fbpx

Entenda o que é e como evitar baixar malware no seu dispositivo

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Antes de falarmos do que se trata um malware e como identificá-lo, ou em quais situações suspeitar da existência desse arquivo virulento, você precisa saber de uma única coisa sobre segurança virtual: o melhor antivírus é o usuário, nesse caso, você!

Ao longo deste artigo, o leitor entenderá o porquê do uso que se faz de um dispositivo ser tão importante para segurança e defesa de dados. Assim como aprenderá que, por mais segura a conexão e por mais eficiente o antivírus, cautela nunca é demais. Mesmo quando vamos apenas conectar internet na TV de nossa casa!

Continue conosco para saber mais sobre malwares e adwares, assim como receber dicas fundamentais para evitá-los.

O que é um malware e como ele infecta o dispositivo?

O malware é um arquivo malicioso que tem como objetivo causar danos ao aparelho, ao sistema operacional ou à vítima. Além disso, um malware não pode ser inserido diretamente em um computador ou celular. A única possibilidade é se um pen drive for instalado em um dispositivo eletrônico, ou um celular seja conectado a um aparelho já infectado.

Portanto, para um malware efetivar o ataque, é necessário que o alvo crie condições de acesso e de instalação do vírus. Ou seja, é preciso baixar o malware, por exemplo, ao obter uma série televisiva de um site estranho para baixar filmes online. O arquivo malicioso, em geral, é anexado a outros programas ou inserido em um link desconhecido ou alterado.

A anexação é realizada para dificultar o rastreio do malware ou ocultá-lo do usuário e até mesmo da rede de segurança do sistema operacional, como o Windows, e também do antivírus.

O que é um adware?

Porém, é importante não confundir malware com adware. O primeiro tem como finalidade danificar ou trazer prejuízos para o alvo.

o segundo é uma forma invasiva de anúncios, de divulgação de buscadores e de produtos que atuam a partir das informações contidas nos registros de uso, os “cookies”, do usuário. Outra tarefa comum de adwares é a alteração de buscadores padrão e da página inicial do dispositivo digital.

Os adwares podem, sim, ser instalados sem aviso prévio. No entanto, é habitual que eles venham juntos à instalação de outros programas, aplicativos ou jogos. Por isso, antes da instalação, uma pergunta de permissão de instalação do adware é submetida ao usuário.

Se você clicar em “next” ou “seguinte” várias vezes, saiba que um adware pode vir junto à instalação do aplicativo que você tanto deseja. Portanto, seja paciente quando for instalar um programa no seu aparelho e não deixe de ler cada passo de um setup, pois um dos processos da instalação deve ser o pedido de confirmação do adware.

Instalei um adware sem querer, e agora?

Contudo, é tarde demais e seu navegador padrão é agora uma barra de busca que você não está reconhecendo? Calma, a solução é simples, e nós vamos explicar o que deve ser feito.

Powered by Rock Convert

Se você está no Windows 10, vá até o Painel de Controle do seu desktop ou notebook. Em seguida, vá em “Adicionar ou remover programas” e procure por aplicativos estranhos cujo desenvolvedor não é informado ou você não reconhece. Encontrou algum? Agora, basta selecioná-lo e removê-lo.

Mas, para não perder o costume, faça uma varredura com o antivírus antes e depois desse procedimento para garantir que nenhum arquivo suspeito ficou para trás.

Quais problemas os vírus de computador podem trazer?

Os danos que um vírus causam são diversos e têm impactos e velocidades diferentes. Alguns podem ser de fácil reparo, como a reinstalação de um programa; outros tornam o computador mais lento até o ponto de necessitar de formação. Há também aqueles piores e irreversíveis, como a perda de dados pessoais ou sigilosos.

O vírus, dessa maneira, pode corromper arquivos, revelar dados para invasores, alterar o comportamento da máquina e permitir que hackers tenham acesso aos dispositivos periféricos, como webcams e microfones.

Como garantir que não vou baixar um malware por engano? 

Primeiro passo: sempre confira o remente do e-mail. Se um e-mail recebido sugerir algum link, seja qual for o motivo, verifique se o domínio e o host são conhecidos, como Google (domínio) e “.com.br” (host).

Se o conteúdo sugerir o download de algum anexo, averigue a extensão do arquivo anexado. Se o e-mail e o remetente forem desconhecidos, em hipótese alguma baixe ou abra um arquivo executável, como a extensão “.exe”. Além disso, lembre-se: arquivos criptografados como “.zip” e “.rar” podem ser utilizados para burlar o antivírus do dispositivo. Portanto, evite abri-los.

Como o malware vem anexado a um programa, após baixar uma série de um site qualquer, muitas vezes parece que nada de anormal aconteceu. No entanto, essa ação pode baixar um malware. A partir disso, ele fica em segundo plano sem que você perceba seu funcionamento.

O segundo passo é: confira sempre a segurança da informação. É comum o uso de e-mails promocionais ou de premiações para atrair o usuário. Se você receber algo do tipo, averigue o endereço do remetente, a marca ou o tipo de promoção em um buscador de confiança antes de abrir o e-mail ou acessar qualquer outro conteúdo sugerido.

Qual a melhor medida de segurança para evitar baixar um malware?

A quantidade de usuários online, somada às técnicas de ocultação e de alteração do Endereço de Protocolo da Internet (IP), torna o rastreio, o bloqueio e a prisão de hackers uma tarefa difícil. Portanto, use com cautela e responsabilidade a internet e saiba, sobretudo, optar pelos contextos seguros da rede.

A melhor forma de garantir a segurança de aparelhos e de dados é evitar acessar links desconhecidos e baixar conteúdos direto de terceiros. Se por acaso fizer o contrário e baixar um malware, saiba que você está se colocando em uma situação muito perigosa! Então, a melhor medida de segurança é a cautela.

Ainda há dúvidas sobre malwares e o uso responsável e seguro da internet? Assine a newsletter e receba conteúdos especializados de nossa equipe para jamais cair numa cilada no mundo online.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados