fbpx

História e principais atrações turísticas de Central de Minas

4 minutos para ler

2

O que fazer em Central de Minas? – Conheça a história da cidade e seus principais pontos turísticos

Central de Minas é uma típica cidade mineira com gente hospitaleira e paisagem acolhedora. O município fica no Vale do Rio Doce e tem 6.171 habitantes (IBGE 2022).

A BR-381 corta o município ao meio e liga a cidade aos principais centros urbanos do estado. Além do Vale do Rio Doce, a cidade pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Governador Valadares e Imediata de Mantena.

Nesse post, o Blog da Valenet vai te contar a história de Central de Minas e te mostrar quais são as principais atividades para fazer na cidade.

Sumário

História de Central de Minas

Foi na década de 40 que os primeiros imigrantes chegaram à Central de Minas, que, nessa época, não era chamada assim. A cidade, inclusive, teve muitos nomes que evoluíram com ela até chegar ao atual.

Segundo historiadores mais antigos, Manoel Martins Dias e Francisco Rodrigues de Araújo foram os primeiros habitantes do município. Eles fixaram residência na localidade em 1940.

Nessa época, a extração de madeira era a principal atividade econômica da região. Com a chegada de novos forasteiros, a exploração desse recurso aumentou e, à medida que as árvores foram sendo derrubadas, casas começaram a aparecer no lugar.

Por volta de 1942 surgiram os primeiros comerciantes, dentre os quais se destacaram Martinho de Paula, Joaquim Deodoro Mota, Antônio Jacinto Coimbra e Paulo Queiroz Dias. O último deles, Paulo Queiroz Dias, é considerado um dos maiores comerciantes atacadistas da cidade por ter contribuído significativamente com o crescimento dela.

Depois da construção da Capela de São Geraldo, o então povoado passou a ser conhecido como São Geraldo de Central.

Em 1951, foi construída uma estrada para Galileia, a terra da manga, com o intuito de transportar madeira. E, curiosamente, em 1952 o Delegado José Martiriano Dias, conhecido como Piranga, recebeu a visita de Juscelino Kubitschek.

O município, sob o topónimo Central de Minas, foi criado em 30 de dezembro de 1962 e em 1º de março de 1963 foi decretado feriado municipal em comemoração à instalação da cidade.

O que fazer em Central de Minas

Por mais que Central de Minas seja pequena, possui diversas atividades de lazer que podem ser interessantes para moradores e turistas. Conheça-as a seguir:

  • Conhecer o centro da cidade: o centro de Central de Minas esconde diversos tesouros para quem gosta de história. Com ruas charmosas de paralelepípedos, o centro da cidade leva os visitantes a uma viagem pelo passado do município;
  • Desfrutar da gastronomia local: assim como grande parte das cidades interioranas mineiras, a gastronomia de Central de Minas ganha o coração de todos que desfrutam dela. Na cidade há restaurantes e bares que preparam pratos tradicionais como feijão tropeiro, frango com quiabo e canjinha;
  • Participar das festas tradicionais: as festas da cidade são conhecidas na região e celebram a cultura e as tradições locais. A festa mais famosa é a de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Ela conta com missas, procissões e apresentações culturais. Mas, além dela, Central de Minas também realiza festas juninas com danças típicas e comidas tradicionais.

A Valenet tem a melhor internet de Central de Minas

A Valenet é a internet dos mineiros e conecta Central de Minas com os melhores serviços de telecomunicações do estado. 

A provedora tem internet 100% fibra óptica, soluções empresariais, telefonia fixa e diversos serviços que vão te manter conectado a qualquer hora do dia.

E tem mais, ao adquirir qualquer plano da Valenet você tem desconto na assinatura dos principais streamings do Brasil: Max, Globoplay e Disney+, além de ganhar o antivírus McAfee e o app de leitura Skeelo.

Não perca tempo e venha se conectar com a Valenet, a internet dos mineiros. Clique no botão abaixo e confira as ofertas.

Foto de Capa: Reprodução/YouTube

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)