fbpx

Ouro Preto recebe internet banda larga sem fio, preservando o patrimônio histórico

4 minutos para ler

2

A tecnologia FWA leva internet rápida sem saturar a infraestrutura de cabos nem alterar a paisagem urbana

O Centro Histórico de Ouro Preto acaba de ganhar uma importante tecnologia em conectividade. A Valenet, empresa mineira referência em soluções de telecomunicação, investiu mais de R$ 1 milhão na implantação de uma rede 5G FWA no coração da cidade, levando internet fixa de alta velocidade a moradores e comerciantes do centro histórico, sem necessidade de cabeamento ou impacto na infraestrutura urbana tombada. 

A novidade beneficiará diretamente mais de 600 endereços e mais de 2 mil pessoas que passarão a ter acesso à banda larga de última geração. Com a nova tecnologia, a população terá internet sem fio com qualidade e velocidade compatíveis com a fibra óptica, além de baixa latência e maior estabilidade para o dia a dia. 

“Trazer uma solução tecnológica de ponta para um lugar com tamanha relevância histórica é um desafio e uma honra. É a oportunidade para renovarmos o nosso compromisso com o futuro, sem deixar de lado as tradições que nos trouxeram até aqui, em especial para mim, que sou de Ouro Preto e levo essa cidade em meu coração”, destaca Michele Reis, diretora de Vendas e Marketing da Valenet. 

Sumário

.

Desafio histórico, solução inovadora 

A conectividade no Centro Histórico de Ouro Preto sempre foi um desafio. Diferentemente dos demais bairros e distritos da cidade, onde a Valenet já possui uma ampla rede de fibra óptica, a instalação desse tipo de infraestrutura não é possível em áreas tombadas. Para preservar as características que tornam Ouro Preto Patrimônio da Humanidade, a empresa precisou buscar alternativas. 

“A tecnologia escolhida foi o 5G FWA, que opera em frequências exclusivas e garante desempenho semelhante ao da fibra óptica. Mais do que recursos financeiros, a solução exigiu o desenvolvimento de uma metodologia específica de distribuição de transmissores. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos para oferecer qualidade e estabilidade de sinal sem interferir na paisagem urbana, unindo inovação tecnológica e preservação histórica”, explica Emerson Reis, presidente da Valenet. 

A iniciativa representa um importante passo na modernização do município, como destaca o prefeito Angelo Oswaldo. “A Valenet realiza um investimento importante em Ouro Preto, resolvendo um problema crucial que é o acesso à internet no centro da cidade e em algumas áreas de sombra. Por estar em uma região montanhosa, a cidade tem muita dificuldade de captação de sinal e graças a esse novo sistema vamos melhorar a cobertura de internet”, avalia. 

Conectividade para preservar e desenvolver 

Com antenas discretas e integradas ao ambiente urbano, a rede 5G FWA permite que residências e estabelecimentos do centro histórico recebam internet rápida, estável e confiável sem alterar a paisagem da cidade. A solução viabiliza também a modernização do comércio, a promoção da inclusão digital e a abertura de novos caminhos para o desenvolvimento sustentável da região. 

De acordo com Emerson Reis, a proposta alia inovação e respeito ao patrimônio. “Com essa entrega inovadora, a Valenet se consolida como pioneira em Ouro Preto, provando que é possível unir conectividade de ponta e preservação cultural, promovendo inclusão digital e desenvolvimento tecnológico em uma das cidades mais importantes do Brasil”, explica.  

Como funciona a tecnologia FWA? 

A rede FWA (Fixed Wireless Access) leva internet de alta velocidade por meio de sinais de rádio 5G, sem necessidade de cabeamento físico até o endereço. Utilizando antenas e roteadores com SIM cards, a tecnologia transmite dados em redes 5G licenciadas pela Anatel, oferecendo desempenho comparável ao da fibra óptica, com instalação simplificada em locais onde a infraestrutura terrestre é inviável. 

Ideal para áreas históricas e regiões de difícil acesso, o FWA garante flexibilidade, rapidez e confiabilidade. Além disso, pode suportar serviços de telefonia fixa, ampliando as possibilidades de comunicação para os usuários. 

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)