fbpx

Você sabe como conectar internet na TV? Aprenda aqui

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Muito além dos computadores e smartphones, hoje é possível conectar internet na TV, em eletrodomésticos e até em sistemas de segurança residenciais. A web está por toda parte, tornando a experiência dentro e fora de casa muito mais interativa e eficiente.

A televisão sempre foi um ícone do entretenimento das famílias, e isso está longe de mudar. No entanto, além da programação da TV aberta e dos canais por assinatura, agora é possível aproveitar o melhor das plataformas de streaming nesses dispositivos, além de inúmeras outras funções.

Convenhamos: curtir seus filmes e suas séries favoritas na telona é muito mais divertido do que ficar preso à tela do seu laptop ou celular, não é mesmo?

A boa notícia é existem várias formas de conectar a sua internet na TV, seja ela inteligente ou não, e você confere todas as opções a seguir.

Como conectar internet em uma SmartTV?

Se você já tem uma SmartTV, conectá-la à internet será muito fácil; afinal, esse é o principal atributo delas. Esse tipo de TV já vem de fábrica equipado com um sistema operacional, tal como o do seu smartphone, e uma placa de rede que viabiliza a conexão via cabo ou Wi-Fi.

Geralmente, ao ligar o aparelho pela primeira vez, uma série de itens deve ser configurada para que suas funções sejam desfrutadas ao máximo. Entre eles estão as configurações de rede. Ali deverão ser informados o nome e a senha da sua internet.

Uma vez concluído esse processo, a TV se conectará automaticamente ao seu roteador sempre que for ligada, exceto em alguns modelos mais simples ou muito antigos. Caso os dados da sua rede sejam alterados, ou você tenha pulado esse processo sem querer, basta acessar o menu e encontrar a opção “configurações de rede” para se conectar novamente.

A maioria das marcas também disponibiliza uma entrada para cabo, o que viabiliza a conexão por ponto fixo ou Wi-Fi. Essa opção é interessante quando o sinal do Wi-Fi é fraco no cômodo em que a TV se encontra, ou quando você deseja ver filmes em alta qualidade sem correr o risco de sofrer com eventuais oscilações.

Como conectar internet na TV comum?

Se você não tem uma SmartTV, não se preocupe. Existem várias tecnologias para TV que adicionam essa função a aparelhos mais simples. Nesse caso, porém, a televisão apenas “empresta” a sua tela a um segundo dispositivo que deve ser conectado pelas entradas HDMI ou AV.

A opção mais prática é ligar o seu computador na TV por meio de um cabo, tornando-a assim um monitor. Naturalmente, será como utilizar o seu desktop ou laptop na sala; mas, tendo em vista o ganho em opções de entretenimento, a solução é alternativa interessante.

Caso o seu aparelho não tenha uma entrada HDMI, você pode usar um adaptador para transformar o sinal digital em formato áudio e vídeo padrão. Dessa forma, será possível conectar o televisor com um cabo AV tradicional (os clássicos vermelho, amarelo e branco) ― nesse caso, porém, a perda de qualidade de imagem será enorme.

plano de internetPowered by Rock Convert

Essa possibilidade também atende a modelos de SmartTVs antigos que não oferecem muitos aplicativos interessantes e remontam à época em que as TVs estavam sempre acompanhadas de dispositivos externos, como reprodutores de DVD e Blu-Ray.

Como transformar o meu televisor antigo em uma SmartTV?

Para uma solução mais robusta, a melhor escolha certamente são os acessórios que reproduzem uma interface inteligente na sua TV. Basta plugá-los na entrada USB ou HDMI do seu televisor para ter uma experiência smart instantaneamente. Veja as principais opções a seguir!

Chromecast

O gadget mais famoso dessa categoria é o Chromecast, um aparelho tão discreto quanto um pendrive, com qualidade de software da Google. Com preços a partir de R$ 200 (em média), o pequeno dispositivo permite desfrutar dos principais aplicativos da atualidade, entre eles a Netflix e o YouTube, sem qualquer complicação.

No entanto, é importante ressaltar que ele não disponibiliza um menu com aplicativos adaptados, como ocorre nas SmartTVs, e também não permite instalar aplicativos internamente. Isso significa que ele promove apenas o espelhamento do conteúdo na sua TV.

Sendo assim, o que o Chromecast faz na prática é habilitar a opção “assistir na TV” nos aplicativos do seu smartphone Android. O desfrute do conteúdo é o mesmo, mas há quem veja desvantagem em depender do celular para acessar as funções.

TV Box (set-top box)

A grande diferença dos chamados TV Box’s é que eles contam com armazenamento internet e têm um sistema operacional nativo, o que dispensa o celular. Todas as funções são realizadas por meio de um controle remoto que acompanha o aparelho, mas há modelos que permitem executar funções pelo smartphone, caso o usuário ache mais conveniente.

A maioria dos modelos do mercado disponibiliza sistemas baseados no Android, o que torna a experiência de navegação muito semelhante a um tablet convencional. Os preços, porém, podem variar bastante a depender do fabricante, das funcionalidades e da capacidade de armazenamento para instalar aplicativos.

Para quem preza por qualidade e está disposto a pagar mais por isso, há opções mais robustas como o Apple TV. Além de espelhar os conteúdos dos dispositivos da marca, tal como o Chromecast faz com aparelhos Android, ele permite uma navegação independente e conta com diversas funções embarcadas. O produto em sua versão mais simples, no entanto, parte dos R$ 1.000.

Por fim, lembre-se de que, antes de conectar novos dispositivos à sua rede, é fundamental ter uma internet de alta velocidade instalada, em especial uma conexão via fibra óptica. Essa recomendação é ainda mais relevante para quem deseja desfrutar de aplicativos que realizam o streaming de vídeos em alta resolução.

Como você pôde perceber, existem diversas maneiras de conectar internet na TV, mesmo quando o seu televisor não é moderno. Porém, sem um plano adequado, corre-se o risco de ter a diversão interrompida constantemente por travamentos irritantes e imagens congeladas.

Só não pense que essa é única vantagem de adotar a fibra óptica. Continue conosco para conferir cinco vantagens de levar essa tecnologia para a sua casa!

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados