fbpx

Como ser gamer? 10 dicas para ter sucesso ao seguir esse caminho

7 minutos para ler

Os jogos eletrônicos têm conquistado o interesse de muitos jogadores em todo o mundo. De acordo com a Pesquisa Game Brasil de 2021, a indústria de jogos por aqui já é a 13ª do mundo e movimenta mais de R$ 1 bilhão de reais por ano. Com campeonatos importantes disputados no país e no exterior e boas premiações aumenta o interesse sobre como ser gamer profissional.

O que não falta é inspiração. Um dos heróis do e-sport brasileiro é Gabriel Toledo, mais conhecido como FalleN. O que começou como um hobby na loja de informática da família se transformou em uma profissão cheia de prêmios. Gabriel é dono de 11 títulos em campeonatos do Counter Strike e já arrecadou 781 mil dólares em disputas.

Quer seguir esse caminho de sucesso? Então continue a leitura e confira nossas dicas para construir uma carreira como gamer.

Como ser gamer e transformar seu lazer em uma carreira de sucesso

Viver o sonho de se transformar em um profissional de e-sports e ser pago para jogar seu jogo preferido o dia todo. Esse cenário é realmente muito atrativo, mas adotar essa profissão 100% digital exige bastante preparo. Afinal, não se chega à elite dos games da noite para o dia.

Para ajudar você a se preparar para essa carreira, preparamos algumas dicas que você confere a seguir.

1. Escolha o jogo

O treinamento é essencial, mas a paixão pelo jogo terá grande influência no seu desempenho como gamer profissional. No entanto, é preciso pensar também no retorno financeiro que esse jogo pode trazer. Enquanto jogos menos populares podem ser a oportunidade para você se destacar mais rapidamente nos e-sports, as maiores premiações estão nos jogos mais famosos.

Nessa lista estão Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LoL), Defense of the Ancients (Dota 2), Call of Duty, PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) e Fortnite que têm ligas competitivas nacionais e internacionais com muito dinheiro em premiações e patrocínios.

2. Crie uma rotina de treinos

Gamers profissionais costumam jogar entre 12 e 14 horas por dia, com apenas um dia de folga. No entanto, no início, ter uma rotina de treinos consistente é mais importante que passar muitas horas jogando. Se a sua rotina envolve trabalho e estudo, dedicar 30 minutos pela manhã aos poucos já vai ajudar você a melhorar sua performance.

3. Estude

Um jeito eficiente para aumentar o nível do seu jogo de amador para especialista é estar sempre à procura das melhores dicas sobre novas estratégias e técnicas para otimizar seu jogo.

Existem muitos guias e tutoriais online com dicas sobre jogos específicos. Mesmo aspectos que parecem pequenos podem ajudar a dar a você uma vantagem competitiva, como saber os padrões de spray do CS: GO, ou como contra-atacar no LoL, por exemplo.

4. Assista a streamers e competições profissionais

O streaming de games também e as competições online são outra maneira de aprender dicas e truques que podem ajudar você a dominar o jogo. Esses gamers profissionais geralmente mostram estratégias “fora da caixa” para vencer os oponentes. Elas podem ser mentais ou físicas, como o movimento de um dedo, ou ajustes no equipamento que podem melhorar o desempenho.

5. Aproxime-se de outros jogadores

Networking não funciona apenas para as profissões tradicionais. Entrar nos grupos de jogos certos e conviver com outros jogadores para praticar junto é uma experiência essencial no seu caminho de gamer profissional. Além disso, eles podem oferecer feedbacks que podem melhorar sua performance como jogador.

6. Invista nos melhores equipamentos

Para aperfeiçoar suas habilidades, é preciso dispor de um equipamento que dê a você uma boa vantagem competitiva. Um PC gamer, um mouse de alta precisão, um monitor com bom tempo de resposta e um headset fazem parte de um pacote básico para você começar a competir.

Outro ponto que merece atenção é a qualidade da sua conexão. Uma das principais vantagens da fibra óptica é a velocidade e estabilidade da internet, o que é essencial durante um jogo.

7.Pratique

Comece jogando com os amigos próximos ou competidores da sua cidade. Esse contato mais próximo ajuda você a entender como são os competidores da sua região e também ajudam você a receber um feedback sobre o seu desempenho.

Quando você se sentir mais confiante, participe de torneios e competições. Elas acontecem durante o ano todo e aceitam a participação de jogadores individuais ou equipes.

8.Reveja e analise suas partidas

A melhor maneira de acompanhar seu desenvolvimento como gamer é assistir e analisar todas as partidas que você jogar. Parece algo cansativo, mas essas imagens trazem informações precisas sobre os acertos e pontos que precisam ser ajustados. Além disso, esses vídeos são uma oportunidade de você estudar melhor os adversários ou outro player do seu time.

Os replays das partidas ficam disponíveis em muitos jogos, mas você também pode usar softwares para stream na gravação de suas disputas.

9. Escolha seu caminho profissional

O universo dos gamers oferece diferentes trajetórias para a profissionalização dos jogadores. Muitos gamers iniciam sua trajetória como streamer, transmitindo suas partidas ao vivo no Youtube ou no Twitch. A remuneração vem do público que assina o seu canal ou de alguma empresa patrocinadora da transmissão.

A criação de um canal no Youtube para dar dicas, ensinar outros jogadores e oferecer conteúdo sobre o universo gamer pode atrair muitas pessoas para seu canal e render patrocínios lucrativos.

Participar de uma equipe é a opção que mais se aproxima de um emprego tradicional. Você assina um contrato, recebe um salário e precisa seguir os horários de treino estipulados pelo contratante.

10. Tenha paciência

Assim como acontece em todas as carreiras, é preciso começar aos poucos e definir estrategicamente cada passo para evoluir nos e-sports. Os especialistas dos jogos eletrônicos costumam dizer que a trajetória gamer profissional é composta de duas fases até a consagração e conquista de prêmios importantes.

A primeira fase marca o início no mundo dos gamers. Você joga com pessoas diferentes, frequenta servidores como o Discord ou o Teamspeak, mas ainda é desconhecido. São necessários pelo menos seis meses para você começar a adquirir a experiência necessária para melhorar suas estatísticas e mostrar suas habilidades.

Na etapa seguinte você já interagiu com muitos jogadores e está a procura de uma equipe para começar a participar de competições mais importantes. Essa fase dura entre 2 e 3 anos. Aproveite esse tempo para participar de jogos e se ofereça para substituir algum gamer que não pode comparecer a um evento. Sempre há oportunidades para você mostrar suas habilidades para atrair a atenção de equipes melhores ou de patrocinadores.

Você viu como ser gamer e dar os primeiros passos rumo a uma carreira como atleta de e-sports. Não será uma jornada fácil, mas com muito trabalho, dedicação, prática e sem quedas da internet é possível trilhar um caminho nessa profissão.

Falando em universo gamer, que tal conhecer agora os jogos mais aguardados pelos gamers?

Posts relacionados

4 thoughts on “Como ser gamer? 10 dicas para ter sucesso ao seguir esse caminho

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)