fbpx

Jogadores de vôlei que nasceram em Minas Gerais

6 minutos para ler

2

Jogadores de vôlei que nasceram em Minas Gerais e tem passagens pela Seleção Brasileira

O vôlei de Minas Gerais é um dos melhores do Brasil e é conhecido mundialmente por revelar grandes talentos. Ao longo de sua história, muitos foram os atletas do estado que chegaram à seleção brasileira e foram representar o vôlei mineiro em diferentes partes do mundo.

Nesse post, você vai conhecer jogadores de vôlei brasileiros que nasceram em Minas Gerais e já vestiram a camisa da amarelinha. Alguns deles estão marcados na história do vôlei mundial e outros são considerados os melhores da história em suas posições. Siga com a leitura para conhecê-los.

Sumário

.

Camila Brait

Camila de Paula Brait nasceu em Frutal, Minas Gerais, no dia 28 de outubro de 1988. Ela começou jogar vôlei no projeto “Meninas de Ouro” e se destacou por ser muito habilidosa.

Com 36 anos, a líbero joga no Osasco e acumula defesas históricas, jogos espetaculares e títulos inéditos. Com a camisa da seleção brasileira, foi tetracampeã do Grand Prix e essencial para a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Brait é referência para jogadores de vôlei de todo o mundo que atuam no sistema defensivo.

Carol

Ana Carolina da Silva, a Carol, nasceu em Belo Horizonte no dia 8 de abril de 1991. Ela passou sua infância em Santa Luzia, cidade da região metropolitana da capital, e começou sua carreira jogando no Mackenzie. 

Mesmo tendo apenas 1,83 – uma baixa estatura em comparação com o padrão mundial – a central acumula diversos prêmios individuais como melhor bloqueadora, e, por isso, é considerada uma das melhores bloqueadoras do mundo. Com a seleção brasileira, Carol foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e de bronze em Paris 2024.

Ricardo Lucarelli

Ricardo Lucarelli Santos de Souza, mais conhecido apenas como Lucarelli, nasceu em Contagem no dia 14 de fevereiro de 1992. Em 2012, aos 19 anos, se tornou o atleta mais jovem a vestir a camisa da seleção brasileira de vôlei.

Lucarelli já foi considerado um dos jogadores de vôlei mais completos do mundo. Vestindo a camisa da amarelinha, o ponteiro foi campeão das Olimpíadas Rio 2016 e da Liga das Nações 2021.

Juciely

Juciely Cristina da Silva nasceu em João Monlevade em 18 de dezembro de 1980. Ela se despediu das quadras em 2024 e deixou seu nome na história do vôlei brasileiro. Na seleção, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011 e foi eleita a melhor bloqueadora do Grand Prix de 2015.

Juciely tem 1,84 e jogava como central. Quando se aposentou, em 2024, ela encerrou um ciclo de 14 temporadas no SESC Flamengo.

Sheilla Castro

Sheilla Tavares de Castro é considerada uma das maiores jogadoras de voleibol de todos os tempos e uma das maiores atletas brasileiras da história. A oposta nasceu em Belo Horizonte em 1 julho de 1983 e ao longo de sua carreira acumulou títulos individuais e em equipe.

Ela se aposentou em 2022, e, com a seleção brasileira, foi bicampeã olímpica (Pequim 2008 e Londres 2012) e ganhou sete Grand Prix. Além de ter seu nome marcado na história do esporte brasileiro, Sheilla está no hall de grandes atletas do voleibol mundial. Atualmente, ela faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Gabriela Guimarães

Conhecida também como Gabi, Gabizinha e Filha do Deus do Vôlei, Gabriela Braga Guimarães nasceu em Belo Horizonte no dia 19 de maio de 1994. Para muitos especialistas, ela é uma das jogadoras mais completas da atualidade.

Gabi joga como ponteira e começou sua carreira na seleção brasileira nas categorias de base. Ao longo de sua trajetória na amarelinha, foi prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e bronze nos de Paris 2024.

    Adenízia

    Adenízia Ferreira da Silva nasceu em 18 de dezembro de 1986 em Ibiaí, Minas Gerais. Ela joga com central e foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012.

    A central perdeu a mãe aos dois anos, vítima de um aneurisma, e seu pai a abandonou. Adenízia foi adotada por Luca e Augusta e, aos nove anos, foi convidada por um professor para jogar vôlei. Um olheiro percebeu o seu talento e a introduziu no mundo do vôlei.

    Um dos seus principais fundamentos é o bloqueio, e, por isso, jogadores de vôlei de todo o mundo se inspiram no seu jeito de jogar.

    Flávio Gualberto

    Flávio César Resende Gualberto nasceu em Pimenta, Minas Gerais. Com seus 1,99 de altura, atua na posição de central e tem marca de 340 cm de alcance no ataque e 320 cm no bloqueio.

    Ele iniciou sua trajetória nas categorias de base da seleção brasileira e desde então tem recebido convocações recorrentes. Em 2015, foi medalhista de prata na edição dos Jogos Pan-Americanos, realizada no Canadá. Atualmente, Flávio é um dos jogadores de vôlei mais essenciais para o esquema tático da amarelinha.

    Tenha uma rede sem bloqueios com a Valenet

    Todos esses jogadores de vôlei nascidos em Minas Gerais levam o nome do estado para o mundo e honram o legado do esporte brasileiro.

    Em paralelo, a Valenet leva os melhores serviços de telecomunicações para Minas Gerais e conecta os mineiros com as melhores tecnologias do mercado.

    A Valenet é a internet dos mineiros e tem internet 100% fibra óptica, Wi-Fi 6, telefone fixo, TV por assinatura e muito mais!

    Ficou interessado e deseja ter a rede rápida, segura e livre de bloqueios da Valenet? Clique no botão abaixo e confira as ofertas disponíveis para a sua região!

    fggf

    Deixe um comentário

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    error

    Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)