fbpx

Guia definitivo: o que é uma cidade digital e como oferecer essa experiência ao seu município

4 minutos para ler

Filas, multas de trânsito, rotativos e muito mais! Com aplicativos, portais e novos sistemas, a tecnologia tem possibilitado que essas atividades penosas do dia-a-dia ficassem cada vez mais simples, e, da mesma forma, acontece com a comunicação entre cidadãos, serviços públicos e governo. Neste artigo, você vai entender o que é uma cidade digital e como ela pode ser parte fundamental da estratégia de gestão e inclusão de uma cidade.

O que é uma cidade digital?

O termo Cidade Digital (ou Cibercidade) abrange quatro tipos de práticas que relacionam cidades e novas tecnologias de comunicação para facilitar a experiência e inclusão do cidadão na sua vivência.

1- Projetos de representação na Web

O termo foi originado a partir de projetos governamentais, privados ou civis, que visam criar uma representação na web de um determinado lugar.

Cidade Digital, nessa definição, pode ter como parte um portal da prefeitura com informações gerais e facilitadores de serviços ou até mesmo comunidades virtuais que visam representação política sobre uma determinada área urbana, como uma associação de moradores com um fórum online para discussões.

2- Infraestrutura para inclusão digital

Em segundo lugar, entende-se por Cidade Digital, a criação de infraestrutura e acesso público à novas tecnologias e rede.

Através do acesso gratuito à tecnologia e rede, a população pode usufruir dos serviços disponíveis, em praças com Wi-Fi liberado, quiosques multimídia e telecentros. O objetivo é que toda a população tenha oportunidade de interagir com as interfaces entre o espaço eletrônico e o físico.

3- Planejamento de cidades pela tecnologia

O terceiro tipo se refere a modelagens 3D a partir de sistemas de informações geográficas (SIG) para o melhor planejamento e comunicação entre regiões. Muitas cidades no Brasil já estão se movimentando para aumentar sua abrangência e integração digital.

Utilizados para visualizar e processar dados espaciais de cidades, as simulações ajudam no planejamento e gestão do espaço, servindo como instrumento estratégico do urbanismo contemporâneo. Além disso, permitem a criação de fóruns de compartilhamento geográfico, como o Waze.

4- Cidades Virtuais

A quarta categoria é formada por projetos virtuais, como chats e fóruns não ligados ao espaço urbano.

Esses espaços, também considerados parte das Cidades Digitais, são berços de diálogos, reclamações e vivências de cidadãos.

Essas quatro definições juntas mostram os caminhos para se alcançar o desenvolvimento dos municípios através da tecnologia, no intuito de melhorar a experiência do usuário e criar uma série de facilitadores para a comunicação e resolução de problemas por parte dos cidadãos e poder público.

Quais são as vantagens em uma Cidade Digital?

As vantagens em uma Cidade Digital são diversas e oferecem um benefício mútuo entre o cidadão e a gestão pública. Confira as principais vantagens cada um desses abaixo:

Vantagens para o Cidadão

Para o cidadão, a Cidade Digital deve ser sinônimo de facilidade e comunicação.

As principais vantagens que ele possui com essa orientação, são o acesso a informações e educação online, permitindo que tenha proximidade com o poder público e com os principais serviços que usufrui no cotidiano.

Além disso, com projetos de acesso gratuito à internet, os cidadãos podem usufruir de maior comodidade e inclusão digital.

Vantagens para a Gestão Pública

As vantagens para a gestão pública estão centradas na maior conexão entre cidadão e cidade.

A gestão pública deve olhar para o ambiente digital como uma parte importante da cidade, mesmo que seja virtual, e aproveitar dele para melhorar a comunicação e o feedback de seus serviços, podendo melhorá-los sempre.

Com isso, é possível reduzir custos em comunicação e serviços, informar a população, aumentar a mobilidade e até mesmo melhorar as formas de arrecadação.

Agora que você já sabe o que é uma cidade digital, está na hora de voltar os olhos para toda as tecnologias por trás desse conceito. Elas tornam a cidade conectada e capaz de conversar e trocar informações, por meio de aparelhos ligados pela IoT. Quer saber o que é isso? Confira nosso blogpost sobre transformação digital: a Internet das Coisas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)