De acordo com um estudo divulgado pelo Paypal Brasil, entre 2018 e 2019, houve um aumento de 37,5% de lojas online no país. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para toda empresa que deseja crescer seu faturamento. Porém, depois de já estar com um e-commerce estabelecido, a dúvida que resta é como ampliar as vendas online.
Para ganhar visibilidade no mundo virtual é necessário muito mais do que um bom produto. Logo, ainda que seu serviço ou mercadoria seja excelente, sem estratégias de posicionamento é possível que o cliente nunca encontre o e-commerce da sua empresa.
Com mais de 930 mil sites que trabalham com comércio eletrônico é preciso entender como ganhar destaque nesse meio.
Por isso, confira 6 formas de alavancar suas vendas online com dicas simples e que você pode aplicar com facilidade. Com os ajustes certos, sua marca vai conseguir alcançar muito mais compradores, seja em uma pequena, média ou grande empresa. Assim, você vai aumentar as chances de vender na internet e estar preparado para a transformação digital.
Saiba como aumentar suas vendas online definitivamente
1. Tenha um site funcional
O site da sua empresa precisa ter uma boa ferramenta de pesquisa, assim, o cliente pode achar o produto em poucos segundos. Caso demore nesse processo, o usuário tende a abandonar o e-commerce.
Para aumentar suas vendas online é preciso pensar nos tablets e celulares, além dos computadores desktop. Para tanto, sua página deve ser leve, fácil de utilizar e com informações claras.
Assim, é ideal que as letras sejam grandes o suficiente para todas as telas, sempre mantendo imagens de qualidade e adaptáveis para qualquer dispositivo. A velocidade de carregamento também deve ser alta, para evitar que o usuário abandone o carrinho.
Além disso, não exija informações em excesso na hora de realizar o cadastro, porque isso costuma afastar o internauta. A loja também deve prestar atenção para seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) durante a compra e o armazenamento de dados.
2. Facilite a compra e o pagamento
Para que seu cliente compre com mais agilidade, disponibilize mais formas de pagamento, como boleto bancário, PagSeguro, cartão de débito e crédito, PayPal etc. Atente-se também para aceitar diversas bandeiras de cartão.
Outra dica importante é destacar o ícone “comprar” evitando informações irrelevantes, mas sempre apresentando as opções de frete e compra na página de detalhes do produto.
Além disso, faça promoções sazonais como forma de atrair mais pessoas para o seu e-commerce. As ofertas fazem com que o cliente entenda que está recebendo uma vantagem. Logo, isso acelera as vendas online. Além disso, use a psicologia dos preços com valores que geram a sensação do produto estar mais barato, como R$ 29,90 e R$ 497,00.
Uma forma de aplicar isso é colocar um contador com prazo para acabar a promoção. Assim, é criado um senso de urgência que aumenta a atratividade do produto. Em datas especiais ou troca de estação, é possível oferecer cupons de desconto. Esse código pode ser anunciado em uma das suas redes sociais ou por influenciadores.
3. Use as redes sociais a seu favor
Uma estratégia bastante eficaz para divulgar seu e-commerce é ter páginas nas redes sociais que sua persona — cliente ideal — sempre utiliza, seja Facebook, Instagram, Twitter etc. A rede social permite ainda:
- ter uma marca mais humana;
- criar reputação online;
- gerar engajamento;
- conseguir maior visibilidade;
- perceber como o cliente avalia os produtos.
Além disso, aposte em vídeos! Produtos com vídeos são mais atraentes para o público. Como o comprador não pode ver pessoalmente, a gravação permite que ele perceba mais detalhes e decida adquirir.
Caso não tenha tempo para a filmagem, sua empresa pode fazer parceria com influenciadores digitais, enviando uma amostra em troca do vídeo de análise. Feito isso, disponibilize esse conteúdo na página do produto.
A própria parceria com digital influencers é uma forma de manter seu produto ou serviço nas redes sociais. Essa tática aumenta a confiança do cliente, já que ele segue e acredita no influenciador.
4. Tenha o serviço de atendimento online
Ter uma opção de atendimento ao cliente em seu e-commerce é um grande atrativo na hora da decisão de compra. A loja que oferece um chat direto ou e-mail tem mais oportunidades de vendas online.
Você também pode atender seu consumidor com as próprias redes sociais, que hoje são chamadas de SAC 2.0. Isso estreita a proximidade entre o comprador e a marca, o que resulta em maiores chances de fidelização do cliente.
Outra forma de quebrar a ausência de contato físico com o vendedor é disponibilizar o campo de comentários. Com essa ferramenta, o cliente pode tirar suas dúvidas, falar de suas impressões e ver a avaliação de outros compradores.
Quando o consumidor nota que um produto tem muitos elogios, isso aumenta sua segurança na hora de fechar a compra online. Essa técnica é o gatilho mental de vendas da prova social, ou seja, a aprovação de um grupo.
5. Esteja em sites comparadores de preços
Comparar os preços é a melhor forma de garantir que a compra está sendo realizada com o melhor custo-benefício. Por isso, vários usuários da internet costumam avaliar os valores de um produto em diversos sites.
Isso pode ser feito por meio dos comparadores de preço, como Bondfaro, Buscapé, Google Shopping, JáCotei, Shopping UOL etc. Quando um usuário busca algum produto nesses sites, eles fazem uma busca em todas as lojas virtuais disponíveis e apresentam para o cliente o melhor preço.
Então, esteja nesses sites para que o cliente encontre sua oferta. Com preços atrativos, opções de pagamento e uma boa logística seu e-commerce fechará a venda.
6. Capriche na logística
Sem ter o produto em suas mãos, o consumidor cria uma grande expectativa para a hora do recebimento. Logo, a empresa deve prestar um serviço excelente para encantar seu comprador.
Portanto, isso pode ser feito garantindo que a entrega seja realizada no prazo ou até antes, para criar uma impressão positiva. Além disso, cuide também da embalagem e proteção da mercadoria, isso evita danos durante o envio e mostra o carinho que a loja teve no processo.
Com essas dicas, toda empresa consegue aumentar suas vendas online. Em resumo, os pontos-chave são: ter uma loja visualmente agradável e manter o contato mais próximo possível do cliente. Então, aproveite essas sugestões e faça ótimos negócios!
Se você gostou desse conteúdo, confira também os 8 melhores aplicativos de gestão de empresas para usar no seu e-commerce.