fbpx

Segurança nos negócios: dicas de proteção contra ataques cibernéticos

5 minutos para ler

.

1

Segurança nos negócios: dicas de proteção contra ataques cibernéticos

Em um cenário cada vez mais digital, sofrer ataques cibernéticos e sair no prejuízo torna-se uma ameaça mais real a cada dia. Constantemente, incidentes envolvendo hackers e vazamento de dados colocam em xeque a segurança nos negócios e trazem à tona a vulnerabilidade dos sistemas conectados à internet. 

Descubra, a seguir, as principais consequências dessas ofensivas e veja como proteger sua empresa ou organização desse tipo de investida.  

Sumário Internet B2B: Saiba Como Aplicá-la na Sua Empresa?

Sumário

Os riscos de ataques cibernéticos em empresas

Em situações de investidas contra pequenas empresas ou pessoas físicas, os crimes cometidos em ataques de hacker podem acarretar prejuízos financeiros, roubo de identidade e de dados corporativos, entre outras adversidades. 

Quando ataques cibernéticos são direcionados a instituições que carregam dados sensíveis, como órgãos do governo ou grandes empresas, os riscos são ainda mais evidentes. Além de gerar prejuízos financeiros, possíveis vazamentos de informações confidenciais também afetam diretamente a confiança dos cidadãos ou clientes dessas organizações. 

De acordo com Thiago Andrade, gerente Operacional da Valenet, operadora regional de telecomunicações, “os efeitos desses ataques são devastadores, por isso é urgente adotar medidas preventivas e estratégias de defesa contra essas ameaças cibernéticas”. 

Pessoa assina contrato de segurança nos negócios

No primeiro semestre de 2023, o Brasil sofreu cerca de 328.326 ataques cibernéticos, o equivalente a 41,78% de todos os ataques na América Latina. Os dados foram aferidos pela NETSCOUT, uma empresa de soluções de cibersegurança dos EUA. 

Nesse sentido, algumas medidas de segurança da informação tornam-se imprescindíveis para superar ameaças virtuais. Veja a seguir as principais formas de se proteger contra os ataques de hackers. 

Como se proteger de ataques cibernéticos

Pensando em ajudar na prevenção de ofensivas virtuais, a Valenet apresenta as principais medidas de segurança nos negócios para proteger contas e dados na rede mundial de computadores. Confira em seguida!

Adotar uma abordagem proativa de segurança nos negócios 

A primeira recomendação dos especialistas da Valenet, é para que você ou sua empresa se antecipem aos incidentes, promovendo a atualização regular de sistemas operacionais e softwares. Para contas individuais ou familiares, os planos da Valenet oferecem o antivírus McAfee, que detecta e elimina programas de software maliciosos. Veja como ativá-lo aqui

Do mesmo modo, para para garantir a proteção de organizações, a implementação de políticas de segurança robustas torna-se necessária. A utilização de firewalls bem configurados, como os que são disponibilizados em planos empresariais da Valenet, promove prevenção e mitigação de ataques, barrando o tráfego malicioso. 

Realizar backups regulares

Backups são cópias de segurança, geralmente criadas para arquivos muito importantes que não podem se perder. Portanto, a manutenção de cópias de dados críticos na nuvem é uma medida fundamental para reduzir os impactos de possíveis ataques de sequestro de dados, conhecidos como Ransomware.  

Realização de backup de segurança

Conscientizar funcionários sobre ameaças

No caso de empresas ou órgãos do governo, a atuação cautelosa de funcionários e colaboradores é essencial para prevenir ataques virtuais. Dessa forma, a realização de treinamentos ensinando práticas seguras de navegação na internet e gerenciamento de e-mails é altamente recomendada para a proteção contra essas ofensivas.  

Criar planos de resposta

Ainda que as organizações contem com uma atuação proativa contra os ataques cibernéticos, incidentes podem acontecer. Por isso, nesses momentos, é importante ter um plano de resposta para mitigar os prejuízos e garantir uma resposta eficaz e rápida em caso de violação de segurança nos negócios.  

É fundamental uma atuação conjunta das organizações e empresas especialistas em tecnologia na implementação de medidas de segurança cibernética robustas, investindo em recursos adequados para proteger os dados sensíveis e garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais.” – conclui o gerente Thiago Andrade

A Valenet reforça o seu apoio às empresas e administrações governamentais para as quais presta serviços, oferecendo suporte às equipes de TI e Gestão sempre que necessário. Além disso, a empresa de telecomunicações dedica investimentos constantes em treinamento e desenvolvimento de soluções de conectividade com foco em segurança da informação.  

Conheça todos os serviços da Valenet para sua empresa e garanta mais segurança para os seus negócios!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Comente o que você achou deste post 😉
Sentiu falta de algo no post e/ou quer sugerir novos temas pro blog? Escreva todas as suas dicas aqui 😄
Posts relacionados
error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)