Não há dúvidas que o WhatsApp Messenger é um dos aplicativos mais queridos dos brasileiros. O app foi criado em 2009 e desde então, trouxe diversas facilidades para a nossa vida, inclusive para pequenas empresas.
Com 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, esse é o lugar certo para as empresas iniciarem uma comunicação solicitada, de forma dinâmica e prática. Porém, para administrar os contatos, manter um alto padrão de atendimento e oferecer respostas rápidas, algumas ferramentas são necessárias.
Pensando nisso, a plataforma criou o WhatsApp Business, uma solução que busca atender as necessidades de uma pequena empresa e orientar a comunicação para negócios.
Requisitos
O app é gratuito para baixar e, por enquanto, só está disponível na Google Play, ou seja, para sistemas operacionais Android. As condições que existem para a instalação do aplicativo são: que o sistema Android esteja na versão 4.0.3, lançada em 2011, ou superior; e para que a sua conta seja verificada; ser uma PME e fornecer um número, fixo ou móvel, não vinculado a outra conta.
Após instalar e verificar sua conta, é hora de criar o seu perfil e aproveitar as principais diferenças do WhatsApp para negócios.
O que muda na nova plataforma
Com muitos clientes, vêm muitas responsabilidades.
A principal diferença entre o WhatsApp tradicional e o Business, é a sua orientação. Voltado para os negócios, o app te permite criar um perfil verificado de empresa com as suas informações principais, como endereço, site, descrição e horário de funcionamento. Além dessa facilidade, você pode criar respostas automáticas, atalhos de digitação rápida e organizar as suas demandas com etiquetas. Tudo isso, com estatísticas de fluxo de mensagens.
Para que você implemente essas funções e melhore a experiência de consumo dos seus clientes, separamos alguns usos dessas ferramentas que prometem impulsionar o seu negócio.
5 usos incríveis para o WhatsApp Business
1. Suporte personalizado para fidelizar o seu cliente
O WhatsApp é um espaço intimista e só deve ser usado se o cliente solicitou o contato por essa plataforma. E nesse contato, a personalização é fundamental. Tratá-los pelo nome, lembrar suas dúvidas e solicitações e cuidar do pós-venda fazem parte disso.
Com as etiquetas da plataforma, é possível classificar os seus clientes conforme o estágio de relacionamento em que eles estão, recuperando informações fáceis sobre eles para poder usar diferentes tipos de linguagem para cada um.
2. Melhora da comunicação interna
Mesmo com os diferentes tipos de linguagem a serem utilizadas, a sua empresa deve ter uma comunicação coesa em todos os canais. É preciso usar o mesmo tom de mensagem e ter as informações alinhadas.
Para isso, as etiquetas podem se alinhar as respostas pré-definidas do app. Após classificar os seus clientes e definir um tipo de linguagem para cada, defina um roteiro de conversa para orientar os seus colaboradores.
Com os tópicos recorrentes desse roteiro, como características do seu produto, sua missão e valores, bordões, entre outros, crie atalhos de respostas rápidas, para que qualquer pessoa responsável pelo contato consiga seguir a mesma abordagem para os tipos de cliente definidos.
3. Análise de dados
Para medir se suas ações estão dando certo e confirmar os seus KPI’s, uma ótima estratégia é analisar as suas estatísticas de fluxo de mensagem, ou seja, quantas pessoas leram, visualizaram, clicaram em links e interagiram com a sua empresa na plataforma.
Essas métricas podem te ajudar a redefinir as suas abordagens que não estão dando certo e adaptar a sua comunicação para as necessidades dos seus clientes.
4. Respostas rápidas para nunca perder uma venda
Ninguém gosta de ficar esperando mensagem no WhatsApp e, quando se trata de um pedido ou de uma reclamação, esse cenário só piora. Mas como responder tantos clientes de forma rápida e coesa?
Essa é a hora de criar as respostas automáticas para a sua empresa.
Crie uma mensagem de saudação, para que os seus clientes sejam sempre bem recebidos e mensagens para quando o seu serviço de atendimento estiver indisponível. Assim, você ganha tempo entre um contato e outro e pode direcioná-los para outros canais, como o seu site ou número telefônico.
5. Ações de Marketing mais focadas
Com todas essas técnicas alinhadas, é possível criar ações de marketing mais focadas em cada tipo de cliente e nos diferentes produtos e serviços que sua empresa entrega.
Use das etiquetas para criar listas de transmissão para segmentar seu público e atinja todos que salvaram o seu contato com os status e as stories operando como estratégia de vendas ao divulgar promoções, cardápio do dia e mais.
Tenha objetivos claros
Para conseguir o máximo dessas ferramentas, é preciso definir os objetivos do seu negócio para basear a sua estratégia de comunicação. Um restaurante, por exemplo, pode ter o objetivo de aumentar a quantidade de pedidos feitos pela plataforma, enquanto uma empresa de tecnologia pode priorizar a consultoria.
Agora que você já sabe as vantagens do WhatsApp Business, está na hora de montar os seus objetivos, definir os seus KPI’s e compartilhar essas dicas nas redes sociais.