2
Raposos MG: As melhores cachoeiras e outras atrações da cidade
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem próximo à capital mineira, há uma cidade que é um verdadeiro santuário ecológico. Raposos MG é um recanto que preserva áreas verdes, inúmeras cachoeiras e muitas belezas naturais.
O Blog da Valenet apresenta, a seguir, as principais atrações de Raposos, perfeitas para quem quer curtir a natureza, e aproveitar dias de muito descanso e paz!
Sumário
.
- Raposos MG: Conheça as principais atrações da cidade
- Cachoeiras de Raposos
- Centro histórico de Raposos
- História da cidade
- A Valenet tem a melhor internet de Raposos
Raposos MG: Conheça as principais atrações da cidade
Um dos primeiros povoados de Minas Gerais, Raposos é um destino repleto de atrações. Além das belezas naturais, como cachoeiras, rios e trilhas, o município também guarda construções históricas importantes, como a primeira igreja matriz do estado: a Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Logo dá pra perceber que há muito o que fazer em Raposos MG. Conheça, a seguir, lugares, atividades e passeios imperdíveis da cidade, localizada há apenas 33 km de Belo Horizonte.
Cachoeiras de Raposos
Raposos MG é um destino muito visado por conta de sua incrível variedade de quedas d’água. São diversas opções, sempre rodeadas por trilhas, áreas verdes e paisagens deslumbrantes. Conheça, a seguir, algumas das principais cachoeiras de Raposos.
Cachoeira de Santo Antônio
Com uma queda d’água que se forma no meio de duas rochas imponentes, a Cachoeira de Santo Antônio é uma das principais atrações de Raposos. Apesar da fama, o seu acesso não é tão simples: para chegar até ela, é preciso fazer uma trilha de cerca de 9 km de ida, além dos 9 km de volta.
Formando uma ampla piscina natural, com águas claras e geladas, essa cachoeira em Raposos MG é dona de uma bela paisagem. Mas vale ter atenção na hora do banho: a queda d’água aparenta ser fraca, o que acaba atraindo muitas pessoas para próximo dela e pode resultar em acidentes e afogamentos. Para curtir esse passeio com segurança, fique próximo das bordas do poço e tenha muita atenção ao redor.
Cachoeira Janela do Céu
A Janela do Céu é uma opção mais tranquila e intimista para curtir uma bela cachoeira em Raposos. O acesso para essa queda d’água não é sinalizado. São cerca de 7 km de trilha, tanto na ida quanto na volta, totalizando uma caminhada de aproximadamente 15 km.
Com uma bela queda, rodeada por árvores e arbustos, essa cachoeira forma uma pequena piscina natural onde desemboca. Há também um poço em seu topo, onde é possível se refrescar e apreciar uma vista de cair o queixo.
Poço Azul
A cor verde-azulada desse lago em Raposos contrasta com o paredão rochoso de tons avermelhados que o circunda, criando um cenário digno de filme. Com um diâmetro de aproximadamente 8 m e cerca de 2,5 m de profundidade, o Poço Azul é formado pelo encontro de vários córregos, e conta águas limpas e uma pequena cascata.
Para chegar até o destino, é preciso percorrer uma trilha de 1,2 km, de acesso relativamente fácil. Ao longo do caminho, é possível observar pequenas corredeiras, poços, paredões e mata ciliar.
Manancial do Ribeirão da Prata
No curso do Ribeirão da Prata, formam-se diversos poços de água cristalina e própria para banho, que atraem turistas e moradores da cidade para se refrescarem nos dias mais quentes. Além do famoso Poço Azul, os poços da Barragem e das Pedras também são muito visados.
O manancial é a porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Gandarela, formado por diversos córregos e riachos. Ele nasce no município de Rio Acima e percorre grande extensão do território de Raposos, até desaguar no Rio das Velhas.
Centro histórico de Raposos
Fundada no ano de 1690, Raposos MG preserva construções e manifestações que refletem o passado. Uma boa maneira de conhecer essa trajetória é visitar alguns dos pontos turísticos e históricos da cidade. Conheça alguns deles a seguir!
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Você sabia que a primeira matriz de Minas Gerais fica em Raposos? A Igreja Nossa Senhora da Conceição foi erguida em 1690 e é uma das três igrejas mais antigas do estado. Inicialmente, a construção era de pau a pique, feita às margens do Rio das Velhas. Foi no entorno do templo que surgiu o povoado de Raposos.
Totalmente reformada a partir de 1703, a igreja preserva até hoje características da primeira fase do barroco mineiro. Seu interior é adornado com peças de ouro vindas de Portugal, móveis de cedro e obras de arte, como esculturas do célebre artista mineiro Aleijadinho.
Estação Ferroviária
A Estação Ferroviária de Raposos foi inaugurada em 1891. Entre os anos de 1928 e 1960, o local era ponto inicial para a saída de uma linha de bondes elétricos da St. John Del Rey Mining Co. Os veículos atravessavam um percurso de 9,5 k até a cidade de Nova Lima.
Em 2001, a Estação Ferroviária foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), quando também passou por uma reforma. Ainda assim, a construção ostenta, até os dias de hoje, diversos elementos originais como o piso em pedras portuguesas e portas de madeira maciça.
Ponte Pedro II
A Ponte Pedro II faz parte da estrada de ferro inaugurada em Raposos em 1891. Com 300 m de comprimento, ela fica sobre o Rio das Velhas, a 1 km da estação, no sentido de Honório Bicalho.
É interessante observar que esse trecho da estrada de ferro integra a linha ferroviária mais antiga do Brasil: seus primeiros trilhos começaram a ser construídos em maio de 1869! Após a Proclamação da República, foram retiradas as talhadeiras e parte das inscrições das iniciais do Imperador, mas ainda é possível ver um pouco do que sobrou.
História da cidade
Em 1690 foi fundado o arraial de Raposos, um dos primeiros povoados de Minas Gerais. Quem se estabeleceu no local foi o bandeirante Pedro de Morais Raposo, que, posteriormente, serviu de inspiração para o nome da cidade.
O arraial desenvolveu-se com a instalação de engenhos, que produziam alimentos como arroz, milho, feijão, cana-de-açúcar e farinha de mandioca. A descoberta de ouro em aluvião nos córregos da região impulsionou ainda mais o crescimento do povoado.
Até os dias de hoje, o local preserva manifestações culturais únicas como o Congado, a Marujada, o Moçambique, a Cavalhada, a Pastorinha, a Capoeira, a Procissão das Almas, a Folia de Reis, entre outras.
Com cerca de 16 mil habitantes (IBGE 2022), Raposos MG hoje concentra diversas comunidades de artesãos, como costureiras, costuradores de bola, lavadeiras entre outras. É lar de mais de dezoito nascentes, que conferem uma paisagem de rara beleza à cidade.
A Valenet tem a melhor internet de Raposos
A poucos quilômetros de um centro urbano movimentado como Belo Horizonte, Raposos MG é o lugar perfeito para se conectar com a natureza. E quem busca por conexão de verdade na cidade sabe que pode contar com a Valenet!
A provedora atende todo o município, oferecendo uma conexão rápida e de qualidade. Além da melhor cobertura de internet em Raposos, a Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais em toda a região.
Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Raposos MG: Valenet!
*Fonte da imagem de capa: Alisson Vinícius/Wikimedia Commons
fggf
Deixe um comentário