A transformação digital revolucionou nossos comportamentos e inspirações. Antes, apenas artistas e modelos famosas ditavam tendências, influenciando as pessoas em relação ao que consumir. Até que a internet popularizou e abriu espaço para as influenciadoras de moda.
Essas mulheres inspiradoras conquistaram sucesso depois de muito trabalho e milhares de seguidores. E, nesse contexto, Minas Gerais se tornou uma verdadeira fábrica de influencers de moda. Certamente, você conhece alguma delas.
Neste post, vamos apresentar 3 influenciadoras digitais mineiras que arrasam por aí. Além disso, explicaremos um pouco melhor como é o trabalho de um digital influencer e o que você precisa fazer para se tornar um. Vamos lá?
O que é um influenciador digital
O digital influencer é aquela pessoa capaz de liderar ou influenciar um determinado grupo de pessoas virtualmente. Por meio do compartilhamento constante de seu estilo de vida, hábitos e opiniões, esses indivíduos se transformaram em fontes de inspiração para seus seguidores.
A maioria dessas pessoas era anônima e, antes de fazer sucesso, produzia conteúdo nas principais mídias sociais apenas como diversão. Mas, em pouco tempo, chamaram a atenção de empresas que viram no influenciador digital uma oportunidade para se aproximarem de seus consumidores.
3 influenciadoras de Minas Gerais
Todo influenciador digital dá seus primeiros passos na internet, mas, quanto maior o número de seguidores e maiores os contratos para a divulgação nas redes, mais espaços se abrem.
É o caso das influenciadoras de moda mineiras que nós selecionamos aqui. Elas produzem conteúdos, gerenciam empresas, lançam livros e provam que as habilidades do digital influencer não têm limites. Olha só quem são elas!
1. Camila Coelho
A mineira de Virginópolis já fazia sucesso no YouTube antes da popularização dos YouTubers. Ela criou o canal Camila Coelho em 2010, inspirada pelo canal de uma maquiadora norte-americana. Pouco tempo depois, ela criou o blog Super Vaidosa.
Seus tutoriais de maquiagem atraem seguidores dentro e fora do Brasil, chamando a atenção de marcas que a convidam para participar de suas campanhas. Em 2019, Camila resolveu investir em outro nicho e lançou sua própria marca de roupas.
2. Thássia Naves
Em 2009, ela começou sua carreira em Uberlândia com o “Blog da Thássia”, que trazia assuntos relacionados à moda e beleza. Com o sucesso de suas postagens, Thássia começou a investir em estratégias de engajamento com a criação de looks.
O sucesso foi aumentando e Thássia também se tornou conhecida no exterior, aparecendo em publicações como a Vogue Japão e Glamour Espanha como uma das mulheres mais influentes do mundo.
Em 2013, lançou uma coleção em parceria com a Riachuelo. No ano seguinte, publicou o livro “Look”, uma autobiografia. Em 2017, lançou o documentário “Thássia doc” que mostra um pouco da rotina durante a participação da influencer em semanas de moda pelo mundo.
3. Lu Ferreira
A mineira de BH é conhecida também por causa do nome do seu blog: o Chata de Galocha, lançado em 2007 para compartilhar críticas de restaurantes. Aos poucos, o blog se transformou em referência de conteúdos de maquiagem e estilo e, desde 2012, entrou para a lista dos 99 blogs de moda e estilo mais influentes do mundo.
De lá pra cá, ela se tornou mãe da Bia e investiu em sua carreira de empreendedora. Já lançou uma linha de camisetas e uma coleção de roupas e acessórios infantis. Em 2017, publicou seu livro “Chata de Galocha: um guia para aproveitar as coisas boas da vida” no qual compartilha o seu lifestyle.
Seus mais recentes lançamentos são uma linha de produtos para a pele, com máscaras e sabonetes. Lu também lançou o Método CDG, um curso para ajudar influenciadores e marcas a construírem uma boa reputação digital.
Como se tornar um digital influencer
Além desses exemplos, você certamente conhece outras histórias de influenciadores de sucesso. Que tal investir nessa carreira e se transformar em uma referência para seus seguidores? Vamos às dicas?
Defina seu público
Você precisa escolher um nicho para atuar. Afinal, não dá para se tornar um influenciador de sucesso publicando todo tipo de conteúdo ao mesmo tempo. Além disso, ter um segmento de mercado bem definido é muito útil no momento de procurar parceiros e conseguir lucrar na rede.
Compartilhe conteúdos relevantes
Você precisa produzir conteúdos que sejam úteis para o público que te segue. Imagine que você tenha um blog sobre cabelos. Tente descobrir que tipo de informação mais interessa à sua audiência: coloração? Cuidados para cabelos crespos? Cortes?
Quanto mais próximo você chegar das necessidades do seu público, maiores são as chances de influenciá-los.
Mantenha a regularidade de postagens
Ser influencer não é uma tarefa fácil. Um dos maiores desafios é oferecer constantemente um conteúdo novo para seus seguidores. Uma forma de fazer isso funcionar é criando um calendário para manter a regularidade de suas postagens. Os conteúdos constantes também criam um bom relacionamento com sua audiência.
Invista nas colaborações
Você já deve ter visto seus influenciadores favoritos participando de vídeos de outros influenciadores famosos, não é verdade? Essa é uma excelente oportunidade de expandir o alcance dos seus canais e aumentar sua audiência.
As colaborações também podem ser feitas com marcas e empresas. Sabe quando os influencers de moda “invadem” os stories de uma marca? Essas parcerias valem dinheiro!
Interaja com sua audiência
A interação com o público é fundamental para que seus seguidores acreditem em você e passem a considerar seu papel de influenciador.
Existem modos bem práticos de aproximação com sua audiência. Quer saber como? É só seguir estes passos:
- responda aos comentários em todas as suas redes sociais;
- faça lives no Facebook, YouTube ou Instagram;
- explore os recursos dos stories no Instagram: faça enquetes pedindo sugestões de conteúdos e abra a caixa de perguntas para gravar um vídeo sobre os temas mais pedidos pelo público.
Converse com parceiros locais
O caminho até o contato das grandes marcas pode ser longo. Então, comece a construir uma parceria comercial com as marcas menores e, de preferência, locais.
Antes de entrar em contato com uma empresa, crie um kit de mídia com informações sobre você, suas redes sociais e sua audiência. Não esqueça também de informar os tipos de parceria e os valores cobrados por post. Isso deixa seu contato mais profissional.
Ah! E não se esqueça de um bom plano de internet. Afinal, um influenciador que se preze está sempre conectado.
O mundo das influenciadoras de moda é cheio de glamour, mas exige muito trabalho. O importante é não desanimar e se inspirar nas histórias bem-sucedidas como as das influencers que nós apresentamos aqui.
Curtiu este post? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!