2
O que fazer em Santa Bárbara (MG)? – Conheça agora as belezas naturais da região
Antes de mais nada, Santa Bárbara, além de ser uma cidade mineira famosa pela produção de mel, é também um destino imperdível para os amantes da natureza e das cachoeiras. Nesse sentido, o local possui um clima bucólico e pacato, pois está localizado aos pés da Serra do Caraça, que já é uma grande atração por si só.
Neste post, vamos explorar as principais cachoeiras de Santa Bárbara, destacando suas características, trilhas e é claro, o que torna cada uma delas única. Certamente, todas elas são perfeitas para quem busca contato com a natureza, aventura e por fim, um bom banho refrescante.
Prepare-se agora para mergulhar em cenários naturais deslumbrantes, bem como descobrir as belezas escondidas na região.
Sumário
.
- Cachoeira Lajinha
- Cachoeira do Capivari
- Cachoeira do Meio
- Cachoeira do Gambá
- Cachoeira do Sítio
- Cachoeira Córrego das Flechas
- A Valenet conecta Santa Bárbara e região a melhor internet de MG
Cachoeira Lajinha
Primeiramente, a Cachoeira Lajinha é o destino ideal para quem ama fazer trilhas e se conectar com a natureza. Para chegar até ela, é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 25 minutos, mas a caminhada vale a pena. Tendo diversas quedas d’água, a Lajinha é um convite para aqueles que buscam paz, contemplação e contato direto com o ambiente natural.
Ao longo do percurso, o córrego que alimenta a cachoeira forma diversas piscinas naturais, onde os visitantes podem se banhar ou simplesmente relaxar. Além disso, o local também é perfeito para quem deseja passar o dia ao ar livre, aproveitando o som das águas e a beleza da mata ao redor.
Fora as atividades tradicionais, como banhos e piqueniques, a Cachoeira Lajinha também é um ótimo local para pesquisas científicas e até mesmo terapias alternativas, como meditação. Sendo assim, a tranquilidade e o isolamento da área proporcionam um ambiente ideal para relaxar o corpo e a mente.
Dicas para visitar a Cachoeira Lajinha
- Use roupas confortáveis e calçados adequados para trilhas;
- Se quiser praticar meditação ou fazer piqueniques, aproveite as áreas tranquilas ao redor das piscinas naturais;
- Respeite o ambiente e evite perturbar a fauna e a flora local.
Cachoeira do Capivari
Sobretudo, a Cachoeira do Capivari é uma das mais belas de Santa Bárbara, com cerca de 40 metros de altura. O lugar é cercado por uma exuberante mata preservada, ideal para quem busca tranquilidade e um contato mais íntimo com a natureza.
Todavia, a queda d’agua desta cachoeira forma um poço perfeito para um banho revigorante. No entanto, é necessário ter atenção à correnteza, especialmente para quem deseja nadar no local.
O acesso à cachoeira também é bem tranquilo, com uma trilha que não exige muito esforço físico. Porém, para os mais aventureiros, há uma trilha até a parte superior da queda, de onde se tem uma vista privilegiada da Serra do Gandarela. Sem sombra de dúvidas, o cenário é de tirar o fôlego, com uma vista panorâmica que faz você sentir que todo o esforço da caminhada valeu muito a pena.
Um detalhe importante sobre a Cachoeira do Capivari é que, por estar localizada dentro do Parque Nacional da Serra do Gandarela, é fundamental respeitar as normas de conservação ambiental.
Isso significa que os visitantes devem evitar deixar lixo, remover plantas ou interferir de qualquer forma na fauna e flora locais, já que a preservação é uma das principais razões pelas quais o espaço se mantém tão belo e quase intocado.
Atividades como trekking, canyonismo e banhos são bastante populares na Cachoeira do Capivari. O canyonismo, em particular, atrai aventureiros que buscam descer as cachoeiras com cordas e técnicas verticais. Entretanto, é bom você saber que acampar na área é proibido.
Dicas para visitar a Cachoeira do Capivari
- Leve sacos para armazenar seu lixo e o leve de volta;
- Use calçados adequados para trilhas e atividades na água;
- Evite ficar muito próximo da queda d’água, especialmente se não tiver experiência com natação;
- Respeite o ambiente e colabore para manter a preservação local.
@minaseolugar Você tem que conhecer essa CACHOEIRA 😱 . 🔰 A INCRÍVEL Cachoeira do Capivari é simplesmente MAGNIFICA por seus 170 metros de altura, e por todo mata preservada ao seu redor. Ela está localizada no Parque Nacional da Serra do Gandarela em Santa Bárbara. Um lugar de tirar o fôlego. Você consegue ter acesso tanto na parte de cima quando na parte de baixo da cachoeira. Que inclusive na parte de baixo possui um poço generoso para um bom banho para se refrescar e recarregar as energias. Entrada gratuita. Já o acesso é de nível difícil. Recomendo ir com quem conhece, já que lá não possui sinal de celular, não tem portaria ou até mesmo comércio. Dica: Você tem que conhecer ela uma vez na vida. Na minha opinião, ela é uma das mais bonitas de MG. Top 3 com certeza. Veja o vídeo e de sua opinião nos comentários o que achou! 🤌🏻🤩🕊🍃 Siga-nos . Crédito📽️ viniciusbarnabe . . #minaseolugar #turismo #serradagandarela #santabarbara #parquenacionalserradagandarela #viniciusbarnabe #minaagerais #institutoestradareal #estradareal #cachoeira #cachoeiras #cachoeirademinasmg #cachubrasil #uai_mg #minasgeraisoficial ♬ som original – Minas Gerais MG
Cachoeira do Meio
Em seguida, a Cachoeira do Meio é outra atração escondida de Santa Bárbara. Localizada em meio à mata de galeria, ela oferece aos visitantes uma visão incrível do Vale do Córrego do Macuco. Suas águas são perfeitas para um banho refrescante e o local também é ideal para fotografia, graças à paisagem natural e o ambiente preservado.
Com uma atmosfera calma e tranquila, a Cachoeira do Meio é perfeita para quem quer se desligar do cotidiano e passar o dia em meio à natureza. As trilhas que levam até ela são bem tranquilas e a recompensa ao final é um cenário de beleza inigualável!
Dicas para visitar a Cachoeira do Meio
- Leve sua câmera/celular para capturar a beleza do local;
- Aproveite o ambiente para fazer trilhas leves e explorar o vale;
- Respeite a natureza ao seu redor e ajude a manter a área limpa.
Cachoeira do Gambá
Dando continuidade, a Cachoeira do Gambá é um verdadeiro paraíso escondido na Serra do Caraça, uma das regiões mais preservadas e belas de Minas Gerais. Com cerca de 10 metros de altura, a cachoeira é cercada por mata atlântica nativa e possui um poço raso, ideal para banhos revigorantes.
Contudo, a trilha até a Cachoeira do Gambá é um pouco mais desafiadora, mas a caminhada é recompensada por um ambiente que proporciona uma experiência única de imersão na natureza.
Dicas para visitar a Cachoeira do Gambá
- Prepare-se para uma trilha mais exigente fisicamente, mas que vale cada passo;
- Traga alimentos e água, pois não há estrutura de apoio no local;
- Leve uma câmera/celular para capturar a beleza única da Serra do Caraça.
@vinicius.barnabe Cachoeira do Gambá, Santa Bárbara/MG… 🌿🤩🕊🔺️#santabarbaramg #cachoeirasdeminas #cachubrasil #cachoeiraminas #natureza #nature #minasgerais #uai #lugaresdeminas ♬ love on the brain sped up – xxtristanxo
Cachoeira do Sítio
De antemão, a Cachoeira do Sítio é composta por pequenas quedas d’água, com no máximo 2 metros de altura, que formam diversos poços naturais ao longo do percurso. Embora as quedas não sejam grandes, o ambiente é encantador, com a natureza ao redor preservada e com uma atmosfera de tranquilidade.
Localizada no caminho para as Cachoeiras do Engenho e Panelão, ela pode ser incluída em um roteiro para quem deseja explorar várias quedas em um único dia. O acesso à cachoeira exige agendamento prévio e a entrada é 100% gratuita.
Certamente, para quem busca um lugar para relaxar em meio à mata e se refrescar em poços menores, a Cachoeira do Sítio é a escolha ideal.
Dicas para visitar a Cachoeira do Sítio
- Faça o agendamento prévio para garantir sua visita;
- Aproveite a trilha para curtir o caminho em meio à mata nativa;
- Leve lanches e água para um dia tranquilo, mas sempre carregue seu lixo de volta.
Cachoeira Córrego das Flechas
Por último, a Cachoeira Córrego das Flechas está localizada na divisa entre Itabirito e Santa Bárbara, bem no meio da Serra do Capanema, uma das áreas mais preservadas da Serra da Gandarela.
A trilha é de aproximadamente 6 km ida e volta, contendo um trecho inicial mais íngreme. Embora ela seja considerada nível moderado a difícil, quem é acostumado com este tipo de percurso pode desfrutar de todas as vistas únicas que se vê ao longo do caminho.
Além disso, a cachoeira é de entrada gratuita. Mas, por não ser amplamente visitada, algumas partes da trilha podem estar pouco demarcadas, aumentando a sensação de aventura e descoberta.
Ademais, no local você também encontra um banco de areia que é um charme extra. Aliás, a falta de um poço para nado não tira o encanto de toda a experiência, pois é possível se refrescar diretamente debaixo da queda d’água, rodeado pela exuberância natural da região.
Curiosidade: esta cachoeira é temporária, ou seja, seu fluxo d’água é mais visível e intenso durante períodos chuvosos.
Dicas para visitar a Cachoeira Córrego das Flechas
- Planeje a visita em épocas fora da seca para aproveitar a cachoeira ao máximo;
- Esteja preparado para uma trilha exigente e com trechos mais íngremes;
- Leve água e alimentos, pois não há estrutura de apoio no local.
@vinicius.barnabe Isso é Minas Gerais 🧡💦🌿🤩 . A Cachoeira Córrego das Flechas está localizada bem em cima da divisa entre as cidades de Itabirito e Santa Bárbara, exatamente pela "Serra do Capanema". Ela possui um banco de areia que é um charme , é possível entrar debaixo da queda d'água para se refrescar, já que não tem poço para nadar, mas realmente é uma Cachoeira de cenários exuberantes. Com 6km ida e volta, o inicio da trilha é uma subida bem ingreme, porém nada que uma pessoa acostumada com trilha se assuste, você vai encontrar paisagens deslumbrantes pelo caminho até chegar a Cachoeira, o nível é moderada para difícil, entrada gratuita. E ai, você já conhece essa Cachoeira?! . . . . #viniciusbarnabe #minasgerais #institutoestradardal #lugaresdeminas #cachubrasil #cachoeira #cachu #uai_mg #Mtur #minasbelezasgerais #minasgeraisoficial #nature #serradocapanema ♬ Interstellar Experience (Piano) – Wandinho Nonato
A Valenet conecta Santa Bárbara e região a melhor internet de MG
Além das belezas naturais, Santa Bárbara também se destaca por sua crescente conectividade. A Valenet, a internet dos mineiros, tem se consolidado na região como um serviço essencial para moradores e visitantes, oferecendo uma conexão mais rápida, mais estável e mais segura.
Seja para os moradores da cidade ou turistas que precisam estar conectados, a Valenet tem sido um fundamental ao garantir que todos possam desfrutar das maravilhas da região, sem abrir mão de uma boa conexão com o mundo digital.
Graças à infraestrutura de ponta do provedor, a internet chega com qualidade tanto no centro da cidade, quanto em áreas mais afastadas, possibilitando que os moradores permaneçam sempre conectados ao melhor Wi-Fi de MG.
Você mora na cidade de Santa Bárbara, ou região, e deseja mudar para um plano de internet melhor e que atenda a todas as suas necessidades? Então já clica no botão abaixo e vem ser Valenet!
Cachoeiras de Santa Bárbara Cachoeiras de Santa Bárbara Cachoeiras de Santa Bárbara Cachoeiras de Santa Bárbara Cachoeiras de Santa Bárbara Cachoeiras de Santa Bárbara
fggf
Cachoeiras em Rio Acima
Deixe um comentário