A internet já virou quase uma necessidade básica em muitas casas brasileiras. Além da conexão, ter uma rede sem fio também é fundamental, já que a maioria da população acessa a internet por meio de smartphones ou notebooks.
Além da maior praticidade de conexão, a rede wireless também facilita o uso em outros cômodos e por mais pessoas ao mesmo tempo. Assim, as vantagens de ser ter Wi-Fi em casa são muitas, e os fios já são coisas do passado.
No entanto, nem sempre a internet funciona como gostaríamos. Por isso, para te ajudar a solucionar alguns problemas com o sinal de Wi-Fi, separamos algumas dicas.
O Wi-Fi no Brasil
O Brasil, apesar de ser um dos países mais conectados do mundo, ainda apresenta sérios problemas quando o assunto é internet.
Em um levantamento da empresa iPass, o país ficou em 8º lugar em número de hotspots de Wi-Fi. Entretanto, além da velocidade mais baixa do que a média mundial, algumas das infraestruturas de rede do país não tem o devido suporte ao volume de tráfego, gerando instabilidade e lentidão.
Como melhorar seu sinal de Wi-Fi
1. Busque a melhor localização
A posição do roteador é um dos fatores mais importantes na qualidade do Wi-Fi, necessitando de um cuidado especial. O ideal é colocá-lo em um ponto alto da casa, livre de móveis e objetos do seu lado, para que o sinal seja transmitido sem obstáculos.
Além disso, outra ideia interessante é analisar em quais cômodos a rede vai ser mais utilizada, colocando o roteador em um deles ou em um ambiente centralizado.
2. Mantenha o roteador sempre atualizado
As tecnologias de forma geral estão sempre evoluindo, e com o Wi-Fi não é diferente. Por isso, é importante manter seu aparelho sempre atualizado. Assim, além de mais velocidade, você também garante mais segurança para seus dados.
3. Dificulte a vida dos ladrões de sinal
Um dos piores inimigos da velocidade da internet são os ladrões de sinal. Portanto, é muito importante trocar sempre a senha da rede e usar padrões mais complexos, misturando letras e números.
Além disso, certifique-se de que o padrão de segurança do seu roteador está configurado com WPA2, opção mais segura, e dê preferência a nomes de rede que não identifiquem de que casa é aquele sinal.
4. Evite aplicativos que roubam a banda
Outros vilões de velocidade são aplicativos de download e streaming, como programas de torrent, serviços de filmes e vídeos e jogos on-line.
Por isso, principalmente caso sua internet seja compartilhada com mais pessoas, garanta que ninguém esteja consumindo uma parte grande da banda e prejudicando o sinal dos outros usuários.
5. Sempre reinicie seu roteador
Outra dica clássica, mas que sempre vale a pena relembrar, é reiniciar o roteador. Boa parte dos problemas de conexão pode ser resolvida dessa forma, e é muito importante reiniciar o aparelho de tempos em tempos para evitar um superaquecimento.
E se nada disso melhorar meu sinal de Wi-Fi?
Caso nenhuma dessas dicas resolva o seu problema, não se desespere: ainda há solução. Uma forma muito útil de resolver falhas de sinal é usando um repetidor de Wi-Fi.
Você pode fazer um utilizando um roteador antigo que tenha em casa, ou comprando um novo. Basta ajustar as configurações do aparelho para instalá-lo como repetidor, ampliando o alcance da sua rede.
Especialmente em casas muito amplas e com muitos pavimentos, essa é uma opção bastante interessante para fazer com que o Wi-Fi chegue até locais como o terraço ou a área de churrasco, por exemplo.
Além disso, várias empresas no ramo de tecnologia estão desenvolvendo novas soluções para melhorar a conexão dos usuários.
Entretanto, se mesmo assim sua rede continuar apresentando problemas, o ideal é buscar ajuda contatando seu provedor de internet.
Muitas vezes, o problema não está no sinal do seu roteador, mas sim na internet que pode estar lenta pelos mais diversos motivos. Para saber mais sobre eles, confira nosso outro artigo sobre as causas de uma conexão lenta e como solucioná-las.