fbpx

Saiba tudo sobre o Parque Estadual da Serra do Rola Moça

5 minutos para ler

2

Tudo que você precisa saber para conhecer o Parque Estadual da Serra do Rola Moça

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais. Seus mananciais são essenciais para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sua biodiversidade é casa de espécies únicas.

Nesse postblog, você vai conhecer o parque, saber a origem do seu nome e conhecer a melhor internet da região.

Sumário

Conheça o Parque Estadual da Serra do Rola Moça

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça foi criado em 27 de setembro de 1994. Com 3.950 hectares, ele abrange os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.

O local tem uma riqueza natural exuberante e é o terceiro maior parque em área urbana do Brasil, integrando, inclusive, o Quadrilátero Ferrífero na porção sul da Serra do Espinhaço.

O local é fundamental para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já que abrange os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. 

Isso acontece porque os seus seis mananciais – Rola-Moça, Taboões, Bálsamo, Catarina, Barreiro e Mutuca – são responsáveis pelo abastecimento de água de parte da RMBH. Todos os mananciais, inclusive, são Áreas de Preservação Especial (APE) do Governo de Minas Gerais.

O Mirante do Morro dos Veados é um das atrações mais conhecidas do parque. Foto: Portal Minas Gerais

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça foi criado com a missão de preservar e conservar essas fontes de água, além de buscar harmonia entre a proteção ambiental e as atividades das comunidades que o utilizam.

Com os biomas Cerrado e Mata Atlântica, a espécie símbolo do parque é a canela-de-ema, arbusto abundante na região cuja raiz é usada para fins medicinais por populações tradicionais.

Principais atrações

Por ser tão grande e rico em biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça possui diversas atrações. Se você deseja desfrutar desse patrimônio natural, pode:

  • Fazer Trilhas: você pode desbravar o parque através das Trilhas do Cerrado, das Pitangueiras e/ou da Travessia; 
  • Contemplar mirantes: contemplação e fotografia da paisagem são atividades muito praticadas no local, já que seus mirantes proporcionam ampla visão das serras da região. Dentre os mais visitados estão: Mirante Três Pedras, Mirante dos Planetas e Mirante Morro dos Veados;
  • Praticar Mountain Bike: o parque é muito procurado para a prática de Mountain Bike devido o seu relevo e sua localização;
  • Conhecer os mananciais: o parque possui seis mananciais, sendo a visitação dessas áreas restritas à realização de atividades educativas. O Manancial Catarina e o Manancial Taboões são os mais visitados pelas escolas.

O parque possui três portarias, e os eventos realizados no local são abertos ao público e divulgados nas redes sociais.

Caso você deseje agendar atividades no local ou saber mais sobre o seu funcionamento, basta entrar em contato com a administração através dos emails educa.rolamoca@meioambiente.mg.gov.br ou perolamoca@meioambiente.mg.gov.br.

Origem do nome “Rola Moça”

O nome Serra do “Rola Moça” veio em homenagem a um “causo” imortalizado pelo escritor Mário de Andrade em um de seus poemas.

A obra conta que um casal de noivos, logo após a cerimônia de casamento, tentou atravessar a serra a cavalo rumo à sua nova morada.

Ao passarem pela borda de um grotão, o cavalo que a moça estava derrapou no cascalho e despencou ribanceira abaixo. Seu marido então, ficou desesperado, e tentando salvá-la, acabou tendo o mesmo destino fatal.

Anos mais tarde, esse mesmo poema foi musicalizado por Martinho da Vila no disco “Coração de Malandro”.

Desde então, a formação montanhosa é chamada de  “Serra do Rola Moça”.

As montanhas do parque são um dos principais cartões postais da RMBH

A Valenet conecta cidades da Serra do Rola Moça

A Valenet é a internet dos mineiros e conecta Minas Gerais com os melhores serviços de telecomunicações do estado.

    Caso você more em Belo Horizonte, Nova Lima ou Ibirité – cidades que fazem parte da Serra do Rola Moça – pode ter internet 100% fibra óptica, TV por assinatura, soluções empresariais, telefone fixo e muito mais!

    Basta clicar no botão abaixo, escolher o melhor plano para você e se conectar com a Valenet, a internet dos mineiros!

    fggf

    Deixe um comentário

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    error

    Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)