fbpx

Você sabe o que é FOMO? Veja como evitar e cuidar da saúde mental

3 minutos para ler

Você sabe o que é FOMO? Infelizmente, a cada dia, o mundo virtual está se tornando um espaço pouco saudável para as pessoas. A hiperconectividade acaba gerando alguns sintomas, como ansiedade, irritação, inquietação, e outros problemas que a longo prazo podem ser muito prejudiciais para a saúde. 

Eles podem surgir por diversos motivos, e o jeito mais fácil de identificar é o momento em que a rede social deixa de ser um espaço prazeroso para navegar, mas você sabe qual pode ser uma das causas do seu incômodo? Continue lendo. 

A FOMO em prática no cotidiano 

Você já sofreu ansiedade por não conseguir acompanhar todos os assuntos que estão sendo falados e discutidos na internet? O medo constante de perder o que está acontecendo online é chamado de síndrome de FOMO. 

A sigla em inglês significa “Fear Of Missing Out”, ou seja, é o medo de ficar de fora das discussões mais quentes na internet. Acontece que, além de prejudicar a vida pessoal, esse sentimento pode até impactar a sua rotina de trabalho. 

Se você é um tipo de pessoa que precisa estar conectado em qualquer ocasião, é hora de rever a sua relação com a internet. Por exemplo, a necessidade de checar as redes sociais a todo momento pode indicar um sinal de que algo precisa ser alterado.  

Dicas para evitar a FOMO

É um desafio filtrar o excesso de conteúdos disponíveis na rede, mas existem algumas formas adequadas de evitar a FOMO e ter uma vida online mais equilibrada. Veja só alguns exemplos que separamos: 

– Valorize o tempo fora da internet: Você não precisa ficar conectado(a) o dia inteiro, estabeleça horários para o uso das plataformas e evite ficar ao celular até a hora de dormir. Quer uma dica? Aproveite o verão e faça atividades ao ar livre, marque um encontro com os amigos e passe mais tempo com a família. 

– Reduza o uso de redes sociais: Dentro do seu cronograma diário, estabeleça momentos para fazer outras atividades com a internet, como ler livros, ouvir músicas, assistir filmes etc. Assim, você pode descansar a mente e focar em outros assuntos.  

– Crie uma rede de apoio:  Uma boa forma de controlar esta ansiedade é conversando sobre esse assunto com outras pessoas. Em muitos casos, amigos, familiares ou conhecidos podem estar desenvolvendo os sintomas da FOMO, mas não sabem como lidar com o problema. 

A Valenet acredita que para aproveitar o melhor da navegação, a sua relação com a internet precisa ser saudável. Para melhorar a sua experiência, os nossos pacotes contam com acesso gratuito aos aplicativos Deezer e Skeelo, você sabia? 

Assim, é possível se desconectar das redes sociais e aproveitar o melhor da música e da literatura. Entre em contato com a gente e assine já!

Posts relacionados
error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)