2
Festa do Vinho de Catas Altas: veja a programação de 2024 e conheça o evento
Realizada a mais de 20 anos, a Festa do Vinho de Catas Altas é um dos eventos mais tradicionais da cidade. A celebração reúne shows musicais, apresentações culturais, exposições, e claro, muitas oportunidades de degustação da grande estrela do evento: o vinho de Catas Altas!
A Festa do Vinho de 2024 acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio, com uma programação variada. Siga no post e confira todas as atrações!
Sumário
.
- Festa do Vinho de Catas Altas 2024
- História do vinho em Catas Altas
- Conheça Catas Altas
- A Valenet tem a melhor internet de Catas Altas
Festa do Vinho de Catas Altas 2024
Entre os dias 17 e 19 de maio, de sexta a domingo, é realizada a Festa do Vinho de Catas Altas de 2024. Essa, que é XXII edição do evento, será repleta de música, cultura, gastronomia, artesanato, economia criativa, além, é claro, da atração principal: o tradicional vinho de jabuticaba, patrimônio imaterial de Catas Altas.
Confira a programação completa a seguir:
Sexta-feira – 17 de maio
- 9h: Lançamento do Roteiro Rural
- 20h: Abertura oficial do evento
- 21h30: Show de Bob Drumond
- 23h30: Show de Nando Reis
- Encerramento: Show com Retropicais
Sábado – 18 de maio
- 9h: 3º Pedal do Vinho
- 12h: Chegada do Pedal do Vinho e show de Tindolalá
- 13h: Concurso Gastronômico Saboreie com Jabuticaba
- 14h: Show de Edilene Bombom
- 15h30: Show da Banda Deck’s
- 17h30: Show de Cidade Vinil
- 21h: Show de Camila Calais
- 23h30: Show de Paulo Ricardo
- Encerramento: Show com Uzotro
Domingo – 19 de maio
- 08h: 2ª Corrida do Vinho
- 12h: Chegada da Corrida do Vinho e show de Fernando Augusto
- 14h: Show de Rock Bar
- 15h30: Show de Banduzé
- 17h: Show de Passagem in Concert
- 19h: Premiação do Melhor Vinho Tinto Suave de Jabuticaba – Patrimônio Imaterial de Catas Altas
- 20h30: Show de Raul Seixas Cover
Toda a programação acontece na Área de Eventos de Catas Altas, que conta com uma estrutura robusta e preparada para receber os visitantes. A entrada, em todos os dias da festa, é 100% gratuita!
História do vinho em Catas Altas
Durante o Ciclo do Ouro, a região de Catas Altas gerava grandes riquezas para o estado, e foi altamente povoada. Porém, com o esgotamento das minas do metal precioso, no século XIX, o arraial ficou praticamente abandonado.
Em 1868, chega em Catas Altas o Monsenhor Manuel Mendes Pereira de Vasconcelos, novo vigário da região. Ao se deparar com a situação do arraial, o padre nota a ausência de qualquer forma de cultura de subsistência. Assim, ele decide ensinar ao povo o passo a passo da fabricação do vinho.
A ideia do vigário era de que, além de ser uma forma de sustento, essa produção ajudaria a desenvolver o conceito de vida em comunidade. Ele passou para a população os saberes relacionados à plantação de videiras, épocas das podas, das colheitas, período de fermentação e armazenamento adequado para a produção de um bom vinho.
Foi a partir do desenvolvimento da vinicultura em Catas Altas que Minas Gerais saiu do anonimato na produção de vinhos. A bebida da cidade era comparada, por autoridades no assunto, com os famosos Porto e Xerez.
Quando a produção do vinho a partir da uva já estava consolidada em Catas Altas, ainda no século XIX, veio uma novidade: a fabricação do vinho de jabuticaba. Antes, a fruta era usada na região apenas para a produção de licores.
Inclusive, há entre os especialistas uma discussão sobre a nomenclatura da bebida. Por não ser feita a partir da uva, alguns estudiosos consideram que ela não pode ser chamada de vinho, e sim de fermentado. Mas o que importa é que quem provou aprova o sabor e recomenda!
A tradição do vinho de jabuticaba foi resgatada pelo produtor Anastácio de Souza, em 1949. Desde então, a presença abundante da fruta nos quintais do município deu início à ampla fabricação da bebida, gerando uma tradição que foi passada de geração em geração até chegar à tradicional Festa do Vinho, que acontece desde 2001, durante o mês de maio em Catas Altas.
Hoje, o modo de fazer artesanal dos vinhos de uva e jabuticaba de Catas Altas é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
Conheça Catas Altas
Cercada pela imponente Serra do Caraça, a cidade de Catas Altas começou com um povoamento durante o ciclo da mineração, no século XVIII, por volta de 1694. Aliás, o nome da cidade vem das profundas escavações em busca do metal precioso, que eram realizadas em cima dos morros.
Entre 1839 e 1995, Catas Altas pertenceu ao município de Santa Bárbara. A cidade foi emancipada somente em dezembro de 1995.
Além de um belíssimo centro histórico preservado, Catas Altas guarda atrações de grande valor cultural, como o aqueduto, construído em pedras encaixadas, que servia para levar água da Serra do Caraça até a cidade; e o famoso Santuário do Caraça, complexo de mais de 11 hectares que abriga uma exuberante igreja neogótica, pousada, museu e inúmeras trilhas ecológicas.
A paisagem da cidade é tão bela que já serviu de cenário para uma minissérie da Globo. A produção “Se eu fechar os olhos agora” foi filmada em Catas Altas em 2017, e está disponível no Globoplay.
A Valenet tem a melhor internet de Catas Altas
Fibra óptica de verdade com a melhor cobertura de internet de Catas Altas é com a Valenet. A provedora atende toda a região, oferecendo uma conexão rápida e de qualidade.
Além da cobertura de internet, a Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais em toda a região. Um dos combos promocionais conta ainda com a assinatura do Globoplay, onde é possível assistir na íntegra a minissérie filmada em Catas Altas.
Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Catas Altas: Valenet!
fggf
Deixe um comentário