2
Maiores atletas mineiros: inspire-se com grandes nomes do esporte em Minas Gerais
Minas Gerais é uma potência em vários assuntos, e não é diferente quando se trata do mundo do esporte. Alguma vez você já parou para pensar: quais são os maiores atletas mineiros de todos os tempos?
Essa é uma resposta bem difícil de encontrar, afinal de contas são muitos os nomes que se destacaram ao longo da história, nas mais diversas modalidades. Para celebrar o Dia Nacional do Atleta, comemorado em 21 de dezembro, o Blog da Valenet listou alguns dos grandes atletas de Minas Gerais, nos quais vale a pena se inspirar. Confira a seguir!
Sumário
.
- Pelé (Futebol)
- Gabi Guimarães (Vôlei)
- Raulzinho (Basquete)
- Glover Teixeira (MMA)
- Bruno Soares (Tênis)
- Gabrielzinho (Natação)
- Valenet: internet mineira de alto rendimento
Pelé (Futebol)
Além de um dos maiores atletas mineiros de todos os tempos, o Rei do Futebol também é considerado um dos principais nomes da história esporte mundial.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu na cidade de Três Corações, no sul de Minas, e foi um dos grandes futebolistas que a modalidade já teve. Atuando na posição de atacante, Pelé marcou 1281 gols, feito que nenhum outro jogador conseguiu superar.
O atleta começou a carreira aos 11 anos, atuando no Clube Atlético de Bauru. Pouco tempo depois, em 1956, Pelé foi para o Santos Futebol Clube, onde ganhou destaque nacional, ainda aos 16 anos de idade. O Rei do Futebol permaneceu pela maior parte de sua vida profissional no clube paulista, até 1974.
Nesse período, ele levou o Santos a conquistar dez títulos estaduais e seis campeonatos nacionais (Taça Brasil e Torneio Robertão), além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963.
Pelé foi também o jogador mais jovem a conquistar uma Copa do Mundo. Na vitória da Seleção Brasileira durante o torneio de 1958, o atleta tinha apenas 17 anos e 8 meses. Ele marcou seis gols ao longo da competição, e foi o artilheiro do Brasil.
A sua despedida dos gramados ocorreu em 1977, em um jogo do Cosmos contra o Santos, nos Estados Unidos. A partida contou com a presença de artistas, políticos e personalidades mundiais. O Rei Pelé faleceu em dezembro de 2022, aos 82 anos, recebendo homenagens de esportistas de todas as partes do mundo.
Gabi Guimarães (Vôlei)
Considerada uma das melhores ponteiras da atualidade, a jogadora de vôlei Gabriela Guimarães nasceu em Belo Horizonte, em 1994. Dentre os títulos acumulados pela atleta mineira, estão: seis conquistas da Superliga brasileira, cinco Sul-Americanos de clubes, duas Ligas dos Campeões da Europa e um Mundial de Clubes.
Jogando com a amarelinha, a camisa 10 da seleção brasileira já angariou três ouros no Grand Prix e uma medalha de prata e outra de bronze em Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020 e Paris 2024, respectivamente, dentre outros reconhecimentos.
Chamada pela alcunha de “filha do Deus do Vôlei” pelo técnico italiano Stefano Lavarini, Gabi começou sua carreira no Mackenzie Esporte Clube, aos 14 anos, depois de ser considerada “baixa demais” pelo Minas Tênis Clube. Logo ela se destacou e, aos 16, foi contratada pelo Sesc, comandado à época por Bernardinho.
Atualmente com a faixa de capitã da seleção brasileira, a ponteira é apontada por muitos técnicos a melhor jogadora do mundo.
Raulzinho (Basquete)
Um dos nomes de destaque da atual geração do basquete brasileiro é natural de Minas Gerais. Raul Neto, mais conhecido como Raulzinho, nasceu na capital mineira, em 1992.
O armador começou a sua carreira em 2008, atuando no Minas Tênis Clube, onde ganhou notoriedade. Na temporada de 2011/12, Raulzinho assinou com o Gipuzkoa Basket da Espanha. Sua habilidade chamou a atenção dos times da NBA, National Basketball Association, a mais importante liga do esporte.
Raulzinho foi selecionado pelo Atlanta Hawks com a 47ª escolha geral no Draft de 2013. Nos Estados Unidos, ele chegou a atuar pelo Utah Jazz (2015 a 2019), pelo Philadelphia 76ers (2019 a 2020), pelo Washington Wizards (2020 a 2022) e pelo Cleveland Cavaliers (2022 a 2023). Hoje, o atleta integra o FC Barcelona, um dos principais times do mundo.
Ao longo de toda sua carreira, o jogador disputou três Olimpíadas e duas Copas do Mundo com a seleção brasileira de basquete, onde jogou pela primeira vez em 2010.
Glover Teixeira (MMA)
A história de Glover Teixeira nas artes marciais é digna de cinema, e contribui muito para que o lutador seja um dos grandes atletas mineiros para se inspirar.
Nascido em 1979 no pequeno município de Sobrália, no Vale do Rio Doce, o mineiro deixou sua cidade natal aos 20 anos, em direção aos Estados Unidos, como imigrante ilegal. Ele atravessou a fronteira com o México com ajuda de “coiotes” e estabeleceu-se no país trabalhando com jardinagem, para ajudar no sustento de sua família.
Foi no país norte-americano que Glover Teixeira teve os primeiros contatos com o esporte que virou sua paixão: o MMA (Artes Marciais Mistas). Assistir combates de grandes lutadores, como Mike Tyson, Royce Gracie e Chuck Liddell, inspiraram o profissional a começar uma rotina de treinos e seguir o mesmo caminho.
Em 2012, aos 32 anos de idade, ele chegou ao UFC, o Ultimate Fighting Championship, a principal competição de MMA do mundo. Somente 11 anos depois, em 2023, ele conseguiu levar o cinturão de sua categoria: campeão dos meio-pesados.
Sendo assim, Glover Teixeira foi um dos mais velhos campeões do UFC, com 42 anos de idade. Foi também o 19º brasileiro a vencer o campeonato.
Bruno Soares (Tênis)
Com mais de 30 títulos na carreira, sendo seis de Grand Slams, o mineiro Bruno Soares é um dos principais nomes do tênis no Brasil. O atleta nasceu em Belo Horizonte, em 1982, e começou no esporte aos cinco anos de idade, enquanto sua família vivia em Bagdá, no Iraque.
De volta a BH, o profissional atuou no Minas Tênis Clube e começou a disputar torneios ATP (Associação de Tenistas Profissionais) em 1999. Especialista em duplas, o tenista chegou a ser o número 2 do ranking mundial em 2016, atuando ao lado de Jamie Murray.
Aliás, esse foi um ano de muitas conquistas para Bruno Soares: na ocasião o atleta foi campeão do Australian Open tanto nas duplas masculinas quanto nas duplas mistas, além de vencer o US Open ao lado do parceiro britânico. Também em 2016, Bruno e Jaime foram reconhecidos como “Dupla do Ano”.
Aos 40 anos de idade, em 2022, o atleta anunciou a sua aposentadoria, depois de mais de 20 anos de carreira como tenista profissional.
Gabrielzinho (Natação)
Fenômeno da natação paralímpica, o atleta Gabrielzinho nasceu em Santa Luzia, em 2002, com uma condição rara chamada focomelia, que causa membros encurtados. Dedicou-se à natação a partir dos 13 anos de idade, quando participou de uma competição em um torneio escolar.
Durante suas longas sessões de treinamento, o atleta desenvolveu uma técnica de nado única: com movimentos pélvicos, ele ondula na água como um golfinho, o que o faz alcançar uma velocidade impressionante.
Em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020, o profissional conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata. Já em Paris 2024 o nadador brasileiro garantiu o lugar mais alto do pódio três vezes, com as vitórias nos 50 metros costas, 100 metros costas e 200 metros livre, na classe S2.
Na ocasião, Gabrielzinho tornou-se uma verdadeira celebridade. Descontraído e carismático, o nadador realizava danças e brincadeiras ao fim de cada vitória, conquistando o carinho do público parisiense. Sem dúvidas, um grande exemplo entre os maiores atletas mineiros para se inspirar, não é mesmo?
Valenet: internet mineira de alto rendimento
Além de habilidade, talento e dedicação, os atletas de destaque nesse post têm mais uma coisa em comum: são de Minas Gerais, assim como a Valenet!
A provedora de internet está há mais de 25 anos no mercado de telecomunicações, e assim como os grandes atletas mineiros, é referência em sua área de atuação, oferecendo serviços top de linha, como: internet 100% fibra óptica, Wi-fi Mesh, TV por assinatura, planos empresariais, telefone fixo, Wi-fi 6 e muito mais.
Então, fica a dica: se você mora em Minas Gerais e é apaixonado pelo mundo do esporte, a Valenet te conecta com a emoção. Você pode adquirir um plano de internet com combos especiais, com TV a cabo, para aproveitar canais de esporte como SporTV e ESPN, ou com streaming, como o Globoplay e a Max, que também são referência em transmissões esportivas.
Acesse o site e contrate uma internet mineira de alto rendimento de verdade: a Valenet!
cachoeiras *em macacos
fggf
Deixe um comentário