2
Conheça distritos de Mariana-MG e suas particularidades
Mariana é uma das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais e do Brasil. Com vasta multiplicidade de história, cultura e paisagens naturais, o município é um cartão postal famoso mundo afora.
Diante disso, os distritos de Mariana, assim como a cidade sede, não deixam a desejar quando o assunto é turismo, história ou cultura. Se você quer conhecer esses distritos, saber o que fazer em cada um deles e aprender mais sobre a história da região, siga com a leitura que o Blog da Valenet te conta tudo.
Sumário
.
- Conheça os distritos de Mariana
- Águas Claras
- Bandeirantes
- Cachoeira do Brumado
- Cláudio Manuel
- Furquim
- Monsenhor Horta
- Padre Viegas (Sumidouro)
- Passagem de Mariana
- Santa Rita Durão
- A Valenet tem a melhor internet dos distritos de Mariana
Conheça os distritos de Mariana
Os distritos de Mariana tem particularidades e cada um a seu modo te convida a visitá-los. Com minas de ouro, cachoeiras, pratos típicos e bandas históricas, só perde quem não os visita.
Além da sede municipal, Bandeirantes, Cachoeira do Brumado, Camargos, Cláudio Manuel, Furquim, Monsenhor Horta, Padre Viegas, Passagem de Mariana e Santa Rita Durão, fazem parte do território de Mariana e oferecem opções de lazer, turismo e entretenimento.
A seguir você irá conhecer alguns dos principais distritos de Mariana e descobrir porque vale muito a pena conhecer cada um deles.
Águas Claras
O distrito Águas Claras fica a cerca de 40 km de Mariana e é um convite para desfrutar de belezas naturais com trilhas ecológicas e a famosa Cachoeira do Ó, que conta uma queda d’água de aproximadamente 6 metros de altura que deságua em uma lago de 5 metros de profundidade, formando um cenário parecido com o de uma praia.
Além disso, o distrito, que fica em meio a paisagens naturais e arquitetônicas, tem diversas festas religiosas tradicionais, como a mais conhecida Festa do Padroeiro de São Luiz, celebrada no dia 25 de agosto.
Quem visita Águas Claras tem a oportunidade de experimentar os incomparáveis doces preparados pelos moradores e conhecer o famoso artesanato em taquara.
Bandeirantes
O distrito possui três construções históricas datadas do século XVIII: as ruínas da Estação Ferroviária, a bela Igreja de São Sebastião e a singular Capela de Santa Teresa de Ávila. Todas são um convite para visitação e o distrito de Bandeirantes ainda exala a harmonia típica de ambientes do interior de Minas Gerais.
A paróquia e o arraial de São Sebastião são os mais antigos do estado e pertencem ao distrito, que é berço do ex-vice-presidente da República Pedro Aleixo.
O distrito de Bandeirantes fica a cerca de 12 km de Mariana e cresceu paralelo ao Ribeirão do Carmo. É um lugar tranquilo com diversos sítios e casas de temporada, ótimos para se divertir com a família e amigos, além de possuir roteiros e trilhas que atraem centenas de ciclistas, jipeiros e motoqueiros aos finais de semana.
No distrito fica localizada, em terreno particular, a Cachoeira dos Rolas, que também é uma opção de lazer com queda d’água de 15 metros rodeada por árvores de médio e grande porte.
Cachoeira do Brumado
O distrito Cachoeira do Brumado é conhecido como a terra do artesanato devido aos artigos feitos em pedra-sabão, madeira, pita e sisal, objetos de apreciação e comercialização dentro e fora da comunidade.
Quem visita esse distrito de Mariana pode se divertir com a família e amigos na famosa queda d’água de 14 metros de altura que é a responsável pelo nome do distrito.
O Memorial dos Tropeiros fica bem próximo a essa queda d’água e é um espaço destinado à história dos homens que viajavam por dias no lombo dos burros. A casa que abriga o Memorial dos Tropeiros foi construída de pau a pique e possui diversas peças e fotografias que retratam os costumes daquela época.
Cláudio Manuel
O distrito foi fundado em 1704 e anos mais tarde foi chamado de Claudio Manoel como uma forma de homenagear Cláudio Manuel da Costa, notável poeta e advogado que nasceu na região. O distrito Cláudio Manuel fica a 46 km de Mariana e a tranquilidade e aconchego do lugar chamam a atenção de quem passa por lá.
A paisagem do distrito mistura belíssimas ruas históricas com obras arquitetônicas, como a antiga Capela Boa Vista, a Igreja Matriz de São Sebastião, a Igreja Nossa Senhora das Neves e a Casa Paroquial.
Além disso, Cláudio Manoel mantém vivas diversas festas religiosas tradicionais como a Festa do padroeiro São Sebastião, Festa de São José, Semana Santa e Mês de Maria, que reúnem fiéis de todos os cantos do Brasil.
Esse distrito de Mariana também oferece opções de lazer ao livre com a Serra do Coco, um belo mirante natural com vista de tirar o fôlego, onde é possível fazer passeios e piqueniques.
Furquim
O distrito Furquim fica a 23km do centro de Mariana. A Igreja Matriz de Bom Jesus do Monte, a praça central e um cruzeiro patriarcal de pedras compõem um dos cenários mais antigos e aconchegantes de Minas Gerais.
Esse distrito de Mariana foi fundado pelo sertanista Antônio Furquim da Luz no século XVIII. Hoje em dia, o local é conhecido pela arte de pedra sabão.
A entrada de Furquim tem uma descida íngreme, repleta de curvas, que é um convite para adentrar a vida tranquila, reconfortante e acolhedora de quem mora ali.
Apenas no dia 1º de janeiro que a tranquilidade do distrito desaparece, com as comemorações do Dia do Padroeiro e a tradicional festa da virada, que conta com uma programação diversificada. Manifestações religiosas, shows de música, leilõs, barraquinhas de comidas e bebidas e fogos de artifício são comuns durante as festividades.
Monsenhor Horta
Monsenhor Horta é um lugar aconchegante e tranquilo, casa da Sociedade Musical de São Caetano, uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais. Essa sociedade é a 4ª banda mais antiga do Brasil, a 3ª de Minas Gerais e a mais antiga da Região dos Inconfidentes.
Monsenhor Horta tem também a estação ferroviária e a antiga Capela Nosso Senhor dos Passos, que junto a Igreja Matriz de São Caetano e seus grandes casarões, resultam na bela paisagem local. Sem dúvidas, é um dos mais importantes distritos da Rota do Ouro, que fica às margens do Ribeirão do Carmo.
Esse distrito de Mariana está a 16 km do centro da cidade sede e uma visita no local é o equivalente a um passeio na história. Os portugueses Caetano Pinto de Castro, Pedro Álvares Pereira e Manuel Monteiro Chassim, em 1836 uniram as freguesias de São Caetano e São Sebastião em apenas uma, tornando-o um dos mais aconchegantes locais de passeio da atualidade.
Padre Viegas (Sumidouro)
Localizado a 9km de Mariana, Padre Viegas é sinônimo de hospitalidade e comida boa. Uma mistura de fubá, bacon, frango e calabresa gera um prato muito conhecido para os moradores de Mariana: o cuscuz. Inclusive, anualmente no dia 12 de outubro acontece o Festival do Cuscuz nesse distrito, que reúne centenas de visitantes ávidos para provar essa iguaria mineira.
Sumidouro, como a localidade de Padre Viegas é carinhosamente conhecida, é um lugar sossegado com pouca gente na rua, onde as crianças ainda brincam na porta de casa.
Esse distrito de Mariana tem um cenário que vai do rústico ao clássico através da mistura harmoniosa de construções históricas do século XVIII. E suas belezas naturais foram enaltecidas nos versos do grande escritor mariense Cláudio Manoel da Costa.
O nome Padre Viegas é uma homenagem a um religioso que estudou no local durante a infância no Colégio Interno Padre Osório – um dos mais antigos do estado de Minas Gerais.
No dia 12 de outubro – mesmo dia do festival de Cuscuz -, é comemorado o aniversário de fundação do distrito, o dia da padroeira da localidade e o aniversário do Coral Nossa Senhora do Rosário e do time de futebol local.
Passagem de Mariana
Localizado a 5km do centro de Mariana, ele é o distrito mais próximo da cidade sede. Passagem de Mariana permite que os visitantes façam uma viagem pela história, vivenciando a perigosa saga dos mineradores que procuravam ouro no interior das montanhas, através da Mina da Passagem.
A Mina da Passagem oferece um fantástico passeio que possibilita uma aventura emocionante a 120 metros de profundidade. No mesmo carrinho usado há mais de 200 anos, o trolley, os visitantes percorrem uma distância de 315 metros até chegar num labirinto de imensas galerias suspensas por colunas de pedras.
Além da mina, esse distrito de Mariana conta com belíssimas construções arquitetônicas do século XVIII como a Igreja Nossa Senhora da Glória.
Passagem de Mariana é o “distrito cultural” de Mariana e abriga duas antigas corporações musicais, ateliês e produtores culturais, que recebem visitantes constantemente e levam a cultura do município por todo o Brasil.
Santa Rita Durão
Esse distrito de Mariana nasceu devido às buscas por minas de ouro feitas pelos grandes grupos que invadiram o sertão mineiro no século XVIII.
Conhecer Santa Rita do Durão é encher os olhos com belezas da história mineira e grandes paisagens naturais, que permitem transitar pelas páginas da poesia do Frei Santa Rita Durão, que nasceu no distrito em 1720. O frei foi pioneiro da Literatura Brasileira através de um dos maiores poemas épicos do Brasil, o “Caramuru”.
A 35 km de Mariana, pelos caminhos da Estrada Real, é possível chegar no distrito de Santa Rita Durão em uma caminhada ecológica, passeios a cavalo, carro ou bicicleta.
A Valenet tem a melhor internet dos distritos de Mariana
Mariana, além de ser repleta de atrações históricas e naturais, é cercada por distritos que se juntam a ela na multiplicidade cultural e enriquecedora de Minas Gerais.
Diante disso, para manter todos os distritos de Mariana conectados ao mundo digital, a Valenet atua em cada um deles, oferecendo os melhores serviços de telecomunicações e conectividade.
Planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais são alguns dos serviços disponibilizados pela Valenet nesses importantes distritos de Mariana.
fggf
Deixe um comentário