2
Tudo que você precisa saber sobre as cachoeiras de Itambé do Mato Dentro, Minas Gerais
Itambé do Mato Dentro é cercada por serras, possui vegetação deslumbrante e é referência em ecoturismo. Por todos esses atributos, a cidade é perfeita para lazer e prática de esportes radicais, oferecendo opções de cachoeiras, trilhas e esportes de aventura para todos os gostos.
As cachoeiras de Itambé do Mato Dentro são conhecidas por todo o estado de Minas Gerais e o Blog da Valenet te conta tudo que você precisa saber sobre elas, além de apresentar a cidade que abriga tantos tesouros naturais.
Sumário
.
- Conheça Itambé do Mato Dentro
- Cachoeiras de Itambé do Mato Dentro
- Cachoeira das Maçãs
- Cachoeira do Funil
- Cachoeira do Senhor Tin Tin
- Cachoeira do Lajeado
- Cachoeira do Mato Grosso
- Cachoeira do Encantado/Intancado
- Cachoeira dos Macacos
- A Valenet tem a melhor internet de Itambé do Mato Dentro
Conheça Itambé do Mato Dentro
Itambé do Mato Dentro fica a aproximadamente 122 km de Belo Horizonte e chama a atenção pela calma e tranquilidade. Com paisagem bucólica repleta de beleza natural, é uma típica cidade interiorana mineira com gente acolhedora e ruas tranquilas.
Os moradores de Itambé do Mato Dentro contam que o povoado foi fundado pelo bandeirante Romão Gramacho entre o fim do século XVII e o início do século XVIII. Sabe-se que o bandeirante em questão permaneceu na região durante alguns anos, se ocupando com a extração de ouro.
Contam as histórias que na Rua das Cavalhadas, Romão Gramacho ergueu uma capela dedicada a Nossa Senhora de Oliveira. Infelizmente, não há mais vestígios da igreja, que permanece viva apenas na história da cidade.
Além disso, os moradores mais antigos contam a lenda de que em todas as noites de sexta-feiras de lua cheia, o Bandeirante Romão Gramacho corre pelas ruas de Itambé do Mato Dentro com seu cavalo, fazendo mal a todos que na rua ele encontra.
Cachoeiras em Itambé do Mato Dentro
A localização privilegiada, com bela vegetação, montanhas, cachoeiras, cânions e corredeiras, faz com que o principal patrimônio de Itambé do Mato Dentro seja o ecoturismo.
Nesse sentido, cachoeiras que proporcionam banhos relaxantes de hidromassagem natural e diversas áreas que permitem a prática de esportes radicais como escalada, rafting, rapel, tirolesa, wakeboard e bungee jump, são algumas das principais atrações da cidade.
Em Itambé do Mato Dentro fica o vilarejo Cabeça de Boi, um distrito da cidade. O local reúne algumas das mais belas cachoeiras da região e por isso tem lugar especial no coração de todos aqueles que o conhecem.
A seguir você vai conhecer as cachoeiras de Itambé do Mato Dentro e região, além de algumas opções de ecoturismo.
Cachoeira das Maçãs
A formação da Cachoeira das Maçãs chama a atenção porque é composta de rochas sobrepostas em “camadas” que formam dois paredões, onde a cachoeira está incrustada. A cachoeira possui duas quedas – a maior tem aproximadamente 10m de altura – e o poço, com profundidade variando entre 1 e 7 metros.
Na Cachoeira das Maçãs, o sol costuma incidir pela manhã, fazendo com que a temperatura da água seja melhor nesse horário.
Os locais contam que o nome da cachoeira foi dado quando um conjunto de amigos que a visitava ficou com receio de entrar na água, por ser muito fria. Para incentivar o grupo a entrar na água, um deles pegou as maçãs levadas como lanche e as jogou na água, forçando os amigos pularam no poço para resgatá-las.
Cachoeira do Funil
A Cachoeira do Funil possui três quedas d’água em sequência que formam piscinas naturais propícias para banho, devido às suas águas cristalinas. A cachoeira tem esse nome devido ao formato esculpido pela água que, através dos anos, criou um buraco em uma parede de pedra, formando uma espécie de funil de onde cai uma pequena cachoeira.
Cachoeira do Senhor Tin Tin
A Cachoeira do Senhor Tin Tin tem uma queda d’água de aproximadamente 10 m que forma um véu sobre uma pedra e deságua em um poço. A visitação é aberta e a entrada é feita pela Fazenda do Senhor Tin Tin, conhecida como Fazenda Cabeça de Boi, uma das mais antigas do vilarejo.
A visitação à cachoeira é um convite para conhecer a fazenda e o Senhor Tin Tin, uma das personalidades mais populares do vilarejo. Ele é um antigo tropeiro, guardião da história local e da natureza.
Cachoeira do Lajeado
A Cachoeira do Lajeado possui águas límpidas e propícias para banho. A queda d’água é formada por pequenas corredeiras de pedras planas que proporcionam deliciosos banhos de hidromassagem natural. As águas são tranquilas, calmas e não muito geladas, como costumam ser em cachoeiras.
Cachoeira do Mato Grosso
A Cachoeira do Mato Grosso tem uma pequena queda d’água formada de lajes de pedra que compõem poços rasos em formatos de “panela”. A vegetação no entorno da cascata é um atrativo devido sua beleza e conservação, permitindo a observação de muitas espécies nativas da fauna e flora da região.
Cachoeira do Encantado/Intancado
A Cachoeira do Encantado, também chamada de Cachoeira do Intancado, é cercada de rochas em lajeados que compõem 4 quedas d’água. A maior tem aproximadamente 6 m e as demais entre 2 e 4 m.
As formações rochosas que são banhadas pelo Rio Preto geram poços e panelas ou tanques com profundidade que varia dependendo do local, sendo alguns muito fundos e outros muito rasos. O maior poço da cachoeira tem aproximadamente 10 m de profundidade e chega a 15×15 m de extensão.
Além disso, a Cachoeira do Encantado faz divisa com o Parque Nacional da Serra do Cipó, possibilitando travessias com trilhas que dão acesso a outras cachoeiras da região.
Cachoeira dos Macacos
A Cachoeira dos Macacos é uma queda d’água de fácil acesso com trilha simples de se chegar. A atração possui uma queda d’água de aproximadamente 7 m, com dois poços. Um deles é bem raso e o outro é um pouco menor mas possui profundidade de 2 m, com sua continuidade formando “panelas” e “tanques”.
A Valenet tem a melhor internet de Itambé do Mato Dentro
Itambé do Mato Dentro chama atenção pela beleza bucólica típica das cidades mineiras e pelo ecoturismo, atraindo turistas de toda Minas Gerais. Uma cidade com tamanha importância econômica e turística, precisa de uma internet a altura que conecte o município ao mundo digital e ofereça os melhores serviços de comunicação.
A Valenet oferece a melhor internet de Itambé do Mato Dentro, mantendo moradores e turistas conectados com a melhor rede do estado. Com diversos serviços de telecomunicações e combos promocionais, a Valenet é a melhor opção para aqueles que buscam uma conexão estável, veloz e com preço justo.
Não perca tempo e venha se conectar com Valenet, a internet dos mineiros.
fggf
Deixe um comentário