Bacia do Rio São Francisco
A Bacia do Rio São Francisco é inteiramente brasileira e ocupa uma área de aproximadamente 640 km², correspondendo a quase 8% do território nacional. Como dito anteriormente, ela abrange os estados Minas Gerais – onde nasce-, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas – onde deságua – e Sergipe, além do Distrito Federal.
A bacia hidrográfica é composta pelo Rio São Francisco e seus 168 afluentes, dos quais 90 são rios perenes – ou seja, não secam mesmo nas épocas de pouca chuva – e 68 são rios temporários.
O Velho Chico, que é o principal rio da bacia, tem cerca de 2800 km, e devido ao seu tamanho, é dividido em 4 trechos: Alto, Médio, Sub-Médio e Baixo São Francisco. Além disso, ele é um dos rios perenes e é considerado um rio de planalto, que nasce na Serra da Canastra, escoa para o sertão nordestino e deságua no Oceano Atlântico.
A Bacia do Rio São Francisco abrange os biomas brasileiros Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, e apresenta regiões de climas úmidos, árido e semi-árido.
Curiosidades do Velho Chico
Algumas das curiosidades mais interessantes do Rio São Francisco são:
- O Velho Chico também é conhecido como “Nilo Brasileiro” devido suas cheias, que tornam as margens muito férteis;
- O Rio São Francisco foi visto pela primeira vez por Américo Vespúcio no dia 4 de outubro de 1501;
- Ele é considerado o rio da integração nacional porque liga as regiões Sudeste e Nordeste;
- Apesar de o maior volume de águas que abastece o São Francisco ser proveniente dos rios do Cerrado, são as represas Três Marias e Sobradinho que garantem, hoje, a regularidade do rio;
- Na bacia há, registradas, cerca de 158 espécies de peixe.
O Velho Chico em Minas Gerais
O Rio São Francisco nasce no sudoeste de Minas Gerais, na Serra da Canastra, e atravessa parte do estado indo para o norte e posteriormente para o nordeste do Brasil. Ao longo do seu percurso em terras mineiras, ele é um catalisador de história, cultura e economia.
Isso acontece porque as cidades banhadas pelo Rio São Francisco e seus afluentes usam as águas desses cursos d’água para regar plantações, consumo próprio e geração de energia – como acontece na Usina Hidrelétrica de Três Marias, uma das principais da Bacia do Rio São Francisco.
Além disso, no folclore de muitos dos municípios ribeirinhos há histórias de criaturas que vivem no fundo do rio e que são passadas de geração a geração, enriquecendo a identidade cultural desses lugares. E essas histórias são só uma parte do folclore, que também conta com danças populares, músicas, artesanato e muitas outras manifestações artísticas.
Alguns afluentes do Rio São Francisco, como o Rio das Velhas, passam por cidades históricas importantes e foram significativos para o desenvolvimento de Minas Gerais e Brasil. E, de forma direta ou indireta, muitos deles também deram origem a diversas cachoeiras que fomentam o turismo mineiro e são conhecidas por todo o país.
A Valenet conecta cidades mineiras da Bacia do Rio São Francisco
Algumas das cidades mineiras banhadas pela Bacia do Rio São Francisco são contempladas como a melhor internet do estado, a Valenet. São elas:
- Belo Horizonte
- Caeté
- Itabirito
- Nova Lima
- Nova União
- Ouro Branco
- Raposos
- Ribeirão das Neves
- Rio Acima
- Sabará
- Santa Luzia
- Taquaraçu de Minas
- Vespasiano
Essas cidades têm a oportunidade de ter uma conexão estável, rápida e que conta com um suporte 24h por dia e 7 dias por semana.
Isso é possível graças a Valenet, a internet dos mineiros, que tem TV por assinatura, internet 100% fibra óptica, telefone fixo, soluções empresariais e muito mais!
Se você é morador de alguma dessas cidades e quer se conectar com os melhores serviços de telecomunicações do mercado, clique no botão abaixo e confira os planos disponíveis para a sua região!
fggf
Deixe um comentário