fbpx

Melhores filmes brasileiros para você assistir na Globoplay

9 minutos para ler

2

Saiba agora onde assistir os maiores filmes nacionais de todos os tempos

Primordialmente, o cinema brasileiro tem se destacado ao longo dos anos apresentando histórias memoráveis, personagens marcantes e simultaneamente, temas que dialogam com a realidade do nosso país.

A Globoplay, plataforma de streaming oficial da rede Globo e uma das maiores produtoras de conteúdo audiovisual do Brasil, reúne uma seleção incrível de filmes que capturam a essência da cultura e da sociedade brasileira.

Então neste postblog, vamos explorar os melhores filmes brasileiros disponíveis na Globoplay, detalhando suas tramas, personagens e curiosidades que tornam cada um deles único. Pegue a pipoca e prepare-se agora para maratonar as maiores produções do nosso país!

Sumário Entretenimento e Utilidades

Sumário

Central do Brasil

Classificação Indicativa: 12 anos

Dirigido por Walter Salles, a trama gira em torno de Dora, interpretada pela talentosa Fernanda Montenegro, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas.

Amargurada e solitária, a personagem vive uma rotina monótona até que sua vida muda drasticamente ao conhecer Josué, um menino de nove anos que, após a morte de sua mãe, se vê sozinho e em busca do pai que nunca conheceu. Juntos, eles embarcam em uma jornada pelo interior do nordeste brasileiro, repleta de desafios e autodescobertas.

Curiosidades:

  1. Este filme fez história ao garantir para Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1999, sendo a primeira artista latino-americana a conquistar esse feito.
  2. A escolha de Vinícius de Oliveira, que faz sua estreia como ator, foi um grande destaque, pois superou mais de 1500 concorrentes para o papel.
  3. Outro ponto interessante é que, durante as filmagens, algumas pessoas pediam de verdade para a Dora escrever as cartas, cenas essas que foram incorporadas a edição final do filme.

Marte Um

Classificação Indicativa: 16 anos

O longa metragem traz uma perspectiva contemporânea e social sobre a vida de uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais. Nesse sentido, o filme conta a história dos “Martins”, que tentam realizar seus sonhos em um Brasil que acaba de eleger um presidente de extrema direita.

Tendo isso em vista, cada membro da família enfrenta suas próprias batalhas: Tércia reinterpreta sua realidade após um encontro que a faz questionar sua vida; Wellington projeta suas esperanças no filho Deivinho, que sonha secretamente em estudar astrofísica, e por fim, Eunice descobre o amor e sua própria independência.

Curiosidade: A obra foi a representante oficial do Brasil no Oscar de 2023, destacando a força narrativa e relevância de suas temáticas. Certamente, a história é um retrato da luta e da resistência em um contexto político desafiador.

Carandiru

Classificação Indicativa: 16 anos

Sendo um poderoso retrato da realidade do sistema penitenciário brasileiro, o filme, baseado no livro “Estação Carandiru”, mostra a vida de um médico sanitarista que, durante os anos 90, atua no maior presídio da América Latina.

No local, ele testemunha a brutalidade, a superlotação e a desumanização dos detentos, bem como também descobre histórias de esperança e resiliência entre os prisioneiros.

Curiosidades: A produção foi um grande sucesso nas bilheteiras, atraindo quase 5 milhões de espectadores em 2003. Além disso, o longa gerou a série de TV “Carandiru – Outras Histórias”, exibida em 2005 e que explorou mais a fundo as histórias dos personagens centrais.

Gonzaga – De Pai Para Filho

Classificação Indicativa: 12 anos

Ademais, essa produção é uma biografia emocionante do icônico Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Sendo assim, o filme traça a trajetória de Gonzaga desde sua origem no sertão até seu estrelato, e em paralelo, explora a complexa relação com o seu filho Gonzaguinha.

Todavia, a história é entrelaçada com as canções que marcaram a época e que fazem parte da identidade musical brasileira.

Curiosidades:

  • Breno Silveira, o diretor, teve o primeiro contato com a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha seis anos antes, quando recebeu uma caixa de fitas cassetes onde o filho entrevistava o pai.
  • O ator Chambinho do Acordeon foi escolhido entre mais de 5 mil candidatos, marcando sua estreia nas telas.

Turma da Mônica: Laços

Classificação Indicativa: Livre

Baseado nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica: Laços” é uma aventura encantadora para todas as idades.

Quando o cachorro de Cebolinha (Floquinho) desaparece, ele e seus amigos Mônica, Magali e Cascão embarcam em uma missão adrenalizante para resgatar o cãozinho. Juntos, eles enfrentam vários desafios, enquanto descobrem o poder e a força da verdadeira amizade.

Curiosidades:

  • A Turma da Mônica é uma das maiores franquias culturais do Brasil, com um legado que abrange quadrinhos, séries e até mesmo, brinquedos e materiais escolares.
  • O filme é dirigido por Daniel Rezende, que foi indicado ao Oscar por sua montagem em “Cidade de Deus“.

Menino Maluquinho – O Filme

Classificação Indicativa: Livre

Inspirado no clássico de Ziraldo, “Menino Maluquinho – O Filme” conta a história de um garoto brincalhão que vive a felicidade da infância nos anos 60. Após a separação dos pais, ele aprende a lidar com suas emoções e aventuras ao lado de seu avô, que o leva para passar as férias na fazenda, onde o menino descobre lições valiosas sobre a vida.

Curiosidade: O personagem “Menino Maluquinho” é um ícone da literatura infantil brasileira e teve uma continuação, “Menino Maluquinho 2 – A Aventura”, lançada em 1999.

Minha Mãe É Uma Peça (trilogia)

Classificação Indicativa: 12 anos

Dona Hermínia, interpretada por Paulo Gustavo, é uma mãe divorciada e superprotetora, que não percebe que seus filhos já são adultos. Após descobrir que eles a consideram uma chata, ela decide sair de casa, desencadeando uma série de situações cômicas e reflexivas sobre a maternidade e as relações familiares.

Curiosidades:

  • O sucesso da peça teatral “Minha Mãe é uma Peça” gerou três filmes (todos eles estão disponíveis na Globoplay), atraindo milhões de espectadores.
  • Nos créditos finais, um vídeo caseiro do próprio Paulo Gustavo com sua mãe é exibido, trazendo um toque pessoal e emocional do produtor à obra.

Tropa de Elite

Classificação Indicativa: 16 anos

A narrativa segue a história do capitão Nascimento, que lidera uma equipe da Tropa de Elite do Rio de Janeiro em uma missão para pacificar o Morro do Turano. Sem sombra de dúvidas, a trama é marcada por ações e reflexões sobre a violência, bem como a corrupção presente no sistema policial.

Curiosidades:

  • Tropa de Elite foi um fenômeno nas bilheteiras, visto por quase 2,5 milhões de pessoas.
  • Antes da versão oficial sair no cinema, foi vazada uma outra versão nos camelôs, o que aumentou ainda mais a popularidade do filme na época.

Auto da Compadecida

Classificação Indicativa: 10 anos

A obra cinematográfica narra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos que enfrentam a pobreza e o cangaço em um pequeno vilarejo. A produção, que é uma adaptação da peça de Ariano Suassuna, combina comédia e drama, culminando em uma reflexão sobre fé e redenção.

Curiosidades:

  • O filme começou como uma minissérie de sucesso na TV, sendo posteriormente adaptado para o cinema, atraindo mais de 2 milhões de espectadores.
  • Ele foi filmado em locais que remetem à obra original, trazendo autenticidade à produção.
  • A sua continuação será lançada oficialmente no dia 25/12/2024.

Bacurau

Classificação Indicativa: 16 anos

Sobretudo, “Bacurau” é um thriller psicológico que se inicia com a morte de dona Carmelita. Logo após o falecimento, os moradores de um pequeno povoado no sertão brasileiro descobrem que sua comunidade não está mais nos mapas e começam a serem alvos de ataques misteriosos.

Tendo isso em vista, o filme explora a luta pela sobrevivência e a resistência de uma comunidade unida contra a opressão.

Curiosidades:

  • A obra foi aplaudida internacionalmente e traz uma crítica social poderosa sobre desigualdade e resistência.
  • A direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles trouxe um olhar inovador para o cinema brasileiro contemporâneo.

Como assistir os melhores filmes brasileiros na Globoplay?

Sabe como é possível aproveitar e assistir em alta qualidade toda essa vasta seleção de obras nacionais?

A Globoplay é a escolha certa para isso, pois atualmente, o streaming possui o catálogo mais completo de produções brasileiras. Aliás, quem é cliente Valenet, a internet dos mineiros, consegue ter acesso a todo esse entretenimento pagando um preço único e exclusivo.

Seja para se emocionar com a trajetória de vida de um artista, como Luiz Gonzaga, ou se divertir com as aventuras da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho, a Globoplay é a plataforma ideal para apreciar toda a diversidade e riqueza do cinema brasileiro.

Prepare o sofá, escolha seu filme e mergulhe nas histórias que fazem parte da nossa cultura! Clique no botão abaixo e adquira já o plano ideal para você e a sua família:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)