fbpx

Armazenamento em nuvem: entenda o funcionamento e veja como se manter seguro

7 minutos para ler

Pessoas pouco familiarizadas com os termos da Tecnologia da Informação provavelmente não sabem o que é cloud computing. Mesmo que você ainda não conheça esse conceito, é bem possível que muitos dos seus arquivos pessoais — sejam vídeos, fotos, músicas ou documentos — estejam, agora, em um armazenamento em nuvem.

Continue a leitura e descubra como essa solução funciona, quais são as principais plataformas de hospedagem e de que forma é possível garantir a segurança de seus dados.

O que é o armazenamento em nuvem?

A armazenagem em nuvem, também conhecida como “cloud computing” ou “disco virtual”, é uma tecnologia que permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos e pastas dentro do ambiente digital. Empresas de streaming de música, como o Spotify, ou de vídeo, como a Netflix, também utilizam essa solução para oferecer os serviços.

Como ele funciona?

O conceito de nuvem é utilizado para representar os servidores que vão receber os dados. Por exemplo, quando você salva uma foto com essa tecnologia, ela é transmitida pela internet para um desses servidores remotos. Com isso, é eliminada a necessidade de um dispositivo de armazenamento local, como o limitado disco rígido do seu celular, para guardar suas informações.

Além disso, o cloud computing permite o acesso aos arquivos a partir de mais de um dispositivo e por mais de um usuário, desde que haja uma permissão. Outra praticidade oferecida por esse serviço é que você pode editar os arquivos diretamente no disco virtual, e essas alterações são salvas automaticamente.

Até pouco tempo atrás, apenas grandes empresas podiam contar com o armazenamento em nuvem. No entanto, essa alternativa se tornou mais acessível para pequenos negócios e usuários residenciais a partir da terceirização de serviços, chamada de outsourcing em TI

Focados em inovação e segurança de dados, esses prestadores são, também, uma maneira de adquirir um espaço virtual de armazenamento a um custo mais acessível. 

Quais são principais plataformas que oferecem esse serviço?

À medida que o volume de informações digitais foi aumentando, a oferta de plataformas que oferecem espaço de armazenagem na nuvem também cresceu. Confira, a seguir, as 4 mais utilizadas e escolha sua favorita.

1. Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento disponível para qualquer usuário do Gmail. Na versão gratuita, você conta com 15 GB para hospedagem de dados, mas é possível expandir essa capacidade a partir da assinatura de planos mensais

O acesso pode ser feito de qualquer dispositivo, e a plataforma permite a edição de arquivos offline. Além disso, a partir da conta principal, você consegue definir as opções de compartilhamento de cada arquivo, caso queira liberá-los para o acesso de outros usuários. O material é atualizado assim que o dispositivo consegue uma boa conexão com a internet

2. Dropbox

O Dropbox também dá acesso a uma conta gratuita para os usuários, mas o volume de armazenamento é de apenas 2 GB. Caso necessite de mais espaço, é possível migrar para os planos pagos, que podem ser personalizados. 

O acesso aos arquivos guardados na nuvem pode ser realizado a qualquer hora, mesmo sem conexão à internet, assim como no Google Drive. Todos os planos oferecem um avançado sistema de segurança para o acesso aos arquivos.

3. OneDrive

A opção para armazenamento em nuvem oferecida pela Microsoft é o OneDrive. Ele pode ser acessado gratuitamente a partir da assinatura do pacote Office, e oferece 5 GB para você guardar seus arquivos. Esse volume pode ser expandido a partir da assinatura dos planos, que vão de 50 GB até 5 TB. A plataforma é compatível com outros sistemas operacionais para computadores e dispositivos móveis.

4. iCloud Drive

O iCloud Drive é o espaço para armazenamento oferecido pela Apple, com 5GB para você guardar gratuitamente seus arquivos ou criar o backup dos seus dispositivos da marca, incluindo contatos e aplicativos. 

Se preferir, é possível migrar para os planos pagos, com até 2 TB para a armazenagem. A plataforma pode ser usada em computadores, mas não está disponível para os dispositivos móveis que não são da Apple.

Como escolher o melhor serviço de cloud?

Na hora de escolher o servidor para a hospedagem em nuvem, é preciso estar atento a alguns cuidados. Vamos conhecê-los?

Verifique a credibilidade do prestador do serviço de TI

Além das grandes empresas, como Google, Microsoft e Apple, existem muitos prestadores de serviços de TI que oferecem essa tecnologia e que podem fornecer um espaço de armazenamento que atenda às suas necessidades com um melhor custo-benefício. Ainda assim, é importante verificar se esse prestador é confiável e conhecido em sua região.

Compatibilidade

O ideal é que o serviço seja compatível com diferentes sistemas operacionais e possa ser acessado a partir de outras plataformas. Afinal, nunca se sabe quando se precisará de um arquivo.

Extras

Armazenamento, possibilidade de edição offline e compartilhamento entre mais usuários são funcionalidades cobertas por quase todas as plataformas. Por isso, é importante avaliar os recursos extras — integração com outros aplicativos, por exemplo.

Quais são os perigos do armazenamento de arquivos online?

Nenhuma solução para o armazenamento em nuvem é 100% segura. Apesar de as empresas desenvolverem protocolos de segurança cada vez mais confiáveis, sempre há o risco de um ataque de hacker. Além disso, você pode perder um arquivo ou não salvar uma atualização recente, em caso de interrupção dos serviços.

Também existe o perigo de compartilhamento do ambiente — especialmente agora, que muitas empresas aderiram à hospedagem em nuvem para melhorar a produtividade no home office. O acesso aberto a mais de um usuário sempre ameaça o armazenamento, pois alguém pode apagar ou editar um arquivo importante, por exemplo.

Como garantir a segurança?

Confira nossas dicas a seguir e fique mais protegido no uso de uma hospedagem em nuvem:

  • senhas: não utilize opções óbvias, busque alterá-las periodicamente e nunca compartilhe seu login com outras pessoas;
  • dados: evite armazenar informações confidenciais em serviços de nuvem gratuitos, já que eles são mais vulneráveis aos ataques cibernéticos;
  • sempre faça o logout quando sair da conta na nuvem;
  • mantenha as plataformas de cloud computing sempre atualizadas;
  • proteja os equipamentos mais utilizados com antivírus e use ferramentas de bloqueio, em caso de perda ou roubo.

Posso salvar meus dados em outras plataformas?

Se você prefere meios tradicionais para salvar os dados, e as memórias do seu smartphone e computador já estiverem no limite, os drives externos ou, até mesmo, os pen drives são alternativas de armazenamento físico disponíveis.

O armazenamento em nuvem é a melhor solução para o guardar e compartilhar seus dados no ambiente digital. Seguindo nossas dicas de segurança, você vai conseguir encontrar a melhor plataforma para os seus arquivos.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus colegas a conhecer mais sobre o serviço de cloud computing.

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados