fbpx

Saberes do Rosário são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil

4 minutos para ler

2

Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil

Os Saberes do Rosário são uma tradição milenar que valoriza e mantém viva a cultura afrodescendente do Brasil. Eles são passados de geração a geração e diversas cidades do país tem os Reinados, Congados e Congadas como parte importante de seu folclore.

Entendendo a importância cultural dos Saberes do Rosário, o Iphan os declarou Patrimônio Cultural do Brasil no dia 17 de junho. A seguir, você vai entender o que eles são, porque são tão importantes para Minas Gerais e o processo que os imortalizou na cultura brasileira.

Sumário

Saberes do Rosário se tornam Patrimônio Cultural do Brasil

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou os Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Esse conselho é o órgão colegiado de decisão máxima do Iphan, responsável pelo exame, apreciação e decisões relacionadas à proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

A decisão de tornar os Saberes do Rosário Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil foi aprovada por unanimidade e aconteceu durante a 109ª reunião do órgão colegiado em Brasília. Em Belo Horizonte, representantes da comunidade reinadeira e congadeira acompanharam a reunião através de videoconferência e festejaram muito a conquista.

Segundo o Iphan, o reconhecimento tem caráter reparador e histórico, e representa um pacto entre os governos e as comunidades detentoras desses saberes para a preservação da tradição.

O que são os Saberes do Rosário?

Segundo o Iphan, os Saberes do Rosário são um conjunto de práticas culturais, espirituais e sociais que envolvem a devoção a Nossa Senhora do Rosário e a outros santos de devoção como São Benedito e Santa Efigênia. Entre os elementos que os compõem estão cânticos, danças, cortejos, rezas e a coroação de reis e rainhas do Congo.

Essas manifestações culturais são organizadas a partir da ancestralidade afro-brasileira e por isso são tão importantes para o legado cultural do país.

Além do período festivo, os Saberes do Rosário são vivenviados no cotidiano de milhares de pessoas, já que seus conhecimentos são passados de geração a geração com a incorporação de aspectos materiais, espirituais e simbólicos que conectam seus participantes à sua ancestralidade africana.

Qual a importância deles para Minas Gerais?

Os Saberes do Rosário estão presentes em Minas Gerais, Goiás e São Paulo, sustentados por comunidades que mantêm viva a tradição herdada de povos africanos escravizados. 

Em Minas Gerais, a força dos congados é visível em festas, cortejos e celebrações religiosas, e o reconhecimento nacional reforça o papel dessas manifestações como pilares de resistência cultural e identidade coletiva.

No estado, os Saberes do Rosário estão presentes em mais de 330 municípios, valorizando e mantendo viva a cultura afro-brasileira. Esse número representa mais de 80% das localidades em que a manifestação cultural é praticada.

As cidades Minas Novas, Chapada do Norte, Ouro Preto, Uberlândia e Montes Claros são palco de alguns dos congados mais tradicionais do estado.

A Valenet conecta Minas Gerais

Enquanto os Saberes do Rosário conectam Minas Gerais com as raízes da cultura afro-descendente, a Valenet conecta o estado com o futuro.

A Valenet é a internet dos mineiros e está presente em mais de 120 localidades de Minas Gerais levando tecnologia de ponta, internet 100% fibra óptica, TV por assinatura, Wi-Fi Mesh, soluções empresariais, telefone fixo, Wi-Fi 6 e muito mais.

Com a Valenet você pode conectar a sua casa e o seu negócio com as melhores tecnologias do mercado, além de ganhar:

  • desconto nas assinaturas de Max, Globoplay e Disney+, 
  • o anti-vírus McAfee e o aplicativo de leitura Skeelo;
  • oferta especial na assinatura do Deezer.

Ficou interessado? Clique no botão abaixo e confira as ofertas disponíveis para a sua região!

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)