fbpx

Conheça a pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida” da Anatel

3 minutos para ler

2

Conheça a pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida” da Anatel 

A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida é uma iniciativa conduzida pela Anatel para conhecer e entender a percepção dos consumidores sobre os serviços de telecomunicações. Anualmente, milhares de consumidores são entrevistados em todo o país.

Em 2022, a Valenet foi a empresa com os clientes mais satisfeitos, entre todas as prestadoras de serviços de banda larga de Minas Gerais. Quer saber mais sobre essa pesquisa? Siga a leitura e descubra!   

Sumário

.

Como é feita a pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida”

A participação na pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida” da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, é voluntária e muito importante para a melhoria dos serviços do setor no país.

Além de questionamentos relacionados às soluções de telecomunicações e ao atendimento das empresas, o estudo aborda perguntas sobre a idade, renda e escolaridade dos entrevistados, para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico. O tratamento dos dados coletados durante a pesquisa atende rigorosamente às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. 

Nos termos do Manual de Aplicação da Pesquisa, os dados coletados pela empresa pesquisadora são enviados à Anatel e, caso a pessoa entrevistada autorize, a Anatel também os envia à empresa de telecomunicações que está sendo pesquisada. Os dados coletados podem ser compartilhados com outros órgãos públicos, desde que tenha como objetivo o interesse público.

No formato atual, a pesquisa é realizada anualmente desde 2015, e mede, simultaneamente, a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura.

Em 2021, a pesquisa passou por ajustes na metodologia, com revisão nas fórmulas de cálculo dos indicadores e alterações no questionário.

O Índice de Satisfação Geral (ISG) calculado na Pesquisa é utilizado na composição do selo de qualidade a ser atribuído pela Agência às prestadoras. Nesse caso, o Índice de Satisfação Geral (ISG) é representado no Regulamento de Qualidade (RQUAL) pelo Índice de Qualidade Percebida (IQP), que é um dos três índices que compõe o selo de qualidade, junto com o de Qualidade do Serviço (IQS) e o de Reclamações (IR).

pesquisa anatel
A pesquisa da Anatel tem o objetivo de aferir o nível de contentamento dos consumidores com o serviço recebido

A pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida” 2025

A pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida” de 2025 já está em curso. A Anatel pretende ouvir, por telefone, consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, internet fixa e TV por assinatura de todo o país.

Nesta edição, o estudo abrangerá os serviços oferecidos por prestadoras como a Valenet, a Claro e a Vivo, dentre outras.

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

14 thoughts on “Conheça a pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida” da Anatel

    1. Muito obrigado pela confiança e pelo reconhecimento! Aqui na Valenet, a gente se dedica para garantir a melhor conexão com qualidade e estabilidade que você merece. Ficar na sua companhia é motivo de orgulho pra gente. Conte sempre conosco para manter essa excelência que só a internet dos mineiros oferece!

    1. Agradecemos demais pelo feedback positivo! Nosso compromisso é oferecer um atendimento que realmente faça a diferença, com rapidez e eficiência, para que você tenha sempre a melhor experiência possível. Conte com a gente para continuar melhorando e entregando soluções de qualidade, do jeitinho mineiro que você confia!

    1. Ei, Fábio! Muito obrigado pelo reconhecimento! Aqui na Valenet, trabalhamos com muito carinho para oferecer o melhor em conectividade, sempre pensando em atender às expectativas dos nossos clientes com qualidade e confiabilidade, como um verdadeiro network mineiro. Sua confiança é a nossa maior motivação para seguir melhorando cada vez mais. Conte com a gente para continuar levando o que há de melhor em tecnologia e conexão para você e toda a sua comunidade!

    1. Muito obrigado pelo carinho e pela confiança! Na Valenet, o atendimento rápido e seguro é parte do nosso jeito mineiro de cuidar sempre bem dos nossos clientes!

    1. Ficamos muito felizes e agradecidos pelo reconhecimento! É um orgulho poder ajudar a manter tudo funcionando direitinho para nossos clientes, com aquele cuidado constante e atenção que só um time comprometido oferece. Seu elogio é um incentivo para continuarmos firmes no trabalho, sempre buscando ser nota 10 para quem confia na gente. Pode contar com a Valenet para seguir entregando qualidade e confiança, do jeitinho mineiro que a gente valoriza. Muito obrigado pela parceria e pelo voto de confiança!

    1. Muito obrigado pelo carinho e pela confiança! Na Valenet, o atendimento rápido e seguro é parte do nosso jeito mineiro de cuidar sempre bem dos nossos clientes. Comentários como o seu nos ajudam a fortalecer ainda mais nossa comunidade. Conte sempre com a Valenet para levar tecnologia de ponta e qualidade à sua porta. A sua satisfação é nosso maior sinal de que estamos no caminho certo. Muito obrigado 😀

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)