fbpx

Descubra 7 formas de fazer renda extra na internet

7 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Com a expansão do digital, o mercado de trabalho viu o surgimento de novas profissões, como a programação. A tecnologia também abriu oportunidades para quem deseja ganhar uma renda extra na internet, permitindo que muitas pessoas consigam complementar o orçamento sem sair de casa.

O que esses profissionais têm feito é aproveitar o tempo livre do trabalho formal para se dedicarem a atividades online que trazem algum retorno financeiro. A boa notícia é que não faltam opções para você também aproveitar essa oportunidade.

Pensando nisso, reunimos, a seguir, as melhores alternativas para quem deseja obter renda extra com a internet. Confira!

7 maneiras de conquistar uma renda extra na internet

Nossa seleção de atividades reúne exemplos de trabalhos que você pode realizar sem sair de casa. Alguns deles talvez sejam novidade para você, mas a maioria já existia antes da internet. A transformação digital apenas dinamizou o funcionamento e facilitou a conexão entre o interessado e o prestador de serviço.

Confira, a seguir, nossa lista com 7 sugestões para você complementar o seu orçamento. Não perca!

1. Ghost writer

Já ouviu falar em ghost writer (ou escritor-fantasma)? Esse é um profissional que escreve determinado conteúdo e cede os créditos para o contratante. Ou seja, você entrega um trabalho, mas não aparece como o autor dessa obra.

Essa atividade já é muito comum na literatura, especialmente na redação de autobiografias, quando a pessoa pública tem boas histórias, mas não conta com o talento para a escrita. Aí, ela contrata alguém para escrever e, no final, o livro fica com a assinatura dessa pessoa pública, e não do escritor.

Na internet, o trabalho do ghost writer é adotado para a produção de diferentes conteúdos, como e-books, guias e postagens para páginas institucionais. Você pode oferecer o seu trabalho em sites como o 99Freelas e o Buscafreela.

2. Produção de conteúdo

O uso constante das redes sociais pelos consumidores fez com que as empresas mudassem as estratégias de abordagem dos clientes. Para isso, elas vêm apostando em conteúdo, produzindo materiais que tragam mais informação e conhecimento a esses consumidores.

Geralmente terceirizado, esse é um trabalho freelance com excelentes oportunidades. Você pode atuar redigindo conteúdo para redes sociais, produzindo vídeos, realizando entrevistas etc. 

O segredo é dominar as técnicas de marketing digital. Uma boa maneira de aprender mais sobre esse assunto é com a Rock University. Ela oferece cursos gratuitos e pagos na área e para a produção de conteúdo na web.

3. Google AdSense

Se você já tem uma página na internet, temos um plano para você aproveitar seu site para ganhar uma renda extra exibindo anúncios do Google AdSense. Já reparou nas propagandas que aparecem nas laterais e no topo de uma página quando você visita determinados sites? É assim que essa ferramenta funciona. 

Quanto maior o número de cliques dos visitantes de sua página nesses anúncios do Google, mais dinheiro você recebe. Para utilizar a ferramenta, é preciso fazer um cadastro no Google AdSense e escolher os anúncios que serão exibidos em sua página.

Também existem outras plataformas que podem ajudar você a ganhar uma renda extra com o seu site, como a Monetizze e a Hotmart.

4. Narração de livros em áudio

Com a rotina cada vez mais agitada, muitas pessoas têm optado por ouvir os livros, em vez de lê-los. Você pode obter uma renda extra trabalhando nesses audiobooks ao fazer a narração dos livros. A principal plataforma para esse tipo de trabalho é a UBX. Você encontra a oferta de um autor, envia o áudio de teste e, se ele aprovar, já pode começar a fazer as gravações.

5. Edição de fotos e vídeos

Se você ama fotografia ou tem alguma habilidade na produção de vídeos, uma forma de aumentar o orçamento sem sair de casa pode ser o serviço de edição

As pessoas têm feito cada vez mais fotos e vídeos, mas nem sempre têm talento e paciência para realizar ajustes que melhorem a qualidade desses materiais. Empresas também precisam dos serviços de um bom editor de imagens.

O ideal é que, com o tempo, você adquira programas que ajudem você a profissionalizar o serviço. Assim, antes de investir em equipamentos caros, comece com as ferramentas disponíveis em aplicativos de celular.

6. Venda em e-commerce

O e-commerce é a melhor alternativa para quem tem o perfil empreendedor e deseja oferecer produtos ou serviços pela internet. Ele funciona como uma loja, mas com a vantagem de estar disponível para os consumidores todos os dias.

Se você já tem alguma habilidade que pode render um bom dinheiro, como artesanato, produção de doces ou salgados, confecção de roupas e acessórios ou talento para penteados e maquiagens, transforme a internet em sua vitrine. E nem é necessário criar um site para isso, já que você pode vender pelo Instagram.

Caso ainda não tenha descoberto o seu talento para a criação de produtos e oferta de serviços, que tal aproveitar para comercializar roupas e outros itens que estão parados em casa? Sites como o Enjoei e o Mercado Livre unem pessoas interessadas em ganhar uma renda extra com a venda desse tipo de produto e compradores.

7. Criação de conteúdo para blog

A produção de conteúdo não está restrita apenas às redes sociais. Existe uma alta demanda de freelancers para a criação de textos e vídeos de blogs institucionais, por exemplo. Páginas como a Vivilia e o Textbroker conectam você às empresas que procuram um produtor de conteúdo para blog.

Se você já domina um assunto específico, pode criar artigos e oferecê-los para clientes na plataforma Escrever.com. Assim que envia seu trabalho, ele é avaliado. Caso esteja dentro das regras, fica exposto na vitrine da página.

Também é possível produzir conteúdo para o seu próprio blog. Além de poder ganhar uma renda extra com a publicação de anúncios, dá para conquistar anunciantes para o seu espaço e postar conteúdos patrocinados à medida que sua página se torne conhecida. 

Para isso, escolha um tema do seu interesse. Quanto mais específico for o assunto, maiores as chances de conquistar uma audiência que vai interagir com seu blog.

Além desse ponto, a boa escrita e o uso das técnicas de marketing de conteúdo em seus textos são fundamentais. Também não se esqueça de criar um layout convidativo e que se relacione com a temática do seu blog.

Esses 7 exemplos de alternativas para fazer renda extra na internet mostram como o ambiente online pode ajudar você a incrementar seu orçamento. A tendência é que a procura por produtos e serviços no ambiente online seja cada vez maior, o que aumenta as suas chances de sucesso. Com a experiência acumulada, se quiser, seu trabalho de freelancer ocasional pode se transformar em uma atividade em tempo integral.

Compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus contatos a descobrir novas alternativas para aumentar a renda! 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados