fbpx

Cachoeiras perto de Itabira: conheça as atrações naturais que cercam a Cidade do Ferro

8 minutos para ler

2

Cachoeiras perto de Itabira: conheça as atrações naturais que cercam a Cidade do Ferro

Itabira é a cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade e é conhecida por todo o Brasil como a Cidade do Ferro por ter sido local de origem da Companhia Vale do Rio Doce, em 1942. Atualmente, a Vale é uma das empresas mais importantes do Brasil e um dos pilares da economia de Itabira.

Com cerca de 313 mil habitantes, Itabira fica localizada na região centro-sul de Minas Gerais e graças aos rios, morros e serras que cercam a cidade, ela é repleta de cachoeiras, mirantes, trilhas e outras atrações turísticas naturais.

As cachoeiras de Itabira, nesse sentido, chamam atenção de quem mora nos arredores da cidade e busca se refrescar, praticar ecoturismo e conhecer a região.

Nesse post, o Blog da Valenet te conta quais são as cachoeiras perto de Itabira mais procuradas e tudo que você precisa saber para visitá-las.

Sumário

Cachoeira da Boa Vista

A Cachoeira da Boa Vista possui uma queda d’água de 60 m de altura que forma belas piscinas naturais de águas cristalinas, convidativas e propícias para banho.

Próximo a cachoeira ficam algumas pousadas que são ideais para quem busca aproveitar um feriado ou fim de semana, por exemplo, sem percorrer longas distâncias para chegar à queda d’água.

A Cachoeira da Boa Vista possui nota 4.7 no Google e fica a 41 km de Itabira.

Cachoeira da Conquista

A Cachoeira da Conquista possui uma queda d’água deslumbrante de aproximadamente 100 m de altura, e mesmo com pouco volume d’água, possui um grande poço ideal para banho.

A Cachoeira da Conquista fica a 43 km da cidade sede, possui nota 4.4 no Google e para quem procura cachoeiras perto de Itabira, essa não pode ficar de fora.

Cachoeira do Bongue

A Cachoeira do Bongue tem 50 m de altura e sua queda d’água desce entre as pedras formando várias corredeiras e uma grande piscina natural, perfeita para se refrescar nos dias mais quentes.

Fica a 45 km de Itabira e é uma das cachoeiras mais conhecidas da região com avaliação de 4.5 no Google.

Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais se chama assim devido suas águas cristalinas que chamam a atenção de turistas. Fica a 46 km de Itabira e é uma bela atração para quem gosta de águas cristalinas. A cachoeira possui duas quedas que formam grandes poços ideais para banho.

A cachoeira fica na Serra dos Alves e o acesso ao local é feito por trilha. Nas avaliações do Google, a Cachoeira dos Cristais tem 4.8.

Cachoeira Alta

A Cachoeira Alta é considerada uma das mais belas de Minas Gerais e é chamada assim devido ao tamanho da sua queda d’água, que tem 110m de altura. Inclusive, devido a sua altura, a cachoeira costuma ser usada para a prática de canyoning.

Por se localizar perto do povoado São José do Macuco, a cachoeira também é conhecida como Cachoeira do Macuco.

A Cachoeira Alta, além disso, fica a 53 km de Itabira e é palco do maior festival de música eletrônica do Brasil, o Pulsar Festival, que acontece anualmente e atrai pessoas de todo o país.

Cachoeira do Patrocínio Amaro

A Cachoeira do Patrocínio Amaro compõe uma paisagem deslumbrante devido a sua queda d’água de aproximadamente 30 m de altura.

A cachoeira fica a 57 km da Cidade do Ferro e entre as cachoeiras perto de Itabira, é uma das poucas que possui restaurante e hospedagem.

Cachoeira do Morro Redondo

A Cachoeira do Morro Redondo possui uma grande queda d’água de aproximadamente 200 m de altura que se divide em várias menores e forma uma ampla piscina natural.

A cachoeira fica numa propriedade particular e o acesso acontece por uma pequena trilha cercada de mata nativa.

A Cachoeira do Morro Redondo fica a 53 km de Itabira, nota 4.8 no Google.

Cachoeira dos Marques

A Cachoeira dos Marques fica a 48 km de Itabira e é uma das mais belas cachoeiras da Serra dos Alves, com avaliação 4.8 no Google. A queda d’água é alta mas não é volumosa, e na parte superior, que é o ponto de chegada, há bons locais para banho, já que os poços formados são rasos.

Na parte inferior há um grande poço profundo e nele há correnteza devido ao volume da queda. Em épocas de média e alta vazão – de outubro a abril – é necessário ter muito cuidado porque há pontos em que a correnteza fica mais forte, sobretudo próximo à queda e no meio do rio.

Mesmo para aqueles que saibam nadar, por precaução, é bom tomar banho apenas nas partes mais tranquilas do poço, distante da queda. Portanto, entre as cachoeiras perto de Itabira, essa é uma das que os visitantes precisam ficar mais atentos.

Vale ressaltar que acampamentos são proibidos nas imediações da Cachoeira dos Marques.

Cachoeira Véu de Noiva

A Cachoeira Véu de Noiva fica a 35 km de Itabira e possui nota 4.5 nas avaliações do Google. A cachoeira está localizada no Parque Estadual Mata do Limoeiro e é uma das mais conhecidas da região.

A Cachoeira Véu de Noiva tem esse nome devido à sua queda d’água de 40 m de altura que lembra um véu de noiva. A queda forma um poço de águas cristalinas que compõe uma paisagem deslumbrante e é ideal para banho.

Ademais, o Parque Estadual Mata do Limoeiro, onde a cachoeira se localiza, possui infraestrutura para receber visitantes, fazendo da cachoeira um local para quem busca tranquilidade, beleza natural e um ambiente preservado para relaxar ou se aventurar em meio à natureza.

Cachoeira do Limoeiro

A Cachoeira do Limoeiro fica a 39 km de Itabira e, assim como as outras cachoeiras perto de Itabira, é um destino para quem gosta de turismo ecológico e contato com a natureza.

A cachoeira possui queda d’água de aproximadamente 15 m de altura que forma um grande poço de águas cristalinas, ideal para se refrescar nos dias mais quentes. Nos arredores, há trilhas para quem gosta de caminhadas e busca um contato mais próximo com a natureza.

Inclusive, a trilha para chegar à Cachoeira do Limoeiro faz parte da experiência porque atravessa áreas de vegetação nativa onde é possível observar a biodiversidade local. A cachoeira é um ótimo ponto de fuga para quem busca sossego em meio a natureza.

Cachoeira Serenata

A Cachoeira Serenata é nomeada assim devido ao barulho da queda d’água de aproximadamente 8 m de altura. O poço da cachoeira é formado por cascalho e areia que originam uma prainha, perfeita para aproveitar os dias quentes.

A cachoeira chega a 5 m de profundidade e fica a 56 km da Cidade do Ferro. Diferente de outras cachoeiras perto de Itabira, para chegar a essa é necessário fazer uma trilha com percurso longo e intensidade leve.

A Valenet conecta Itabira e região

Para você que está buscando se refrescar enquanto contempla a natureza, as cachoeiras perto de Itabira são o destino ideal.

Além das cachoeiras perto de Itabira há outras atrações turísticas na região, como é o caso das cachoeiras de Itambé do Mato Dentro, uma cidade próxima a Itabira que também possui excelentes opções de lazer ao ar livre.

Ademais, Itabira é cidade natal da Valenet, a internet dos mineiros, que nasceu em 1998 e hoje em dia oferece os melhores serviços de telecomunicações de Minas Gerais. A internet dos mineiros tem conexão 100% fibra óptica, Wi-Fi Mesh, Wi-Fi 6 e muito mais. Tudo para conectar MG ao mundo digital da melhor forma possível.

Se você mora em Itabira e região, não perca tempo e venha se conectar com a Valenet agora mesmo:

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)