fbpx

Regulamentação da internet: veja como funciona e como nos destacamos!

6 minutos para ler

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é o órgão responsável por fiscalizar o trabalho das empresas prestadoras de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura. A agência também cuida da defesa dos direitos dos consumidores desses serviços, por meio da regulamentação da internet.

Essa resolução, também conhecida como Marco Civil, criou regras sobre oferta, cobrança e atendimento de serviços relativos à banda larga, incluindo também os planos de telefonia e de TV por assinatura. É importante que você tenha acesso a essas informações para garantir que seus direitos sejam respeitados em todo contrato realizado.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto. Além disso, não deixe de conferir nossas dicas de cuidados a serem tomados antes da contratação do seu plano de internet.

Regulamentação da internet: o que você sabe sobre isso?

Os direitos dos consumidores e as obrigações das empresas que prestam serviços de telecomunicação estão bem detalhados no regulamento, disponível na página da Anatel. Aqui, nós preparamos um resumo com os pontos mais importantes do documento. Confira!

Atendimento ao consumidor dos combos

Na contratação de um combo com internet, telefone e TV por assinatura, a prestadora de serviço deve oferecer ao consumidor um canal de atendimento unificado. Ou seja, o consumidor deve contar com um canal que permita a resolução de suas demandas relativas a qualquer um dos serviços contratados.

Retorno imediato em caso de atendimento interrompido

Você demora um tempo para conseguir falar com o atendente e, quando chega sua vez, a ligação cai. Muitas pessoas já passaram por isso, sem saber que é dever da empresa prestadora de serviços de telecomunicação retornar imediatamente a ligação dos consumidores sempre que houver uma descontinuidade da chamada.

Cancelamento automatizado dos serviços

A regulamentação também oferece a possibilidade de cancelamento dos serviços contratos por um canal automatizado, como site da empresa ou canal de atendimento ao consumidor via telefone. Após o encerramento do plano contratado, a operadora tem dois dias úteis para concluir a solicitação.

Depois dessas 48 horas, você não poderá ser cobrado por esses serviços. Vale lembrar ainda que, nesse prazo de dois dias, você tem a opção de desistir do cancelamento.

Obrigatoriedade sobre a velocidade da internet

A Anatel também determina regras para a qualidade da internet prevista no contrato entre os usuários e a prestadora de serviços.

Para as empresas que têm mais de 50 mil acessos, a velocidade instantânea da internet não deve ser inferior a 40% da velocidade contratada no plano. Além disso, a velocidade média não pode ser menor que 80% daquela firmada em contrato. Se você quiser medir a qualidade de sua internet, acesse o medidor da página Brasil Banda Larga.

Enquanto muitas empresas não conseguem entregar aos consumidores a velocidade de internet contratada nos planos, aqui na Valenet garantimos ultravelocidade e oferecemos aos clientes mais que o mínimo regulamentado. Aqui, disponibilizamos uma conexão 100% fibra óptica, a melhor solução quando o assunto é velocidade de internet. 

Contratação de um plano: quais cuidados tomar?

Para aproveitar o melhor que os planos de internet, telefonia e TV por assinatura têm a oferecer, também é preciso tomar alguns cuidados antes da contratação dos serviços para evitar dores de cabeça do futuro. Vamos a eles?

Entenda o consumo de internet na casa

Em alguns casos, o problema não é o sinal de internet, mas a contratação de uma velocidade que não atende às reais demandas de uso dos moradores. Quanto maior o número de moradores e o acesso a serviços de streaming e a jogos online, maior a necessidade de uma conexão veloz, por exemplo. 

Pesquise a reputação da empresa

Dê preferência aos prestadores de serviço de telecomunicações que já estão há mais tempo no mercado, pois isso é um bom indício de que o atendimento oferecido é confiável e validado por outros consumidores. O reconhecimento da empresa pela Anatel também mostra que ela segue a regulamentação.

Analise o custo-benefício do plano

Você precisa contratar um serviço que atenda às necessidades de sua casa e também caiba no seu bolso. Os combos com TV por assinatura, telefonia fixa e internet são uma boa alternativa para garantir a conectividade e o entretenimento de toda a família — e isso com um custo bem menor se comparado à contratação de cada um desses serviços individualmente.

Por que escolher a Valenet como seu provedor de internet?

A Valenet garante o respeito total ao consumidor. Estamos há mais de 20 anos no mercado das telecomunicações em Minas Gerais e atuamos em mais de 70 localidades do estado, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, com atendimentos empresariais e residenciais. Veja um pouco mais de nossa história a seguir.

Somos uma empresa reconhecida no mercado

Fazer parte da história de tantos clientes e cidades confirma a qualidade do serviço e do atendimento prestado aos consumidores. Além disso, somos o 5º maior provedor de internet do Brasil, segundo a Anatel.

Temos uma equipe especializada

Reunimos um time altamente qualificado para ajudar nossos consumidores em todas as situações. Além disso, nossos colaboradores estão sempre trabalhando para oferecer as melhores soluções nos serviços de internet, TV por assinatura e telefonia fixa.

Respeitamos a regulamentação da Anatel

Aqui na Valenet, garantimos o atendimento unificado, como determina a Anatel. Por meio do ligue grátis 106 38, por exemplo, você pode adquirir nossos serviços, obter mais informações sobre os planos contratados e até receber atendimento técnico. É possível também deixar os dados em nosso site, para que a Valenet retorne seu contato.

Oferecemos planos personalizados

Cada cliente tem necessidades diferentes. Aqui na Valenet, você encontra soluções personalizadas de serviços de internet e de combos que atendem às suas demandas de consumo.

Qualidade de conexão

Não se esqueça que oferecemos a ultravelocidade da fibra óptica, de qualidade superior aos padrões mínimos exigidos pela Anatel. Com nossa internet, é sempre fácil e rápido permanecer conectado para mandar mensagens, assistir a vídeos e jogar e acessar as redes sociais.

É preciso ficar atento à regulamentação da internet e aos seus direitos como consumidor dos serviços de telecomunicação. Por isso, esperamos que este artigo tenha esclarecido melhor essas obrigações que as empresas do ramo de telefonia, TV por assinatura e internet devem cumprir. De quebra, você ainda conferiu por que a Valenet é um dos maiores provedores de internet do Brasil!

Acerte na hora de contratar seu plano, venha para a Valenet! Entre em contato conosco e monte seu combo!

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados