2
Bom Jesus do Amparo: origem, figuras históricas e curiosidades
Antes de mais nada, ele é um município brasileiro situado no estado de Minas Gerais e está localizado a aproximadamente 67 km da capital (Belo Horizonte).
Segundo pesquisa do IBGE de 2022, sua população estimada é de 5.600 bom-jesuenses, como são conhecidos os moradores locais, e a cidade é conhecida por ter uma história interessante, algumas figuras históricas importantes e por fim, curiosidades únicas.
Neste post, vamos explorar detalhadamente todos esses aspectos que fazem a cidade de Bom Jesus do Amparo, um local singular em MG.
Sumário
- História;
- Figuras importantes;
- Curiosidades;
- A Valenet conecta Bom Jesus do Amparo ao mundo digital.
História
A trajetória de Bom Jesus do Amparo começa no início do século XIX com a chegada do português Coronel João da Motta Ribeiro que, durante o ciclo do ouro, se estabeleceu na região onde hoje está localizado o município.
Inicialmente, o coronel aglomerou alguns escravos e, com o tempo, tornou-se um dos cidadãos mais respeitados da área. Casou-se com Maria de Jesus Teixeira, filha do Capitão João Teixeira Alves, de quem herdou uma fazenda.
Tendo isso em vista, a construção dela teve início em 1800 e foi concluída em 1815. Durante muito tempo, o sustento da população vinha principalmente dessa fazenda, que empregava cerca de 200 homens. Em outras palavras, o local foi um dos grandes pilares econômicos da cidade.
Atualmente, a fazenda está tombada pelo IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) e anteriormente, continha uma biblioteca com 3.500 volumes, além de diversas dependências para hóspedes, sala de música e senzala.
Ver essa foto no Instagram
Igreja de Bom Jesus do Amparo
A denominação do município é oriunda da família Motta Ribeiro que, por serem grandes devotos do Senhor Bom Jesus, trouxeram de Portugal uma imagem do santo, o que deu origem ao nome da localidade.
Ou seja, posteriormente na cidade, foi erguida uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, contendo santos e púlpitos pintados em ouro.
Após a morte de João da Motta Ribeiro em 3 de maio de 1835, a propriedade foi herdada por seu filho João Pedro Augusto Teixeira da Motta, que decidiu construir uma nova capela e, logo depois, foi transformada em uma matriz com um vasto acervo de artes sacras.
Mais tarde, com a edificação da igreja, um aglomerado se formou na região e recebeu o nome de Senhor Bom Jesus do Amparo do Rio São João, instalado em 1858 e pertencente inicialmente ao município de Caeté e depois, Santa Bárbara.
Em 1953, pela lei nº 1039, Bom Jesus do Amparo foi elevado à categoria de cidade, desmembrando-se de Barão de Cocais.
Curiosidade: A igreja é o único templo mineiro que abriga uma imagem de Jesus quando criança, mais especificamente, com 12 anos de idade. Certamente, ela é um grande ponto de referência para o turismo religioso na região.
Ver essa foto no Instagram
Figuras importantes
Existem dois mineiros que nasceram na cidade e que possuem uma grande relevância para a cultura e a história brasileira. Vamos agora conhecer melhor cada um deles!
Cardeal Motta
Entre as figuras ilustres nascidas em Bom Jesus do Amparo, destaca-se Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta (ou Cardeal Motta), primeiro arcebispo de Aparecida e um dos fundadores/presidentes da conferência nacional dos bispos no Brasil (CNBB) entre os anos de 1952 e 1958.
Filho de João de Vasconcellos Teixeira da Motta e de Francisca Josina dos Santos Motta, ele realizou seus estudos fundamentais na Fazenda da Prata, em Taquaraçu de Minas, e estudou humanidades no Colégio Matosinhos, em Congonhas do Campo.
Em 1904, ingressou no seminário menor de Mariana, mas saiu após um breve período. Entre 1910 e 1911, cursou a Faculdade de Direito de Belo Horizonte e, em 1914, matriculou-se no seminário maior.
Em Bom Jesus do Amparo, também se encontra o Memorial do Cardeal Motta, que celebra a vida e o legado dessa importante figura religiosa.
Confira mais informações sobre ele, que contribuiu para Aparecida durante 38 anos, na matéria abaixo realizada pela TV Aparecida!
Mozart Bicalho
Outra figura notável da cidade é Mozart Bicalho, violonista, compositor e poeta. Ele é reconhecido como um dos heróis do violão instrumental brasileiro da primeira metade do século 20.
Nesse sentido, Bicalho compôs algumas das mais belas páginas do repertório seresteiro nacional e era um intérprete e poeta inspirado.
Entre suas obras destacam-se a valsa “Gotas de Lágrimas”, ao lado de clássicos como “Abismo de Rosas” e “Sons de Carrilhões”. Músicas como “Currupaco Papacos” e “Tuim Tuim” são outras composições marcantes do violonista.
Curiosidades
A cidade possui alguns fatos interessantes, como por exemplo:
- Capela Nossa Senhora de Fátima: além de ser um local de grande devoção e peregrinação, ela é considerada um dos menores santuários do Brasil.
- Cemitério dos Escravos: que possui túmulos africanos de diversas etnias, refletindo a complexa herança cultural da região.
- Trilha de ciclismo: sendo perfeita para os amantes de turismo e aventura, ela é ideal para a prática de esportes ao ar livre, enquanto se aprecia a beleza natural das paisagens locais.
A Valenet conecta Bom Jesus do Amparo ao mundo digital
Além de toda sua riqueza histórica, cultural e natural, Bom Jesus do Amparo se conecta ao mundo digital através da melhor internet de Minas Gerais: a Valenet, a internet dos mineiros.
O provedor oferece serviços de internet e alta conectividade para a região, garantindo que os moradores e visitantes possam navegar na web com muita velocidade, estabilidade e eficiência.
Além disso, a Valenet também oferece outras soluções para os bom-jesuenses, como Wi-Fi Mesh, TV por Assinatura, Telefone Fixo e muito mais.
Clique no botão abaixo e confira todos os planos que temos disponíveis para você!
fggf
.
Deixe um comentário