2
Séries e filmes com protagonistas negros para assistir no streaming
Durante muitas décadas, as principais histórias contadas pelas grandes produtoras de audiovisual estiveram focadas em personagens majoritariamente brancos. Alguns esforços para mudar essa lógica tem sido empreendidos nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a percorrer em busca da igualdade nesse universo.
Nesse sentido, produções com atores, diretores e roteiristas negros buscam trazer mais diversidade para as telinhas e telonas, o que faz com que cada vez mais pessoas possam assistir aos conteúdos e se sentirem representadas.
Na semana da Consciência Negra, o Blog da Valenet preparou uma seleção especial de séries e filmes com protagonistas negros. São diversos tipos de narrativas, de importantes documentos históricos a tramas ficcionais leves e divertidas, que exaltam a diversidade no cinema e no audiovisual. Ficou curioso? Confira a seguir!
Sumário
.
- Filmes com protagonistas negros
- Séries com protagonistas negros
- Onde assistir séries e filmes com protagonistas negros?
Filmes com protagonistas negros
A temática negra perpassa muitos dos filmes com protagonistas pretos desta lista, mas suas histórias não se resumem à questão racial. A seguir, você confere longas-metragens dos mais variados gêneros cinematográficos, que tem um aspecto em comum: são estrelados por pessoas negras com muita maestria e talento!
Corra!
Nesse longa-metragem de suspense, acompanhamos a história de Chris, um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca, Rose. À medida que ele passa a conviver com esse núcleo familiar, começa a reparar alguns comportamentos muito estranhos e perturbadores da parte deles, e então, só lhe resta uma alternativa: tentar escapar a todo custo.
Dirigido e roteirizado por Jordan Peele, o filme é estrelado por Daniel Kaluuya. Em 2017, levou quatro indicações ao Oscar!
Onde assistir: Telecine
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, Moonlight mostra a história de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade de Miami, em três momentos de sua vida: do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas.
Estrelado por nomes como Trevante Rhodes, André Holland, Janelle Monáe, Ashton Sanders, Jharrel Jerome, Naomie Harris e Mahershala Ali, a produção foi escrita e dirigida por Barry Jenkins.
Onde assistir: Max
Medida Provisória
Em um futuro distópico, o governo brasileiro aprova a criação de uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África, na intenção de retornarem a suas origens. O decreto afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, bem como a de seu primo, o jornalista André.
Essa trama brasileira é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação. O longa foi dirigido por Lázaro Ramos e conta com as grandes atuações de Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge.
Onde assistir: Globoplay
Marte Um
Deivinho é o filho mais novo da família Martins, que sonha em se tornar astrofísico para participar de uma missão de colonização de Marte. Seu pai, porém, tem outros planos: ele deseja que o garoto se torne um grande jogador de futebol.
A história do filme Marte Um se passa na periferia de Contagem, e apresenta desafios sociais e econômicos comuns à muitas famílias da classe trabalhadora brasileira. A produção é dirigida por Gabriel Martins e foi considerada o melhor longa-metragem brasileiro de 2022 pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Onde assistir: Telecine
King Richard: Criando Campeãs
No longa metragem King Richards nós conhecemos a história das tenistas multicampeãs Serena e Venus Williams. Esse filme de protagonismo negro foca na história do pai das garotas, Richard Williams, um homem determinado a fazer de suas filhas futuras campeãs, e que, para isso, não mede esforços e utiliza métodos pouco convencionais.
A produção é protagonizada por Will Smith, papel que rendeu ao artista o Oscar de Melhor Ator em 2022.
Onde assistir: Max
Ritmo de Natal
Se você ama o clima natalino e quer ver a festa brasileira representada nas telinhas, precisa conhecer o longa “Ritmo de Natal”. A trama acontece ao redor de um jovem casal apaixonado que vem de realidades distintas: ela é cantora de funk e ele violinista clássico.
Os pombinhos decidem passar o 25 de dezembro em uma casa de campo, sem a presença de nenhum parente. Porém, o plano acaba sendo frustrado e o encontro entre as famílias de ambos acabam gerando alguns choques de realidade.
Esse longa tem a atriz Clara Moneke como protagonista e conta também com grandes atuações de Isacque Lopes, Vilma Melo, Paulo Tiefenthaler e Taís Araujo.
Onde assistir: Globoplay
Ali
O longa Ali retrata a vida de um dos boxeadores mais reconhecidos no esporte. Depois de iniciar sua carreira como Cassius Clay, o atleta tornou-se ainda mais célebre quando se converteu ao islamismo, passando a adotar a alcunha de Muhammad Ali, e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.
O drama de 2001 é estrelado por Will Smith, que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator pelo papel em 2002.
Onde assistir: Telecine
A Cor Púrpura
Nessa versão musical de A Cor Púrpura, adaptada do romance homônimo de Alice Walker, acompanhamos a história de Celie, uma mulher afro-americana que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século XX. Ela tenta superar os traumas deixados pelos abusos de seu pai e de seu marido ao longo dos anos, e, para isso, se apoia na força de um grupo de mulheres com quem constrói uma irmandade.
O longa conta com as atuações de Fantasia Barrino, Halle Bailey Colman Domingo, Taraji P. Henson, Danielle Brooks, Corey Hawkins e H.E.R.
Onde assistir: Max
Marighella
Com o protagonismo de Seu Jorge, o filme Marighella acompanha a vida do guerrilheiro que foi um dos principais nomes da resistência contra a ditadura militar no Brasil. O longa acompanha os principais passos do escritor e político, até sua morte em uma emboscada, em 1969.
Além do protagonismo de Seu Jorge, o filme tem no elenco grandes atores como Adriana Esteves, Bruno Gagliasso e Humberto Carrão, além de marcar a estreia de Wagner Moura como diretor.
Onde assistir: Globoplay
Saint Omer
As trajetórias de duas mulheres negras se encontram e se confundem no tribunal de Saint Omer, na Normandia: Laurence Coly, uma imigrante senegalesa, está em julgamento acusada de matar a sua filha de 15 meses por deixá-la em uma praia para se afogar, sem a ajuda de ninguém.
Enquanto isso, Rama, uma autora best-seller, é responsável por cobrir os acontecimentos da corte, na promessa de encontrar inspiração para o seu próximo livro, mas as coisas não saem como o esperado. O longa é protagonizado por Guslagie Malanda e Kayije Kagame.
Onde assistir: Telecine
Séries com protagonistas negros
A busca pela representatividade nas telas não fica restrita ao universo cinematográfico. Inúmeros seriados, assim como os filmes, também contam com o protagonismo negro, grandes elencos e excelentes trabalhos de direção e roteiro. Conheça algumas indicações do Blog da Valenet a seguir!
Insecure
No seriado Insecure acompanhamos as melhores amigas Issa e Molly chegando à casa dos 30, enquanto elas lidam com as dificuldades do cotidiano e tentam se manter fortes o tempo todo. Entre problemas amorosos e dificuldades na carreira, elas sempre acabam enfrentando situações desconfortáveis relacionadas à cor de sua pele.
A produção conta com cinco temporadas e interpretação das atrizes Issa Rae e Yvonne Or.
Onde assistir: Max
Mulheres do Movimento
A minissérie Mulheres do Movimento retrata a força das mulheres que lutaram pelos direitos civis e raciais nos Estados Unidos na década de 50. A produção é inspirada no caso real da morte do adolescente preto Emmett Till, de 14 anos, que foi linchado e torturado por homens racistas.
Na ocasião do enterro, sua mãe fez questão de deixar o caixão aberto para que as pessoas vissem o rosto desfigurado do filho. Isso gerou grande repercussão nos Estados Unidos e contribuiu para o crescimento do movimento pelos direitos civis.
O seriado conta com grandes nomes em sua produção, como rapper Jay-Z e o ator Will Smith. No elenco, Adrienne Warren, Tonya Pinkins e Cedric Joe fazem grandes atuações.
Onde assistir: Globoplay
I May Destroy You
A jovem londrina Arabella tinha a vida nos trilhos: segura de si, com um grande grupo de amigos, um namorado na Itália e uma próspera carreira de escritora. Mas o que era para ser uma saída tranquila com seus colegas acaba tornando-se um pesadelo em sua vida: a garota descobre que foi drogada e abusada sexualmente, e começa uma jornada para entender o que aconteceu.
A 1ª temporada da série, de 2020, conta com 12 episódios e é estrelada por Michaela Coel, que também é roteirista da história.
Onde assistir: Max
Resistência Negra
Desde a chegada dos primeiros africanos, sequestrados no período das Grandes Navegações, até 2022, quando a Lei de Cotas entra em revisão no Brasil, a trajetória, a resistência e a persistência da população preta ganham os holofotes na série Resistência Negra.
A produção conta com cinco episódios e apresentação do cantor e ativista mineiro Djonga e da cantora Larissa Luz. Compartilhando a história dos movimentos negros no Brasil, importantes nomes e personalidades sganham destaque na minissérie, em uma narrativa contada pela população negra com todas as características de sua pluralidade.
Onde assistir: Globoplay
A Black Lady Sketch Show
Quatro mulheres negras e outras estrelas convidadas interpretam dezenas de personagens diferentes em A Black Lady Sketch Show. A produção é mais do que um simples compilado de esquetes: conta com um arco principal, ao qual as cenas curtas se intercalam, com direito até a até à cliffhanger.
Esse é um seriado de comédia original da HBO criado pela atriz e comediante Robin Thede, que recebeu três indicações ao Emmy em 2020: Melhor Programa Humorístico (Esquetes), Direção em Programa de Variedades e Atriz Convidada em Série Cômica, para Angela Bassett.
Onde assistir: Max
Cidade dos Homens
A série Cidade dos Homens é um spin-off do filme de mesmo nome que foi sucesso de bilheteria. Na produção, acompanhamos a infância e adolescência de Laranjinha e Acerola ao longo de quatro temporadas. Os garotos de 13 anos enfrentam, entre outros problemas, o poder do tráfico de drogas e a falta de dinheiro.
Estrelado por Darlan Cunha e Douglas Silva, o seriado foi ao ar entre os anos de 2002 e 2005, e conta com 19 episódios.
Onde assistir: Globoplay
South Side
Dois amigos recém-formados em faculdades comunitárias estão começando a ganhar a vida em Chicago. O sonho da dupla é conquistar uma ascensão social que os tire da pobreza, mas tudo que conseguem são trabalhos medíocres e esquemas fraudulentos e insalubres, que muitas vezes beiram o ridículo.
O show rendeu três temporadas no Comedy Central e é protagonizado por Sultan Salahuddin (Black-ish) e Kareme Young (The Chi).
Onde assistir: Max
Onde assistir séries e filmes com protagonistas negros?
Você deve ter reparado, ao longo dessa lista, que as séries e filmes selecionados estão nos streamings da Max, do Globoplay e do Telecine. Não por acaso, essas são algumas das plataformas mais famosas do mercado, ideais para assistir o que há de melhor na produção audiovisual do Brasil e do mundo.
E a melhor parte é que se você é de Minas Gerais e mora em uma das cidades atendidas pela Valenet, a internet dos mineiros, pode ter acesso a esses streamings por valores promocionais e ofertas exclusivas.
Além de combos de internet com o serviço, a Valenet oferece telefonia fixa, TV por assinatura, Wi-fi Mesh e Wi-fi 6 e soluções empresariais.
Acesse o site, conheça nossos serviços e adquira combo de internet + streaming ideal para você e sua família!
.
fgsobre saúde mental
Deixe um comentário