2
Principais competições de e-sports do Brasil e como funciona o mercado
As competições de e-sports do Brasil são conhecidas mundo afora pelo alto nível que apresentam a cada campeonato. Nesse sentido, muitos gamers do país têm o nome consolidado no cenário internacional e outros surgem a cada ano.
Uma pesquisa feita pela Game Brasil numa parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, mostra que três a cada quatro brasileiros jogam games, o equivalente a 74,5% da população. Esse grande potencial de mercado tem espaço como fonte de renda para jogadores de todo o mundo.
Com competições oficiais, equipes treinadas e público fiel, os jogos eletrônicos estão em constante evolução e por isso formam um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos. Siga com a leitura que o Blog da Valenet te conta o que são e-sports, como funciona o competitivo e quais são os jogos eletrônicos mais populares do Brasil.
Sumário
.
- O que são e-sports e qual é a origem deles?
- O que é preciso para ser um jogador profissional de e-sports?
- Como funcionam as competições de e-sports do Brasil
- E-sports mais jogados no Brasil
- A Valenet tem a melhor internet para jogar e assistir e-sports
O que são e-sports e qual é a origem deles?
O termo “e-sports” vem do inglês eletronic sports (esportes eletrônicos) e é utilizado como definição da modalidade competitiva de jogos eletrônicos.
Por mais que os games tenham ganhado mais popularidade nos últimos anos, a origem deles remonta há mais de 50 anos. Sendo assim, em outubro de 1972 foi realizada a primeira disputa oficial de jogos eletrônicos: as Olímpiadas Intergalácticas de Spacewar.
Foi apenas em 1980, no entanto, que os e-sports passaram a ter um caráter competitivo, principalmente nos fliperamas. Nessa perspectiva, nos anos 90, a internet trouxe a acessibilidade que impulsionou o cenário dos esportes eletrônicos e favoreceu a popularização de games para computadores, como foi o caso do Counter-Strike.
Esses passos foram importantes e contribuíram para que nos anos 2000 os games fossem reconhecidos mundialmente com o surgimento das primeiras organizações, “times” que os jogadores defendem nas competições.
A Twitch, streaming especializado em games, surgiu em 2011 e tornou a transmissão de jogos eletrônicos mais popular e acessível. Desde então, o cenário de e-sports está em crescimento e a tendência é que ele se mantenha em alta nos próximos anos.
O que é preciso para ser um jogador profissional de e-sports?
Para ser um jogador profissional de e-sports é necessário disciplina, dedicação, habilidade e muito treinamento. Além disso, jogadores profissionais de e-sports devem se manter atualizados e seguir uma rotina de treinamento, como é feito por atletas de qualquer outro tipo de esporte.
Os pro players – como são chamados os jogadores profissionais de e-sports -, passam por preparações físicas e mentais para participar das competições. Tudo incluído numa rotina de treinamento personalizada preparada pelas organizações.
Esses treinamentos costumam ser realizados em gaming houses – centros desenvolvidos especialmente para essa finalidade -, e podem ter uma rotina de 8 a 12 horas diárias. Às gaming houses, sendo assim, oferecem toda infraestrutura necessária para aprimorar as habilidades da equipe, do mesmo modo que acontece com jogadores de vôlei e futebol, por exemplo.
A CBGE, Confederação Brasileira de Games e Esports, é uma entidade sem fins lucrativos responsável por representar o Brasil oficialmente na Global Esports Federation.
Nesse sentido, o cadastro de atletas brasileiros de jogos eletrônicos oferecido por essa entidade é um dos caminhos para se tornar um profissional de e-sports e fazer parte de uma das organizações do meio.
Entretanto, existem outros caminhos para quem busca seguir carreira sendo atleta de esportes eletrônicos: especializar-se em um game, contar com equipamentos de qualidade, participar de campeonatos locais divulgando seu trabalho e entrar em contato com equipes para participar de testes e avaliações, são alguns deles.
Como funcionam as competições de e-sports do Brasil
Nas competições de e-sports do Brasil, jogadores profissionais e amadores se enfrentam em torneios oficiais de diversos gêneros de games. Nessa perspectiva, as disputas podem acontecer individualmente ou em equipe, e os principais competitivos normalmente contam com transmissão ao vivo.
As competições de games, mesmo variando de acordo com o jogo eletrônico disputado e o torneio, contém algumas características comuns em sua estrutura. Sendo assim, alguns dos elementos que sempre aparecem são:
- Gamers: são os jogadores dos jogos eletrônicos. Eles podem competir individualmente, como parte de uma equipe profissional e/ou defendendo uma organização.
- Organizações: são “times” que os jogadores podem fazer parte. Elas gerenciam os gamers e esses representam a organização em torneios. Uma organização pode também estar presente em diferentes jogos eletrônicos simultaneamente, contando com gamers especializados na disputa de cada jogo.
- Liga das Modalidades: são as responsáveis por criar, organizar e promover as competições de jogos eletrônicos, assim como o regulamento de cada torneio. Normalmente, cada liga cuida de uma modalidade específica de games.
Essa tríade, juntamente com as empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos, estruturam as competições oficiais. Essas podem adotar diferentes formatos, variando de eliminatórias simples, disputas em grupo ou em ligas e muito mais.
Nos eventos que acontecem as competições de e-sports do Brasil, as partidas costumam ser transmitidas online em tempo real e os vencedores podem ganhar prêmios em dinheiro.
E-sports mais jogados no Brasil
O investimento no mercado de games no Brasil e a realização de eventos internacionais no país impulsionaram a popularização dos e-sports entre os brasileiros. Por conta desses fatores, o Brasil acabou se tornando o quinto maior mercado de games do mundo, segundo a empresa global especializada em dados de e-sports, Newzoo.
A pandemia de Covid-19 e a facilidade para acessar jogos eletrônicos e streamings de qualquer lugar e em diferentes dispositivos ampliou o número de gamers no Brasil, e pode ser um dos motivos para o crescimento do mercado.
Com o isolamento social que veio com a pandemia, as competições presenciais tiveram uma pausa, mas o mercado ganhou novos jogadores e espectadores, que podiam acessar tudo do conforto de casa.
Dentro do universo gamer existem algumas modalidades que se destacam nas competições. Segundo a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), as principais categorias de jogos eletrônicos são:
- esportes;
- battle royale;
- luta ou fighting games;
- FPS (First Person Shooters, ou Atiradores em Primeira Pessoa);
- estratégia, também chamados de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena, ou Arena de Batalha Multiplayer Online).
Dentro dessas categorias principais, alguns jogos tem o meio competitivo mais popular. A seguir, veja quais são os e-sports mais jogados e conhecidos do Brasil, e como funciona o competitivo de cada um deles.
League Of Legends
League of Legends é um jogo da categoria MOBA desenvolvido pela Riot Games. No game, dois times com cinco jogadores disputam para destruir a base do oponente. Para alcançar esse objetivo, as equipes traçam estratégias para proteger sua base, dominar o campo de batalha e derrotar a base adversária, tudo simultaneamente.
Ademais, League of Legends tem uma das maiores competições brasileiras de e-sports: o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). Em 2023, o 2º split da competição teve um pico de audiência que ultrapassou 329 mil espectadores, superando a audiência da LCS, liga norte-americana de League of Legends.
Counter-Strike
Counter-Strike é um dos jogos de FPS mais tradicionais do esporte eletrônico. Ele conta com o Counter-Strike: Global Offensive, o famoso CS:GO, que foi desenvolvido pela Valve e se tornou um dos e-sports preferidos da comunidade gamer.
O Counter-Strike tem um dos calendários mais vasto de competições internacionais entre os jogos de FPS. Nesse sentido, o CS:GO Major é o campeonato mais importante do cenário profissional desse game, e pode ser considerado a “Copa do Mundo do CS”.
No CS:GO Major, que é oferecido pela própria desenvolvedora do jogo, as principais equipes do mundo competem pelo prêmio que ultrapassa US$1 milhão.
O Brasil recebeu o primeiro mundial de Counter-Strike: Global Offensive em 2022, no Intel Extreme Masters Rio 2022 (IEM Rio 2022), disputado entre outubro e novembro, no Rio de Janeiro.
FIFA
É um jogo de esporte produzido pela EA Sports. No FIFA, o futebol é trazido para o universo dos games através de uma partida que simula um jogo com atletas dos times reais.
O principal campeonato desse game é o FIFAe Nations Cup, que conta com inúmeras etapas que classificam os competidores para a disputa. Em 2022, o Brasil foi campeão vencendo a Polônia na final. E no ano de 2023, foi bicampeão ganhando a grande final contra a Holanda.
Além disso, no Brasil existe a Liga Nacional de Futebol Eletrônico (LNFE), que foi organizada visando promover o futebol eletrônico no cenário dos grandes torneios nacionais de games. Os jogadores competem no FIFA em partidas qualificatórias de futebol online, e quem vencer avança no campeonato, enquanto quem perde é desclassificado.
As competições são separadas por console, Playstation 4 ou Xbox One, onde só podem jogar contra adversários que tenham o mesmo aparelho.
Fortnite
Fortnite é um jogo battle royale desenvolvido pela Epic Games que tem como principal objetivo ser o último jogador no mapa da arena. Para conseguir esse feito, os competidores precisam ir em busca de armas e suprimentos que vão ajudar a eliminar os adversários.
As disputas de Fortnite são organizadas pela própria produtora, e a Fortnite Champion Series (FNCS) é uma das maiores e principais competições do game, que em 2023 teve premiação de US$31 mil para o primeiro lugar.
Free Fire
É um jogo eletrônico mobile – jogado em smartphones -, produzido pela Garena. É da modalidade battle royale assim como o Fortnite, e no Brasil, desde 2019 acontece a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), um torneio que reúne as principais equipes de Free Fire do país.
Nessa competição, as equipes estão distribuídas em três divisões. No final de cada temporada, os melhores da segunda e terceira divisões sobem de categoria e os piores da primeira e segunda, caem para as categorias inferiores.
Na estreia da competição, o Corinthians foi o campeão nacional e representou o Brasil no Free Fire World Series (FFWS), onde repetiu o feito e também subiu ao lugar mais alto do pódio.
Valorant
É um jogo FPS produzido pela Riot Games com uma jogabilidade parecida com a do Counter-Strike, a principal diferença está nos personagens, que têm habilidades especiais. Por ser parecido com o CS, é comum ver jogadores migrando de um game para outro, e esse fator também justifica a rápida popularidade que o Valorant ganhou no Brasil.
A principal competição é a Valorant Champions Tour (VTC), que possui diversas etapas. A VTC Brazil acontece com 8 times e o vencedor tem a chance de disputar o Challengers Ascencion, que dá uma vaga para o VCT Américas.
A Valenet tem a melhor internet para jogar e assistir e-sports
A grande maioria dos jogos eletrônicos citados acima tem a internet envolvida em alguma etapa, seja para jogar ou até mesmo para baixar o jogo. E caso você prefira assistir as competições de e-sports do Brasil, as transmissões são feitas online em plataformas digitais, possibilitando que você as acesse de qualquer dispositivo com acesso a wi-fi.
A Valenet possui uma conexão estável e veloz que não vai te deixar na mão em nenhum momento durante as partidas ou naquele instante decisivo na final de algum campeonato. Logo, é a melhor opção para você jogar e assistir e-sports. Não perca tempo e venha dar o play com a internet dos mineiros.
fggf
Deixe um comentário