Você sabe o que é CDN? Esse avanço tecnológico está presente na internet que você utiliza diariamente e melhora muito sua experiência quando faz pesquisas, compras ou até mesmo quando vê filmes na Netflix, sabia?
As CDNs são redes de distribuição de dados que ajudam os sites e serviços de internet a levar o conteúdo até o usuário de forma muito mais rápida, usando servidores distribuídos em vários lugares para armazenar informações, buscando-as onde estiverem mais perto.
Para entender a importância das CDNs e como elas funcionam, acompanhe este post e confira o conteúdo que preparamos para você!
O que é uma CDN?
Uma Content Delivery Network (CDN) é, em português, uma Rede de Distribuição de Conteúdo. Trata-se de um conjunto de servidores que guardam cópias do conteúdo de outros sites em sua memória. Assim, quem visita esses sites recebe a informação do servidor que estiver mais próximo. Isso reduz o tempo de latência, que é a transferência de dados. Se o visitante acessar um conteúdo que não estiver armazenado no cache, a CDN vai buscá-lo no servidor de origem.
Sites e e-commerces usam CDN para ter mais segurança e se proteger contra ataques que afetam sua velocidade e disponibilidade ao cliente. Hoje, estima-se que mais da metade do tráfego mundial de informações na internet passa por CDNs, incluindo os sites que você provavelmente usa ou já utilizou em algum momento:
- Google;
- Facebook;
- Youtube;
- Amazon etc.
Com o avanço da tecnologia, as CDNs são cada vez mais necessárias, sobretudo na entrega de conteúdos mais pesados, como vídeos em HD e 4K, streamings de áudio, downloads de programas, jogos e atualizações de sistemas, entre outros.
Como a CDN funciona?
Sabe quando você abre um site que demora para carregar? Ou quando tenta usar um streaming de vídeo e ele fica travando em vez de rodar sem paradas? Isso significa que esses conteúdos estão com um tempo de latência alto.
A latência é medida em milésimos de segundos, mas para quem está usando a internet, a espera parece mais uma eternidade. Em alguns casos, a demora resulta em erros de carregamento ou aquela mensagem de que o site atingiu o tempo-limite. A CDN reduz o tempo de latência porque busca o conteúdo de uma fonte mais perto de você.
De forma geral, uma CDN funciona em quatro etapas. Entenda melhor a seguir.
1. Sites e serviços disponibilizam conteúdo na internet
Os inúmeros serviços que usamos — e-commerce, redes sociais, Google etc. — disponibilizam seus serviços para serem utilizados na internet por todos os usuários e clientes.
2. O usuário solicita acesso aos serviços disponíveis
Quando um utilizador acessa o serviço, os servidores da CDN são questionados e redirecionam os pedidos para o local mais próximo do utilizador, para ter um tempo de resposta menor.
3. A CDN envia os arquivos armazenados ao usuário
Recebendo o pedido, a CDN se comunica com os servidores para atender à solicitação. Aqui, três situações podem acontecer:
- os arquivos não estão disponíveis no cache, então a CDN busca a informação em seus servidores e envia ao usuário;
- os arquivos estão disponíveis no cache, sendo recuperados e enviados ao usuário;
- os arquivos estão disponíveis no cache, mas são um conteúdo dinâmico (que se altera com o tempo). Como estão fora das regras atualizadas, a CDN busca o conteúdo atual nos servidores e enviam ao utilizador.
Existe uma característica dos arquivos chamada de Time to Live (TTL) que é basicamente a definição do tempo que um arquivo ficará guardado no servidor. Quando o TTL expira, a CDN busca a atualização do registro nos servidores antes de entregá-los ao usuário. Isso evita enviar algo desatualizado ao cliente da rede.
4. O usuário sente a diferença no carregamento do site
O resultado desse processo é que quando o utilizador atualiza a página, esse novo carregamento é feito pelo ponto mais próximo da CDN, que busca o conteúdo estático em seu cache, sem ter que percorrer todo o caminho até o servidor original.
Qual a diferença para uma rede sem CDN?
Sem utilizar a CDN, a informação percorre um caminho bem mais longo até chegar ao usuário e tem que refazer esse trajeto sempre que há uma nova atualização da página. Imagine você, no Brasil, acessar um site de compras com conteúdo originário na França. É um caminho muito mais longo do que buscar informações dentro da rede em território nacional.
Por que as CDNs são importantes?
Os sites e as marcas de maior relevância na internet usam CDNs porque atendem a um público muito grande, em escala global, e precisam entregar seu conteúdo da maneira mais rápida e eficiente possível.
As empresas menores ainda não têm a exata dimensão dos benefícios de utilizar uma CDN. No Brasil, por muito tempo esse serviço foi visto como algo caro, voltado apenas para grandes empresas, pois havia apenas um fornecedor internacional de CDNs, com um custo elevado para clientes menores. Porém, hoje, felizmente, esse cenário mudou e as empresas menores têm a oportunidade de utilizá-lo.
Isso é extremamente importante porque, com a evolução da tecnologia e o aumento da velocidade da internet, o tamanho médio dos sites e páginas aumenta consideravelmente. As imagens ganharam resolução maior, mais vídeos fazem parte do conteúdo e há muito mais interatividade. Mesmo com uma conexão veloz, o tempo de carregamento fica comparativamente muito maior.
Além disso, hoje as pessoas acessam a internet de múltiplas formas. Os meios mobile superam o acesso por computadores, já que a maioria da população brasileira possui um smartphone e o uso da internet por esse meio é crescente.
Por isso, muitos sites já seguem o conceito mobile first: são desenvolvidos pensando primeiro no uso mobile. Talvez você se pergunte por que isso tem relação com a utilização de CDNs: lembre-se de que a conexão de dados no Brasil ainda tem uma qualidade muito abaixo da sua internet de casa.
Quais os benefícios de usar uma CDN?
Além do melhor desempenho e menor latência, o uso das CDNs traz muitas outras vantagens. Entre elas, estão:
- oferecer uma opção melhor que os servidores de hospedagem web tradicionais, que são um dos itens mais caros na infraestrutura de um site no Brasil;
- economizar na largura de banda, que é um limite contratado de transferência de dados. Quando ultrapassado, o site fica fora do ar;
- melhorar o Search Engine Optimization (SEO), que define o posicionamento das páginas nas buscas feitas na internet, pois a velocidade de carregamento interfere muito nesse resultado;
- ter mais segurança para suportar picos de tráfego que ocorrem em promoções como a Black Friday ou quando um post viraliza, por exemplo;
- defender-se contra DDoS: para derrubar um site, são feitos ataques maliciosos, enviando inúmeros pedidos de informação ao mesmo tempo. Isso faz com que o site “caia” ou fique muito lento por não conseguir atender a todas as requisições;
- melhorar o desempenho dos negócios, pois a velocidade de carregamento do site melhora a experiência do usuário e aumenta o número de conversões (compras efetivadas). Grande parte das pessoas abandona os sites que demoram a carregar.
Agora, você já sabe o que é CDN e como ela impacta sua vida de usuário de internet. Sem esse avanço tecnológico, a experiência dos usuários da internet seria muito diferente do que é hoje e haveria muita demora para fazer coisas simples, como uma pesquisa no Google.
Mas sua experiência será melhor com uma internet de boa qualidade, concorda? Para usar todo o benefício das CDNs e assistir a filmes, ouvir música e navegar sem travações, escolha a Valenet como seu provedor: nós temos a melhor solução para a sua casa!
Quer receber mais dicas e informações como essa? Assine nossa newsletter e tenha conteúdo atualizado diretamente em seu e-mail!