Fornecedor de internet: 8 dicas para avaliar antes de contratar

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Uma boa conexão com a internet tornou-se um item indispensável em qualquer residência. Com o crescimento dos serviços de streaming e das mídias sociais, é praticamente impossível passar um dia desconectado, não é mesmo? Para garantir a contratação do melhor serviço disponível, você deve estar atento ao fornecedor de internet, bem como as vantagens que ele oferece.

Esse cuidado antes de fechar o negócio é importante para evitar complicações posteriores. Vale lembrar que o processo de troca de provedor pode ser lento e deixar você desconectado por alguns dias. Além disso, há empresas que exigem o pagamento de multas pela rescisão do contrato, o que torna cara a substituição do fornecedor.

Quer descobrir o que você precisa saber para encontrar o plano de internet ideal e evitar todos esses problemas? É só continuar a leitura!

8 dicas a considerar no momento de avaliar o fornecedor de internet

A velocidade de conexão e o preço são dois pontos que chamam a atenção no momento de escolher o provedor, mas existem outras questões importantes a serem consideradas, como você verá a seguir.

1. Velocidade

Para escolher um plano que atenda às suas necessidades, é preciso que você leve 3 fatores em consideração:

  • número de usuários;
  • quantidade de dispositivos conectados;
  • principais atividades realizadas online.

Na sua casa há mais de um morador? Aparelhos como TV, smartphone e computadores estão sempre conectados? Vocês consomem serviços de streaming de música e filmes? Jogam online? Se esse for o seu caso, a recomendação é que você contrate uma velocidade maior de internet. Já as pessoas que moram sozinhas e ficam conectadas apenas para acessar e-mails ou redes sociais podem optar por um plano mais simples.

2. Qualidade

Independentemente do consumo, ninguém quer sofrer com quedas constantes ou uma internet lenta. A qualidade oferecida pode variar de acordo com a velocidade, a estabilidade da conexão e o tipo de banda larga do fornecedor. Os principais serviços disponíveis são os seguintes.

Conexão DSL

O serviço funciona a partir de uma linha telefônica. Não oferece grandes velocidades de conexão e costuma ser bastante instável por causa de interferências na linha telefônica, o que prejudica um pouco a qualidade do serviço.

Internet via cabo

Essa internet opera de modo similar ao DSL, mas a conexão é feita através de uma rede de cabos. Essa tecnologia consegue atingir velocidades altas de conexão; no entanto, a quantidade de assinantes usando um mesmo terminal pode gerar instabilidade na rede.

Internet via rádio

O sinal vem a partir de antenas instaladas no topo das casas ou dos edifícios. Apesar de poder oferecer grandes velocidades, o sinal é sensível e sofre interferências de qualquer barreira física próxima à antena. Em dias de chuva também pode haver muita instabilidade na conexão.

Internet via satélite

Para receber esse sinal de internet também é necessário o uso de uma antena. O custo de instalação e a mensalidade costumam ser bastante elevados. A velocidade atingida é baixa, bastante inferior aos outros tipos de banda larga, e muitas vezes não é suficiente para assistir a vídeos, por exemplo.

plano de internetPowered by Rock Convert

Fibra óptica

Para quem procura a melhor qualidade de conexão, a fibra óptica é a alternativa ideal. A conexão é feita por cabos totalmente imunes a qualquer tipo de interferência, garantindo a estabilidade da conexão. Além disso, a fibra óptica consegue atingir altas velocidades e, ao mesmo tempo, consome menos energia.

3. Personalização do pacote

Cada consumidor tem necessidades diferentes de uso da internet, e o ideal é que o fornecedor seja capaz de oferecer pacotes personalizados de acordo com o seu perfil de consumo.

4. Atendimento ao cliente

Costumamos lembrar do atendimento apenas quando surge algum contratempo. Para evitar dores de cabeça, procure por um servidor que saiba ouvir e resolver as questões dos consumidores. O ideal é que existam diferentes plataformas de atendimento ao cliente e que o retorno às solicitações seja rápido e efetivo.

5. Suporte técnico

É fundamental que o fornecedor de internet disponha de uma equipe preparada para solucionar qualquer problema em sua conexão, tanto no atendimento remoto quanto no presencial. Provedores que não respondem prontamente às solicitações ou não funcionam aos finais de semana perdem pontos com o cliente.

6. Burocracia

Alguns fornecedores de internet transformam o cancelamento de um plano em uma confusão burocrática que parece não ter fim. Procure informações sobre a postura da empresa em relação à quebra de contrato, migração de plano, taxa de adesão e cobrança de multas para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

7. Reputação da empresa

Busque a segurança na internet e também no momento da escolha do seu fornecedor. Opte por empresas que estão há mais tempo do mercado, afinal, elas conquistaram a satisfação de milhares consumidores ao longo desse tempo. Também é importante ficar de olho na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Responsável por regular e por fiscalizar o setor de telecomunicações no Brasil, esse órgão contém uma lista com as empresas autorizadas a fornecer internet.

8. Custo-benefício

Conhece a expressão “o barato pode sair caro”? Para evitar essa experiência, antes de fechar o contrato de um plano mais em conta, verifique se ele realmente atende às suas necessidades. Os planos personalizados são uma alternativa que combina a conexão que você precisa com mensalidades que cabem no seu bolso. Outra opção com ótimo custo-benefício e que inclui outros serviços essenciais é a contratação de um combo com internet, TV por assinatura e telefone. 

Conheça a Valenet: o 5º maior provedor de internet do Brasil

A Valenet está no mercado há mais de 20 anos e é referência no setor de telecomunicações. Estamos presentes em mais de 70 localidades de Minas Gerais e somos o 5º maior fornecedor de internet do país, segundo a Anatel. Esse reconhecimento é resultado também dos serviços de alta qualidade em internet, telefonia e TV por assinatura oferecidos aos nossos clientes.

Temos soluções exclusivas em internet 100% fibra óptica e garantimos a velocidade de internet que você precisa com o melhor custo-benefício. Aqui na Valenet, temos ainda planos personalizados, suporte técnico e atendimento em diferentes canais de comunicação.

Nossas dicas mostraram que não é fácil encontrar um bom fornecedor de internet, mas agora que você já conhece a Valenet, sua procura acabou. 

Ligue grátis 106 38, conheça nossos planos e navegue com a ultravelocidade da internet fibra óptica!

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados