2
Dia Mundial do Doce de Leite: conheça a história da iguaria em Minas Gerais
Dourado, cremoso, suave, e muito saboroso: o doce de leite é uma das iguarias mais versáteis e amadas pelos brasileiros. Mas você já parou para pensar sobre a origem desse alimento?
Para celebrar o Dia Mundial do Doce de Leite, comemorado em 11 de outubro, a Valenet te conta tudo sobre a história dessa delícia, que viu sua produção ganhar terreno fértil em Minas Gerais.
Se você, assim, como a internet dos mineiros, também valoriza as tradições do estado, siga nesse post. Conheça a origem do doce e confira receitas deliciosas em que o ingrediente se destaca.
Sumário
.
- Origem do doce de leite
- Doce de leite mineiro
- Melhores jeitos de comer a iguaria
- Conheça a internet dos mineiros
Origem do doce de leite
A origem do doce de leite é incerta e possui muitas versões. Mas, a maioria delas, conflui em uma teoria: a criação da iguaria está ligada à rápida expansão da produção de sacarose de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV. O ingrediente começou a ser usado para preservar o leite, dando origem à essa delícia.
Na América do Sul, América Central e Antilhas, esse processo teve início a partir do século XVI. Nessa região, a paixão pela iguaria se espalhou rápido, e diversos países como a Argentina, o Uruguai e o México reivindicam para si a criação dessa delícia.
Foram, inclusive, os nossos “hermanos” que sugeriram a criação de uma data para homenagear o produto. O Dia Mundial do Doce de Leite teve origem na Argentina, mas é celebrado em muitas partes do globo.
No Brasil, o doce é um verdadeiro patrimônio cultural e tem uma forte ligação com o estado de Minas Gerais.
Doce de leite mineiro
A tradição do doce no estado remonta ao século XVIII, com a chegada dos colonizadores portugueses e a introdução da pecuária na região.
A riqueza dos pastos mineiros favoreceu a criação de gado no local, o que, por sua vez, gerou abundância de leite de qualidade. Isso estimulou bastante a produção de doce de leite em Minas Gerais.
O doce de leite mineiro é conhecido por sua qualidade e sabor inigualável, sendo considerado por muitos um dos melhores do país. A técnica de produção artesanal, utilizando leite fresco e açúcar, é passada de geração em geração, preservando muitas tradições. Isso resulta em deliciosos doces de leite caseiros.
Em Minas Gerais, a iguaria é tão importante para a cultura mineira que tornou-se um símbolo do estado. O processo de fabricação do doce de leite de Viçosa, famoso em todo o país, é reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.
Por aqui, o doce de leite costuma andar lado a lado com o queijo, outro produto típico da região. Para muitos, o sabor doce do da iguaria, combinado ao salgado do laticínio, resulta em uma combinação deliciosa. Essa dupla tornou-se uma marca registrada da gastronomia mineira, apreciada em diversas receitas e sobremesas locais.
Conheça a produção de São Bartolomeu
A Produção Artesanal de Doces em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, é uma tradição há pelo menos dois séculos. Relatos de viajantes que passaram pela região no século XIX apontam que a fabricação dessas delícias no local teve início com as marmeladas.
São Bartolomeu fica às margens do Rio das Velhas, o que, ao longo dos anos, favoreceu o nascimento e o cultivo de muitas árvores frutíferas. Acredita-se que a produção de doces tenha tido início como uma forma de os moradores conservarem o estoque de frutas e açúcares para o ano inteiro.
Atualmente, o distrito é muito conhecido pela fabricação artesanal da goiabada, mas são muitas as delícias produzidas na região, e o doce de leite não fica de fora. Inclusive, a produção de doces artesanais de São Bartolomeu é reconhecida como um bem imaterial de Minas Gerais.
Melhores jeitos de comer a iguaria
Doce de leite fica bom de qualquer jeito! Mas se você está em busca de inspirações para aproveitar essa delícia da melhor forma, o Blog da Valenet traz algumas sugestões!
Doce de leite com frutas: o doce de leite fica uma delícia com salada de frutas. E a melhor parte: é uma opção saudável! Incluir banana, morango, uva e kiwi, por exemplo, aumenta o volume da refeição sem aumentar muito a quantidade de calorias.
Tapioca: experimente montar a sua tradicional tapioca com uma colher de sopa de doce de leite e queijo minas. Uma receita simples e incrivelmente saborosa!
Cheesecake: A clássica combinação do queijo com doce de leite fica ainda mais sofisticada nesse formato. A base dessa sobremesa estadunidense, que se assemelha a uma torta, é cream cheese. Como cobertura, o doce é uma opção saborosa.
Sanduíche: disponha o doce sobre uma fatia de pão, da sua preferência. Complete com uma banana picada e um pouco de canela. Se quiser potencializar os sabores, leve por alguns minutos no fogo, forno ou na air-fryer.
Churros: a massa do churro, feita com farinha de trigo e depois frita, combina perfeitamente com o sabor do doce de leite. Ele pode ser recheado ou até mesmo mergulhado num pode com a iguaria.
Pão de queijo: outra receita que é a cara de Minas Gerais. Recheie o seu pão de queijo, de preferência ainda bem quentinho, com uma colher de sopa do doce e aproveite.
Conheça a internet dos mineiros
O doce de leite é uma iguaria que mistura tradição e mineiridade, resultando em uma combinação rica e saborosa.
Sabe quem também une a expertise de anos de prática com as raízes de Minas Gerais? A Valenet, internet dos mineiros. O provedor, nascido em Itabira, tem mais de 25 anos de história, oferecendo os melhores serviços em telecomunicações.
Internet 100% fibra óptica, planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e planos empresariais são algumas das soluções que a empresa oferece em diversas cidades de Minas Gerais. Quer saber mais? Acesse o site e conheça a Valenet!
presidentes do Brasil de Minas Gerais presidentes do Brasil de Minas Gerais
fggf
Deixe um comentário