2
Como é morar em Venda Nova, a regional de BH que é mais antiga que a própria cidade
Que tal em viver em uma região com comércio superdesenvolvido, onde é possível encontrar um pouco de tudo? Assim é morar em Venda Nova. Fundada há mais de 300 anos, essa regional de BH é mais antiga do que a própria capital mineira, e reúne diversas atrações e pontos de interesse.
Conheça, com o Blog da Valenet, a região de Venda Nova em BH, e descubra tudo sobre a vida e o cotidiano no local!
Sumário
.
- Conheça Venda Nova
- Morar em Venda Nova: o que fazer na região
- Shoppings
- Parques
- Centro Cultural Venda Nova
- Curiosidades de Venda Nova
- A Valenet tem a melhor internet de Venda Nova
Conheça Venda Nova
Bem ao norte da capital mineira, perto das belas paisagens da Pampulha, fica a regional de Venda Nova BH. A zona compreende 42 bairros, e conta com cerca de 250 mil habitantes.
A história dessa região é mais antiga do que a própria capital mineira. O arraial foi fundado ainda na época do Brasil Império, e era parte de uma importante rota para o norte do estado.
Seu sucesso entre os tropeiros aumentou gradativamente, à medida em que surgiam muitas vendas na região – daí a origem do nome. Esses estabelecimentos comercializavam diversos tipos de mantimentos, como arroz, feijão e toucinho. Até os dias de hoje, o comércio do local é muito desenvolvido e variado.
Quem decide morar em Venda Nova, raramente precisa sair da região para fazer compras e/ou abastecer seus mantimentos. Além disso, o transporte público é abundante, abastecido com diversas linhas de ônibus e até mesmo uma estação de metrô, a Estação Vilarinho, ponto inicial da linha férrea que atravessa Belo Horizonte.
Antes de ser anexada à BH, a região de Venda Nova pertenceu à Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. Foi apenas no ano de 1948 que passou a integrar o território da capital mineira.
Essa é uma das regiões de mais movimentadas e em crescimento da cidade. Por isso, há muito o que fazer em Venda Nova. Confira algumas dicas a seguir!
Morar em Venda Nova: o que fazer na região
Nós reunimos alguns dos principais pontos, estabelecimentos e lugares para visitar em Venda Nova, Belo Horizonte. Se você pretende morar na região, fique ligado nas dicas a seguir!
Shoppings
O amplo e variado comércio é um dos pontos fortes dessa regional de BH. Existem diversos centros de compras e shoppings em Venda Nova, onde você pode passear e adquirir de tudo um pouco. Veja os principais deles a seguir!
Shopping Estação BH
São mais de 200 lojas de diversos segmentos, como Renner, Kalunga, Chilli Beans, além de opções de alimentação para todos os gostos, como Burger King, Spoleto e Mercadinho Mineiro. Investindo em experiências culturais, o estabelecimento abriga o Teatro Estação BH, que foi o primeiro teatro permanente dentro de um shopping da capital. Além disso, o local dispõe de seis salas de cinema, sendo três delas 3D.
Shopping Norte
Inaugurado em 1997, o Shopping Norte conta uma grande unidade do supermercado Epa Plus, além de lojas de segmentos diversificados e uma praça de alimentação com operações gastronômicas para todos os gostos. Além disso, o estabelecimento dispõe de cinco salas de cinema, que exibem os principais lançamentos do audiovisual.
Shopping Uai (Antigo Shopping O Ponto)
Localizado na avenida principal Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, o Uai Shopping é um centro de compras popular que conta com mais de 750 lojas. São variados segmentos, dentre o comércio de roupas, eletrônicos e variedades.
Parques
Se você prefere realizar atividades ao ar livre, respirar o ar puro e se conectar com a natureza, a região também reúne diversas opções de entretenimento. Conheça, a seguir, os principais parques de Venda Nova.
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Bem na entrada de Venda Nova fica localizado o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. Com uma área de 311 mil m², o espaço tem uma infraestrutura robusta, que compreende pista de caminhadas, campo de futebol, viveiro de mudas, pista de skate, teatro de bolso e de arena. O local recebe diversas atividades voltadas à educação ambiental com apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes.
Parque Alexander Brandt
Uma verdadeira área de preservação bem no meio de Venda Nova, o Parque Alexander Brandt tem 80% de sua área com cobertura vegetal nativa. Em meio à mata, podem ser observados diversos exemplares de jacaradá da bahia, vinhático, pau d’óleo, além de cactáceas, bromélias, samambaias e cipós. Animais como bem-te-vis, sanhaços, sabiás, pica-paus e saíras, além de gambás e micos-estrela também são presenças comuns no local.
Parque José Lopes dos Reis
Com cerca de 15 mil m² e mais de seis mil árvores, o Parque José Lopes dos Reis ainda é muito conhecido pelo seu antigo nome, Parque Baleares. Dentre as espécies que compõem a flora do local, estão árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, abacateiros, entre outras. Esse parque em Venda Nova ainda dispõe de conjuntos de mesas e bancos em concreto, playground com brinquedos infantis e equipamentos de academia.
Centro Cultural Venda Nova
O Centro Cultural Venda Nova é um espaço que fomenta o convívio entre a comunidade. O local promove atividades de formação da cidadania e artística, de incentivo à leitura, além de viabilizar o intercâmbio entre artistas e grupos culturais da capital e de outras localidades. Dispõe de uma biblioteca, espaço para exposições itinerantes, telecentro, e ampla infraestrutura para a realização de atividades culturais.
Curiosidades de Venda Nova
Com mais de 300 anos, a região de Venda Nova, em Belo Horizonte, é repleta de curiosidades e detalhes interessantes que enriquecem a história do local. Nós reunimos algumas delas a seguir. Siga a leitura e descubra!
Quem foi Padre Pedro Pinto?
Um pároco muito importante para a história de Venda Nova batiza uma das ruas mais importantes e movimentadas da região. Padre Pedro Pinto é um nome comum para quem está acostumado a transitar pela área. Mas você sabe quem foi ele?
O religioso atuou como sacerdote na Paróquia de Venda Nova de 1924 até 1953. Era um eloquente orador e ousado líder, e foi o primeiro padre a tirar carteira de motorista em Belo Horizonte, ainda em 1928. Ganhou um Ford Model A, o qual apelidou de “furreca”, e sempre estava subindo e descendo pela rua Direita.
A lenda do “capeta da Vilarinho”
Na época em que os bailes de quadra ferviam em cada esquina de Belo Horizonte, uma lenda ficou famosa na região de Venda Nova: a do “capeta da Vilarinho”. Você já ouviu essa história?
O conto se passa na Quadra do Vilarinho, durante em um dos famosos concursos de dança que aconteciam nesses eventos regados à funk. Segundo a narrativa, um forasteiro, muito bem-vestido e bem-apessoado encantava todos com seus passos. Em determinado momento da noite, porém, o chapéu que o jovem utilizava caiu de sua cabeça, deixando à mostra um par de chifres! Desde então, a história se espalhou e foi aumentada pelo dito popular, transformando-se em uma verdadeira lenda urbana de Belo Horizonte.
A Valenet tem a melhor cobertura de internet em Venda Nova
Há quem diga que morar em Venda Nova é como viver em uma cidade à parte de Belo Horizonte. Apesar de fazer parte do território da capital mineira, a região tem uma história única. Os estabelecimentos e espaços de lazer do local conectam a comunidade de forma singular.
Quem também conecta Venda Nova todos os dias é a Valenet. A provedora disponibiliza a melhor banda larga do estado na região, com serviços de fibra óptica de ponta a ponta!
Além da melhor cobertura de internet em Venda Nova, a Valenet oferece planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções para empresas. Acesse o site e contrate agora!
*Fonte da imagem de capa: Nereu Jr/ WRI Brasil
fggf
Deixe um comentário