fbpx

Saiba como usar o LinkedIn para conseguir o seu próximo emprego

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Apesar de ser uma plataforma aos moldes de uma rede social, a maneira de como usar o LinkedIn é outra. No lugar de manter contato com velhos amigos e familiares ou conhecer novas pessoas, o LinkedIn contribui para que você estabeleça uma rede de trabalho e de parceria mais rápida, sólida e transparente.

Para se tornar um usuário dessa rede, é indispensável conhecer suas configurações e dominar aquilo que ela oferece. Por isso, ao longo desse artigo, apresentaremos a você algumas dicas e configurações importantes e necessárias a um perfil de sucesso no LinkedIn. Confira a seguir os pontos que serão abordados:

  • Como usar o LinkedIn e definir o perfil para “buscando emprego”.
  • Quais as melhores práticas para conquistar um emprego no LinkedIn.
  • A importância de manter o perfil atualizado.
  • Compartilhe e troque experiências em grupos.
  • Produza e disponibilize conteúdos de valor.

Esses são os 5 pontos fundamentais para fazer do seu LinkedIn um perfil de alcance e se destacar no mercado de trabalho. Continue conosco e veja como colocá-los em ação!

Como usar o LinkedIn e definir o perfil para “buscando emprego”

O primeiro passo é criar o seu perfil na plataforma do LinkedIn. Para isso, você precisará de um e-mail e de uma senha. Mas nada de e-mails pessoais como “gabi_SP” ou “junin_do_CS”, certo? Seu e-mail deve ser como uma identidade profissional. Deve ser simples, claro e direto. Criado o e-mail, basta inserir uma senha segura e passar para o preenchimento de sua identidade profissional.

Assim que você acessar seu perfil, dê um clique sobre a sua foto. Na página seguinte, em frente do seu nome, haverá um botão azul com letras brancas que dizem “Adicionar seção do perfil”. Clique nele, em seguida em “Introdução” e, por fim, em “procurando emprego”.

Uma nova janela aparecerá. Logo abaixo do tópico “localidades da vaga”, haverá uma caixa de marcação vazia acompanhada da seguinte frase “Estou procurando emprego remoto”. Marque-a. Feito isso, veja quais opções dos demais tópicos se adequam melhor às suas necessidades.

Atenção! Antes de clicar em “adicionar o perfil”, escolha “quem pode ver que você está procurando por emprego”, se apenas recrutadores ou se todos os usuários, incluindo o pessoal de seu emprego atual, caso você trabalhe e esteja procurando por um novo emprego.

Quais as melhores práticas para conquistar um emprego no LinkedIn

Algumas práticas e posicionamentos durante o uso do LinkedIn são cruciais. Lembre-se sempre de que a melhor maneira de usar o LinkedIn é aos moldes de um currículo interativo e promocional. Portanto, você deve em primeiro lugar ter uma comunicação agradável e comprometida.

Não faça posts ou compartilhe conteúdos informais. É importante que você tenha a seriedade e a iniciativa que toda carreira profissional exige. Demonstre que seu perfil tem um foco e um objetivo: ser um bom profissional.

Não adicione pessoas apenas por adicionar. Seu perfil deve ser coerente. Ou seja, se o seu ramo de interesse ou de atuação é design gráfico, adicionar pessoas ou empresas que atuam na rede de educação infantil talvez não traga retornos reais. Por isso, procure por pessoas e empresas que tenham o mesmo objetivo e atuem na mesma área que você.

Powered by Rock Convert

Por último e não menos importante, aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essas técnicas não se adequam apenas aos buscadores virtuais. Elas também podem tornar o seu perfil detectável e, assim, melhorar a sua visibilidade profissional.

Qual a importância de manter o perfil atualizado

Ainda que este tópico pudesse integrar o anterior, resolvemos deixar um espaço especial para ele em virtude de sua importância. O LinkedIn proporciona um ambiente onde empregadores, contribuidores e empregados possam aprender, comunicar e alcançar objetivos em comum. No entanto, o passo inicial é a apresentação.

Você está procurando por um emprego e encontra uma oferta de trabalho como analista digital. Apesar de gostar do trabalho que tem, após esses últimos 10 anos, surgiu uma sensação de que novos ares lhe fariam bem. Contudo, ao entrar no perfil da empresa, uma série de informações está em falta.

Ainda assim, você se candidataria à vaga disponível? Não, porque o perfil daquela empresa não passa segurança e confiabilidade. O mesmo ocorre com os recrutadores do LinkedIn. Quanto mais claras e completas forem as informações providas pelo seu perfil, mais segurança e confiança você transmitirá. Nunca se esqueça disso!

Compartilhe e troque experiências em grupos

Os grupos são ambientes que proporcionam a oportunidade de apresentar, compartilhar e trocar informações de valor sobre oportunidades de emprego, uma profissão, tecnologias e formações especializadas dentro de uma área. Ele é uma estratégia fundamental para quem quer saber como usar o LinkedIn.

Por exemplo, um campo que a cada dia está mais em alta é o empreendedorismo, que abrange diversas práticas, áreas de saber e oportunidades. Os grupos do LinkedIn, desse modo, estruturam um lugar onde essas novas iniciativas estão circulando todos os dias e por meios mais diversos. Seja por um blogpost, um artigo em revista técnica ou até mesmo por novas mídias. Já pensou como um podcast sobre empreendedorismo seria de grande ajuda?

Portanto, não hesite em procurar e participar de grupos de seu interesse e que tenham grande valor para sua carreira e sua profissão. Bastar ir até à barra de pesquisa e inserir a palavra-chave sobre aquilo que você deseja e deixar o resto com o LinkedIn.

Produza e disponibilize conteúdos de valor

Uma coisa é certa: no LinkedIn, é fundamental que sejamos generosos. Isto é, compartilhe com sua rede informações sensíveis e novos conhecimentos. Ao fazê-lo, as pessoas que integram a sua rede de contatos verão não só a pessoa interessada e bem-disposta que você é, como também perceberão que você gosta de se atualizar e, sobretudo, de compartilhar aquilo que aprende.

Um dos pontos negativos das redes sociais é sua dimensão egocêntrica e individualista. Quebrar esses parâmetros, portanto, é uma postura não só bem vista como desejável pelas empresas e pelo mercado.

Ao seguir esses cinco passos que destacamos sobre como usar o LinkedIn, seu perfil deixará de ser apenas uma rede para encontrar um trabalho: ele se tornará uma ferramenta valiosa para seu networking. Ao mesmo tempo, será também um local de confiança, no qual os demais usuários possam encontrar informações valiosas sobre o mercado, conferindo visibilidade e maior destaque para sua identidade profissional.

Quer aprender mais estratégias sobre LinkedIn e empreendedorismo? Assine a nossa newsletter agora e torne-se referência!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados