fbpx

Julifest em Itabirito: tudo sobre a maior festa junina do interior mineiro

9 minutos para ler

2

Julifest em Itabirito: tudo que você precisa saber sobre a maior festa junina do interior mineiro

Realizada há mais de 30 anos, a Julifest de Itabirito é a festa mais tradicional da cidade! Desde a sua primeira edição, em 1991, muita coisa aconteceu para que o evento ganhasse o porte e a importância que tem atualmente.

Se você quer saber mais sobre a história da Julifest, conhecer as grandes atrações que já passaram pelo festival, e ainda conferir dicas para curtir o evento da melhor forma, continue a leitura. O Blog da Valenet te conta todos os detalhes!  

Sumário

.

História da Julifest em Itabirito

O mês de julho é especial para os itabiritenses: é época de Julifest! O arraiá ocorre anualmente, nos quatros últimos dias da segunda semana do mês, na Praça dos Inconfidentes. 

O tradicional festival está entre os eventos anuais mais aguardados em Minas Gerais, e leva shows de grandes artistas nacionais com entrada franca para toda a população. 

A primeira edição da Julifest foi realizada em 1991, idealizada pela Prefeitura Municipal de Itabirito. O evento nasceu com o objetivo de beneficiar as associações comunitárias participantes. E deu certo! O retorno foi ficando mais favorável a cada ano, tanto para a imagem da cidade quanto para as associações de bairros, que ainda são grandes protagonistas da festa.  

Além dos shows de grande escala, o arraiá tem tudo que uma boa festa junina deve ter: barraquinhas de comida típica, apresentações de quadrilha, pau-de-sebo, dança do pau-de-fita e venda do artesanato local. Com tantas atrações e um clima bem agradável, a Julifest atrai um público cada vez maior, consolidando-se como a maior festa junina do interior de Minas Gerais.  

Julifest Itabirito
A Julifest tem reúne uma média de 30 mil pessoas por dia de evento – Foto: Alexandre Calmon/Wikimedia Commons

A maior Julifest da história

Em 2023 foi realizada 30ª edição da Julifest em Itabirito, que entrou para a história como a maior de todos os tempos, marcando o centenário da cidade de Itabirito. Nos quatro dias de evento, a Praça dos Inconfidentes recebeu um público recorde de 135 mil pessoas.  

O domingo foi o dia em que mais foliões compareceram ao festival. Cerca de 40 mil pessoas se reuniram na data, para acompanhar os shows de Jorge e Mateus, Di Propósito, Tindolelê e outras atrações.  

A edição de 2023 do evento ainda contou com nomes importantes, como: Zé Ramalho, João Gomes, Pedro Sampaio, Ferrugem, Zé Felipe, entre outros. 

Além da programação especial, a 30ª Julifest ofereceu a maior premiação da história ao tradicional concurso de barraquinhas típicas, totalizando R$ 37 mil em prêmios.  

Julifest 2024: atrações confirmadas

A Julifest 2024 de Itabirito já tem atrações confirmadas. E, pelo porte dos artistas convidados, essa, que será a 31ª edição do evento, tem tudo para superar os números da festa de 2023. 

Os cantores pré-agendados para a Julifest de 2024 são: Ana Castela, Thiaguinho, Péricles, Maiara e Maraisa e Lulu Santos

Seguindo a tradição, a festa deve ocorrer na segunda semana de julho, entre os dias 11 e 14 do mês. O dia exato de cada atração ainda não foi divulgado. 

Ana Castela é atração confirmada da Julifest 2024
A boiadeira Ana Castela é uma das atrações da Julifest 2024 – Foto: Félix Alencar/GEA & Maksuel Martins/GEAWikimedia Commons

Dicas para curtir a Julifest

São quatro dias de festa e por isso é importante se programar para aproveitar tudo que a Julifest tem a oferecer. Veja algumas dicas para curtir bastante o evento, sem ter nenhuma dor de cabeça. 

Chegue cedo

A programação da Julifest começa cedo. No fim de semana, a partir do meio-dia já estão acontecendo apresentações na Praça dos Inconfidentes. Então, dê uma olhada nos shows e espetáculos que você tem mais interesse em acompanhar e chegue com antecedência para garantir um bom lugar. 

Outro ponto alto da Julifest são os cenários e a decoração, construídos especialmente para o evento. Se você chegar na festa antes do sol se pôr, poderá observar tudo com mais detalhes e tirar fotos no ambiente com uma luz muito melhor! 

Use roupas quentes e confortáveis 

Julho é o mês mais frio do ano em Itabirito. Nessa época, em pleno inverno, as temperaturas mínimas costumam ficar perto dos 12 ºC, enquanto as máximas não devem passar dos 24 ºC. Por isso, ao planejar o seu look, não esqueça de incluir um bom agasalho, calças, meias-calças, botas, e outras peças que te mantenham aquecido. 

Ah, e não se esqueça do conforto. Evite usar salto alto ou roupas muito apertadas. Afinal de contas, é comum ficar um bom tempo de pé nesse tipo de evento, além de comer e beber bastante! 

Aproveite as comidas típicas

Uma das melhores coisas de qualquer festa junina são as barraquinhas de comida típica. Na Julifest, não é diferente. A grande estrela da culinária do evento é o pastel de angu, um clássico itabiritense, que geralmente pode ser recheado com carne moída, frango, queijo e até mesmo umbigo de banana. 

Outros quitutes que fazem bastante sucesso durante o arraiá são a canjica, os caldos, os espetinhos, e claro, o delicioso tropeiro, que dá um toque extra de mineiridade à gastronomia da Julifest. 

Pastel de angu é a estrela culinária da Julifest em Itabirito
O pastel de angu é feito de polenta frita e pode ter vários tipos de recheios

Não queime a largada

Lembre-se: são quatro dias de muita festa. É claro que muita gente adora tomar uma cerveja ou alguns drinks ao lado dos amigos, mas não exagere. Afinal de contas, ninguém merece ficar de ressaca enquanto a galera curte os shows e as apresentações do dia seguinte, não é mesmo? 

Além disso, o álcool pode te deixar desatento, sonolento e com reflexos mais lentos. Apesar de a Julifest ser bem segura, é melhor sempre ter cautela. 

Segurança em primeiro lugar

A segurança é uma das prioridades do evento. Policiais militares, guardas civis e bombeiros fazem parte do corpo de policiamento da Julifest, que geralmente atua tanto na Praça dos Inconfidentes quanto nas ruas do entorno.

Mas nem por isso você deve vacilar! Fique sempre atento aos arredores. Afinal de contas, os momentos de pico da festa costumam concentrar cerca de 30 mil pessoas, e algumas pequenas confusões podem acontecer. 

O que fazer em Itabirito durante a Julifest

Nem só de festa se vive o tempo todo! Se você quer dar um tempo da programação da Julifest e respirar outros ares, o Blog da Valenet preparou uma lista de atrações de Itabirito que você pode curtir antes de ir para os shows. Confira! 

Dê um mergulho na Cachoeira Carrancas

A Cachoeira Carrancas é uma queda d’água de cerca de 10 metros de altura, que forma uma piscina natural de águas frias e rasas, ótima para banho. Ela fica há cerca de 25 km do centro de Itabirito, distância que pode ser percorrida em 40 minutos de carro. 

Como em julho é inverno em Itabirito, as águas da cachoeira podem estar bem geladas. Mas a visita ainda é válida para quem deseja se conectar com a natureza, fazer uma trilha leve e tirar fotos bem bonitas!  

Cachoeira Carrancas em Itabirito
A Cachoeira Carrancas fica no distrito de Acuruí, em Itabirito – Foto: Upslon/Flickr

Se você gosta desse tipo de passeio, pode conhecer também as Cachoeiras em Rio Acima, município que fica a menos de 30 km de distância de Itabirito. 

Faça compras na Mercearia Paraopeba

É impossível passar pela Mercearia Paraopeba sem levar alguma coisa para casa. O armazém é um dos pontos mais tradicionais de Itabirito, onde é possível encontrar um pouco de tudo. Cestos, canecas, panelas, produtos artesanais e claro, as grandes estrelas do local: os quitutes e as delícias da gastronomia.

Se você está planejando curtir a Julifest em Itabirito, pode aproveitar para comprar tira-gostos e petiscos para o seu esquenta na mercearia. Queijos variados, geleia de mocotó, alho frito, goiabada, doce de leite, pimenta defumada e outros alimentos fazem sucesso entre os clientes.  

Respire o ar puro do Parque Ecológico

Um lugar tranquilo, excelente para fazer caminhada, levar as crianças e se conectar com a natureza: o Parque Ecológico Municipal de Itabirito é a escolha certa para quem deseja respirar um pouco de ar puro durante a Julifest.

O ambiente conta ainda com um pequeno zoológico, e faz divisa com o Rio Itabirito, afluente do Rio das Velhas. Fica aberto de terça a domingo, das 6h às 22h. 

A Valenet tem a melhor cobertura de internet em Itabirito

A Julifest de Itabirito conecta a cidade com o que há de melhor em Minas Gerais: comidas deliciosas, música boa, clima de aconchego e muita animação. E quem conecta Itabirito com a melhor banda larga do estado é a Valenet

Com serviços de fibra óptica de ponta a ponta, a provedora oferece cobertura de internet em Itabirito com uma conexão rápida e de qualidade. A Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções para empresas.  

Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Itabirito, a Valenet!

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)