fbpx

Quadrilátero ferrífero: o que é e onde fica esse tesouro mineiro

6 minutos para ler

2

Quadrilátero ferrífero: o que é e onde fica esse tesouro de Minas Gerais

Com extensão territorial de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, o Quadrilátero Ferrífero, localizado em Minas Gerais, é o maior produtor nacional de minério de ferro bruto. Mas sua riqueza mineral ainda vai além: a localidade também é uma grande produtora de o ouro e manganês. 

Sua importância no cenário nacional remonta os tempos do período colonial brasileiro, quando os metais preciosos eram ainda mais abundantes na região. Quer conhecer tudo sobre o Quadrilátero Ferrífero e sua história? O Blog da Valenet te explica!

Sumário

.

O que é e onde fica o Quadrilátero Ferrífero

O Quadrilátero Ferrífero é uma área localizada na porção centro-sul do estado de Minas Gerais e com extensão territorial de aproximadamente 7 mil km². No local, está concentrada a maior produção de minério de ferro bruto do Brasil. Anualmente mais de 200 milhões de toneladas desse mineral são extraídas de suas minas, correspondendo a 60% da produção nacional. 

Os maiores e mais vastos depósitos do material ocorrem numa área limitada pelas linhas que ligam Itabira, Rio Piracicaba, Mariana, Congonhas do Campo, Casa Branca e Itaúna, formando um desenho que se assemelha ao de um quadrilátero, o que explica a origem do nome. 

Descoberta no século XVII, a região foi um importante polo aurífero durante o período colonial. A sua abundância de recursos minerais, que além do ferro também abrange importantes depósitos de ouro e manganês, deu origem a cidades que cresceram rápido e alcançaram grande destaque no período, como Ouro Preto e Mariana. 

ouro preto
Ouro Preto é uma das importantes cidades coloniais mineiras que integram a região

Aliás, vale observar que essa riqueza atraiu grandes fluxos migratórios, contribuindo para a ocupação no interior do Brasil. Até hoje, a região onde fica o Quadrilátero Ferrífero também concentra a maior área urbana de Minas Gerais.  

Mais de 25 cidades fazem parte do Quadrilátero Ferrífero mineiro. Descubra quais são elas a seguir!

Cidades que integram o Quadrilátero Ferrífero

Grande parte das cidades que integram o Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais começaram a ser ocupadas no século XVII, na época do ciclo do ouro. Sendo assim, muitas delas ainda preservam arquitetura colonial, igrejas barrocas e casarões antigos. 

Outras, no entanto, cresceram e desenvolveram-se ainda mais a partir do século XX, tornando-se grandes centros urbanos. De qualquer maneira, todos esses municípios carregam importância fundamental para o desenvolvimento econômico estadual, impulsionando, inclusive, o setor industrial do país, sobretudo o segmento siderúrgico. 

Confira, a seguir, a lista com todas as cidades mineiras que fazem parte do Quadrilátero Ferrífero: 

mina no quadrilátero ferrífero
Mina de Ferro em Itabira, uma das principais cidades do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais

História da região

Preparado para uma viagem ao túnel do tempo? Pois a história do Quadrilátero Ferrífero começa no período pré-cambriano, há cerca de 3,2 a 2,6 bilhões de anos, com a formação de suas primeiras crostas continentais (camada de rocha que formam os continentes). Foi nesse período que surgiram os minerais que hoje são extraídos da região. 

Há mais de 150 minerais no quadrilátero ferrífero. Apesar das maiores extrações corresponderem à mineração de ferro, o local possui grandes reservas de ouro, bauxita, calcário, manganês, caulim e argila. 

A impressionante riqueza mineral da região foi descoberta pelos colonizadores por volta do século XVII, quando os exploradores portugueses começaram a desbravar o interior do país em busca de esmeraldas. No local, encontraram um ouro de tonalidade escura, atraindo uma grande população em busca de metais preciosos. 

Após o apogeu do ciclo do ouro, a região entrou em decadência e ficou estagnada, no fim do século XVIII. Porém, logo outras riquezas minerais do Quadrilátero Ferrífero começaram a ser exploradas. Desde o século XX, ganhou destaque a extração de minério de ferro, que abastece as usinas siderúrgicas nacionais e é exportado para diversos países. 

Grandes mineradoras atuam na região e o material extraído é escoado através da Estrada de Ferro Vitória a Minas até os terminais do Porto de Tubarão, em Vitória, capital do Espírito Santo.

estrada de ferro no quadrilátero ferrífero
Estradas de Ferro são importantes construções para o escoamento do minério na região

A Valenet conecta as principais cidades do Quadrilátero Ferrífero

A abundante presença de recursos minerais no Quadrilátero Ferrífero contribuiu para a povoação, desenvolvimento e crescimento da área, que hoje concentra grandes riquezas e contribui de forma significativa para a economia do país. 

Com o objetivo de conectar ainda mais essa importante região, levando tecnologia de ponta e os maiores avanços do mundo da telecomunicação para cada localidade, a Valenet nasceu no Quadrilátero Ferrífero, mais especificamente na cidade de Itabira, há mais de 25 anos.  

A provedora de internet atua com serviços de última geração em diversos municípios que integram o quadrilátero. São eles: Alvinópolis, Belo Horizonte, Barão de Cocais, Caeté, Itabira, Itabirito, João Monlevade, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Raposos, Rio Acima, Rio Piracicaba, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo. 

Além de internet banda larga 100% fibra óptica, as cidades que contam com a Valenet tem acesso aos melhores serviços de telefonia fixa, soluções empresariais, TV a cabo e streaming, tudo isso com planos que cabem no seu bolso. Acesse o site e conheça todas as possibilidades! 

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)