fbpx

O que é o Wi-Fi 6E? Entenda tudo sobre esse novo padrão de internet

6 minutos para ler

O Wi-Fi 6E é o padrão sucessor do Wi-Fi 6 (802.11ax) que inaugura a frequência de 6 GHz para as conexões sem fio domésticas e comerciais. Difícil entender? Não se preocupe. Explicamos tudo de um jeito fácil neste artigo.

Antes, porém, é preciso destacar que em fevereiro do ano 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a contemplar o novo padrão na regulamentação brasileira. Isso significa que roteadores e outros produtos que contam com essa tecnologia embarcada já foram liberados e vários deles já estão disponíveis no mercado.

Em relação à experiência do usuário, a novidade representa ganhos importantes em velocidade e estabilidade nas conexões. Entretanto, seu impacto é mais amplo e contribui para o processo de transformação digital no país, pois adapta a tecnologia nacional aos padrões internacionais.

Mas o que o padrão 6E realmente representa para a internet e por que há tanta expectativa em relação a ele? Continue a leitura para entender!

O que é Wi-Fi 6E?

Você já sabe, do ponto de vista prático, como funciona uma rede Wi-Fi — provavelmente está usando uma agora mesmo, certo?

Para que os dispositivos troquem informações “pelo ar”, os roteadores emitem ondas de rádio que operam em diferentes frequências (ou bandas), geralmente de 2.4 GHz ou 5 GHz.

Cada uma delas apresenta um conjunto de canais que são usados pelos aparelhos como vias de acesso para a transferência de dados. Além disso, quanto maior a largura, maior a quantidade de tráfego tolerada.

Se o seu roteador é dual band e opera nas duas frequências citadas, você deve saber que a rede de 5 GHz é mais rápida e mais estável do que a de 2.4 GHz, embora seu alcance seja um pouco menor.

Com a chegada do canal de 6 GHz, a relação é a mesma. Teremos uma rede ainda mais veloz e estável, além de mais canais disponíveis, o que permitirá atender com mais eficiência ao número cada vez maior de dispositivos conectados nas casas e empresas.

Quais são as principais vantagens da faixa de 6 GHz?

Não nos aprofundaremos em definições técnicas, mas devemos ter em mente que a faixa de 6 GHz apresenta uma cobertura 24 vezes maior do que a faixa de 2.4 GHz — são 1.200 MHz contra 50MHz, respectivamente.

O que esses números significam? Bem, várias coisas, a começar pela velocidade: um roteador Wi-Fi 6E é capaz de entregar conexões de até 10 Gbps (gigabits por segundo).

A maioria dos dispositivos em operação atualmente trabalha com o Wi-Fi 4, que chega a 300 Mbps, e o Wi-Fi 5, que atinge 1 Gbps. O padrão anterior, o Wi-Fi 6 (sem o “E”), chega um pouco mais longe, 4 Gbps, mas só opera nas faixas 2.4 GHz e 5 GHz.

No Wi-Fi 6E, por sua vez, a estabilidade da conexão também é superior e tudo isso se deve à maior largura da banda, distribuída nas frequências 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. É como se adicionássemos várias faixas (ou canais) a uma rodovia, permitindo que mais veículos trafeguem e cheguem mais rápido ao seu destino.

O que essa inovação representa para o mundo?

A liberação do Wi-Fi 6E é vista por muitos profissionais e entusiastas da tecnologia como um dos maiores avanços da área em anos. Um progresso equiparável à chegada do 5G.

Parece um pouco difícil de entender como uma atualização nos roteadores pode ser capaz de gerar tamanho impacto. No entanto, em um mundo que já se tornou extremamente dependente desses aparelhos, as repercussões dessa melhoria são amplas e profundas.

A IoT, ou Internet das Coisas, por exemplo, é uma inovação que enfrenta muitos problemas com as conexões atuais. O novo padrão não só diminui o congestionamento de dispositivos conectados, como reduz o consumo de bateria na transmissão de dados. Isso contribui para a chegada de novos serviços, funcionalidades e dispositivos inteligentes para casas, pessoas e empresas.

Os ganhos em estabilidade também beneficiam operações remotas em geral, da manutenção de máquinas na indústria à realização de cirurgias em hospitais. Headsets de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) também devem ser beneficiadas com aplicações de maior qualidade e precisão.

No cotidiano das residências, porém, a primeira melhoria notada provavelmente será nos streaming de vídeos, pois a nova conexão permitirá resoluções ainda mais refinadas que os padrões atuais, como o 4K. Downloads e uploads extremamente rápidos, bem como menor latência em jogos online também são benefícios esperados.

Como utilizar o Wi-Fi 6E?

Diante de tantas possibilidades, a vontade de experimentar essa nova era da internet sem fio é grande, especialmente para quem já depende de uma boa conexão de internet, como produtores de conteúdo em vídeo, gamers e fãs de filmes em alta definição, por exemplo.

A boa notícia é que, como o padrão já foi liberado e regulamentado, basta adquirir produtos compatíveis para desfrutar do recursos. O principal deles é o roteador Wi-Fi 6E, já comercializado no Brasil por algumas empresas — vale consultar o seu provedor de acesso para verificar a possibilidade de substituição do seu aparelho atual.

Entretanto, lembre-se de que nada adianta habilitar o novo padrão sem ter dispositivos capazes de utilizá-lo. Isso significa o pleno uso dessa inovação depende da substituição dos seus produtos inteligentes por modelos mais recentes, de smartphones a eletrodomésticos.

Os roteadores dual band atuais já geram bastante confusão entre consumidores que utilizam aparelhos incompatíveis e culpam as operadoras pela baixa performance da internet. Com a popularização da nova frequência, as dúvidas dos usuários certamente serão ainda maiores — mas não para você que conferiu o nosso post!

Como se vê, o Wi-Fi 6E inaugura não apenas uma nova geração de roteadores de internet, mas de todos os equipamentos que os utilizam. Entretanto, não há razão para mudanças bruscas por parte dos consumidores, uma vez que as redes atuais já são muito eficientes. Provavelmente, será a chegada de novos produtos que incentivará a expansão gradual do padrão.

Enquanto essa novidade não chega, que tal uma ajudinha para melhorar o sinal da sua internet? Confira agora o nosso guia completo para potencializar o Wi-Fi!

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)