2
Conheça a maior mina de alexandrita do mundo, em Minas Gerais
A pedra mais preciosa produzida no Brasil: você já ouviu falar da alexandrita? Esse mineral é um dos mais valiosos do mundo, e é aqui mesmo, em Minas Gerais, que fica sua maior jazida no planeta! A mina está localizada em Hematita, distrito de Antônio Dias.
O Blog da Valenet te conta tudo sobre esse verdadeiro tesouro mineiro e apresenta detalhes e curiosidades sobre a alexandrita. Siga a leitura e descubra!
Sumário
.
- Alexandrita: a pedra mais preciosa do Brasil
- Descubra a mina de alexandrita em Antônio Dias
- História da mineração em Antônio Dias
- A Valenet tem a melhor internet de Hematita, em Antônio Dias
Alexandrita: a pedra mais preciosa do Brasil
Sob o sol, verde como uma esmeralda. À noite, sob luz artificial, vermelha como um rubi. Com essas tonalidades raras e cativantes, a alexandrita é uma das pedras mais raras – e valiosas – do mundo.
Muito usada na confecção de joias, a alexandrita foi encontrada pela primeira vez nos Montes Urais, na Rússia, por volta de 1830. Seu nome, inclusive, é uma homenagem ao Czar Alexandre II, pois sua descoberta aconteceu na mesma data do aniversário do futuro governante.
Outra coincidência também ligou o mineral à história da Rússia: suas cores coincidiam com as do exército do czar, verde e vermelho. Com tantas similaridades, a alexandrita é um símbolo nacional para os russos.
Mas não é só no país europeu que a pedra preciosa pode ser encontrada. No Sri Lanka, no leste da África e no Brasil também existem jazidas do mineral. Por aqui, as extrações acontecem na Bahia, no Espírito Santo e, principalmente, em Minas Gerais, onde está a maior mina de alexandrita no Brasil e no mundo.
De acordo com um levantamento realizado pela Forbes em 2015, a pedra é a sexta mais valiosa do mundo. A alexandrita natural pode custar até 70 mil dólares por quilate (sendo que um quilate equivale a 200 miligramas).
Isso quer dizer que, em reais, o preço da alexandrita chega a 395 mil por quilate, uma pedra verdadeiramente preciosa, não é mesmo?
Conheça a mina de alexandrita em Antônio Dias
O descobrimento da maior jazida de alexandrita do mundo, no distrito de Hematita, em Antônio Dias, é uma história cheia de versões. O fato foi ocorreu em 1986, e, de acordo com as principais narrativas, foi por puro acaso. Na época, os locais não sabiam sobre o valor da alexandrita.
Conta-se que foi uma criança que encontrou o mineral na cidade pela primeira vez. O menino brincava perto de um curso d’água, enquanto uma galinha ciscava um monte de cascalho e as pedras brotaram da terra. Impressionado com a beleza da gema, que muda de cor de acordo com o tipo de luz à qual é submetida, o garoto cavou um pouco mais com as mãos, encheu uma sacola e levou para o distrito.
Chegando lá, a criança teria mostrado o achado aos comerciantes locais, que viram o potencial valioso do material e trocaram a sacola por balas e doces. A notícia da descoberta correu rápido pelo distrito e cidades vizinhas, atraindo garimpeiros do país inteiro em busca das preciosas alexandritas, das quais tanto se falava.
A maior jazida da pedra preciosa em Minas Gerais tem um potencial médio de produção de 53 kg do mineral, e fica na Fazenda da Grama. A concessão para explorar essa mina pertence à Alexandrita Mineração Comércio e Exportação Ltda. Além da jazida principal, há outra menor, também em Antônio Dias, cuja concessão pertence à Mineração Itaitinga.
História da mineração em Antônio Dias
Inserida no colar metropolitano do Vale do Aço, a cidade de Antônio Dias tem sua história intrinsicamente ligada às atividades de mineração. A região começou a ser explorada em no começo do século XVIII, atraindo a presença de muitos bandeirantes por estar localizada em uma zona aurífera.
O distrito de Hematita, onde fica a maior mina de Alexandrita do mundo, foi oficializado em setembro de 1923. Ou seja: já são mais 100 anos de história!
Além da jazida da famosa pedra preciosa, na região há uma mina de minério de ferro, localizada na Serra da Bucaina. A mina foi explorada na década de 80 e após, ter suas atividades paralisadas, devido à pouca demanda de minério, foi reativada em novembro de 2013, com capacidade de produção inicial de 300 mil toneladas ao ano.
A Valenet tem a melhor internet de Hematita, em Antônio Dias
Com mais de 100 anos de história, o distrito de Hematita, em Antônio Dias guarda riquezas de valor inestimável! A descoberta da maior mina de alexandrita do mundo na região gerou ainda mais desenvolvimento e notoriedade para o local.
E você sabe quem também está aliado ao progresso, levando ao distrito o que há de mais moderno quando o assunto é tecnologia e inovação? A Valenet, que oferece para os moradores de Hematita internet rápida e de qualidade.
Com fibra óptica de verdade, o provedor atende todo o distrito, oferecendo uma banda larga estável e veloz. Além da cobertura de internet em Hematiata, a Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais na localidade.
Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Hematita, a Valenet!
fggf
Deixe um comentário